Você ainda está jogando fora o líquido das latas?

 

Você já pensou em todas aquelas salmouras que embebem as frutas e legumes nas latas que você compra ou fecha em casa? Na maioria das vezes, basta despejá-los no ralo – desde a água salgada de uma lata de azeitonas ou alcachofras até o líquido que sobrou de uma lata de milho doce.

Na verdade, existem várias maneiras de usar líquidos enlatados para realçar o sabor dos pratos que você prepara. Alguns acrescentam sabor, outros especiarias e ervas, e ainda outros valor nutricional ou uma textura especial. Veja como transformar “restos de cozinha” comuns em ouro líquido.

De feijão

O líquido espesso do pote de feijão ou outras leguminosas, como o grão de bico, é chamado de aquafaba, que significa “água de feijão” em latim. Este termo foi cunhado pelo vegano Gus Volt.

Você também pode fazer aquafaba em casa fervendo grão de bico ou ervilha. De qualquer forma, a aquafaba pode substituir o ovo na preparação de maionese, merengue e suflê de chocolate.

Isso porque a proteína e o amido do líquido do feijão, que está no líquido da lata, assim como o sal e os carboidratos naturais, como os ovos, unem os ingredientes e tornam a mistura homogênea.

Do pote de picles

As sobras da marinada – uma mistura de vinagre, sal, açúcar e especiarias – podem, na verdade, ser um intensificador de sabor versátil para muitos pratos. Use-o como substituto de condimentos ácidos como vinagre e suco de limão. Adicione um pouco de marinada à batata ou salada de repolho. Use para fazer molho ou marinada para frango, peixe ou tofu. Você pode até adicionar um Bloody Mary para dar um toque picante ou reutilizá-lo para uma rápida decapagem de pepinos frescos.

De alcachofra em conserva

Tal como acontece com os pepinos em conserva, as cabeças do miolo de alcachofra (a parte mais saborosa) são imersas em uma combinação líquida aromática de vinagre, azeite, sal e especiarias. Use-o como uma mistura de vinagre e óleo vegetal. Esse líquido pode ser adicionado a risotos, homus, molho pesto ou simples massas caseiras com legumes. E com a própria alcachofra em lata você pode fazer uma salada César (folhas de alface, croutons, parmesão, alcaparras e alcachofras) adicionando um saboroso molho feito com o líquido em lata.

Milho enlatado

Este líquido pode ser utilizado em sopas. Observe que é doce e é melhor utilizado em sopas de porco, tomate, cenoura ou camarão. A água de milho é indicada para molhos, para assar pão caseiro ou muffins com legumes, para preparar bulgur, cuscuz e quinoa.

Se for cozinhar milho em casa, coloque o louro, a cebola, o alho, a cenoura e os talos de aipo na panela com água fria. Ferva o milho até ficar macio, retire, coe o restante da água e deixe esfriar. Despeje em cubos de gelo e congele. Adicione esses cubos a sopas ou molhos.

Xarope de damasco ou pêssego

Use a calda de damasco/pêssego para fazer um molho para salada. Para fazer isso, bata algumas metades da fruta enlatada, adicione algumas colheres de sopa de azeite e xarope da lata e 1-2 colheres de chá de vinagre branco ou suco de limão. Mexa e tempere com sal e pimenta moída na hora.
A calda da lata também pode ser usada como marinada para frutas grelhadas ou até mesmo para carne ou frango. Você pode adicionar a calda aos muffins ou à massa deles, substituindo o iogurte.

De tangerinas

O xarope de tangerinas enlatadas está incluído em smoothies e molhos para salada. Este líquido doce e aromático pode até ser usado para fazer doces ou caramelos. Também é apropriado adicioná-lo na hora de servir sorvete.

De abacaxi

O líquido da lata de abacaxi adicionará um belo toque agridoce aos molhos para salada e marinadas. Experimente derramar a calda sobre a aveia e deixar durante a noite. De manhã você terá um mingau com aroma tropical.

Receitas com líquido enlatado

Maionese com aquafaba, alho e ervilha

A maionese Aquafaba é mais leve que a clássica, mas igualmente deliciosa! Pode ser usado na sua salada russa favorita ou em saladas de vegetais frescos da estação. Assim que você prepara fica bem líquido, mas depois de algumas horas na geladeira ele engrossa.

Para aproximadamente 320 ml, você precisa de: 1 dente de alho, folhas de 1 raminho de erva-doce, 2 colheres de sopa. uma mentira. ervilhas verdes, 100 ml de aquafaba, de preferência de lata de ervilhas, suco de meio limão pequeno, 1 colher de sopa. uma mentira. mostarda, 150 ml de azeite, sal.

Bata o dente de alho picado, a erva-doce picada e as ervilhas até ficar homogêneo. Transfira a mistura preparada para o liquidificador e acrescente todos os ingredientes restantes, exceto o óleo vegetal. Bata a mistura. Adicione o óleo aos poucos, despejando em jato fino. Continue batendo até ficar homogêneo. Tempere com sal e pimenta.

Purê de abóbora

Sirva com pão, biscoitos, torradas, batatas caipiras, adicione ao purê de batatas ou misture ao arroz.

Para 4-6 porções você precisa de: 350-400 g de abóbora doce, com casca, sem sementes, 3 colheres de sopa. uma mentira. suco de limão, 2-3 colheres de sopa. uma mentira. tahine, 2-3 dentes de alho, 1 lata de grão de bico, uma pitada de cominho em pó, azeite, sal.

Pré-aqueça o forno a 200°C. Forre uma assadeira com papel. Corte a abóbora em rodelas, arrume-as na frigideira e polvilhe com azeite e cominhos. Asse em forno pré-aquecido por 25-30 minutos ou até ficar macio. Deixe esfriar um pouco. Retire o caroço e transfira para o liquidificador. Adicione o tahine, o alho, o grão de bico e algumas colheres de aquafaba. Bata até ficar homogêneo. Adicione sal.

Salada de beterraba, tangerina e abacate

À primeira vista, esta salada é edificante. Ela é tão colorida. O sabor não é inferior à aparência – a mesma variedade de sabores e texturas

He 6-8 porções, você precisa de: 1 abacate grande, 1 colher de chá. uma mentira. suco de limão, 1 lata (400 ml) de tangerinas em calda, 2 beterrabas médias, cozidas ou assadas, 100 g de queijo feta, um punhado grande de pistache descascado moderadamente salgado, 150 g de folhas de alface.

Para o curativo: 50-70 ml de azeite virgem extra, 40-50 ml de xarope de tangerina, 2 h. uma mentira. casca de laranja ralada, 1,5 colheres de sopa. uma mentira. querida, 0,5-1 hora. uma mentira. mostarda dijon, 0,5 colheres de sopa. uma mentira. sementes de papoula, sal.

Corte o abacate ao meio, retire o caroço e descasque e corte em cubos médios. Polvilhe com suco de limão. Separe a calda da lata de tangerina. Corte a beterraba e o queijo feta em cubos, semelhante ao abacate. Frite os pistaches em uma frigideira seca até dourar.
Para o molho, misture todos os ingredientes em um pote com tampa de rosca e agite bem para obter uma emulsão uniforme.

Disponha as folhas de alface em uma tigela grande. Adicione tangerinas, abacate e beterraba. Regue com o molho e acrescente os pistaches torrados e o queijo feta.

Trigo sarraceno com banana

Esta é uma variante de um café da manhã doce com trigo sarraceno. Sugerimos deixar as bananas inalteradas, basta fritar um pouco com azeite. Substitua as frutas enlatadas conforme desejado. Experimente peras, pêssegos, damascos e até lichias.

Para 4-5 porções você precisa de: 40-50 g de passas leves, 600 ml de água, 200 g de trigo sarraceno, 100-120 ml de xarope de damasco ou pêssego em lata, uma pitada de canela em pó, baunilha, 50-80 ml de creme ou leite fresco integral, 2 bananas maduras, 4 damascos ou pêssegos em lata, um punhado de pistache escaldado moderadamente salgado, manteiga, sal.

Despeje as passas com água morna e deixe por 20-30 minutos. Transfira para uma peneira para escorrer. Ferva 400 ml de água levemente salgada e acrescente o trigo sarraceno, a calda, a canela e a baunilha. Deixe ferver novamente.

Abaixe o fogo e tampe a panela. Cozinhe por 10 minutos. Retire a tampa e mexa. O trigo sarraceno “seco” não deve conter água. Adicione o creme de leite ou o leite e deixe ferver novamente. Adicione as passas e misture.

Corte as bananas em rodelas e os damascos ou pêssegos em rodelas finas. Pique grosseiramente os pistaches.

Despeje o mingau em tigelas ou tigela funda. Adicione um pedaço de manteiga em cada um e misture. Adicione bananas, pistache e damascos/pêssegos. Polvilhe com canela em pó. Sirva imediatamente.

Dinamarquês dinamarquês com cobertura de frutas

A história do bolo é muito interessante. Foi originalmente preparado em Viena e depois levado para a Dinamarca, onde entrou na gastronomia local de tal forma que hoje está principalmente associado a esse país. Os pratos passaram a fazer parte do cardápio padrão dos bons hotéis, e quanto melhor a culinária do hotel, mais opções de pratos você poderá experimentar.

Para 12 peças, você deve: 220 g de manteiga, 100-120 ml de leite fresco, 50 ml de água, 2 colheres de sopa. uma mentira. açúcar, 1 colher de sopa. uma mentira. fermento seco, 320-350 g de farinha, 0,5 colher de chá. sal falso

Para o recheio e cobertura: 150 g de geléia de damasco, 1 lata (800 g) de damascos em calda, 80 g de açúcar de confeiteiro

Deixe a manteiga amolecer em temperatura ambiente. Numa tigela pequena, misture o leite, a água, o açúcar e o fermento e aqueça a 38-40 °C. Deixe por 7 a 10 minutos. Peneire a farinha e o sal em uma tigela grande e adicione a manteiga amolecida em pedaços pequenos. Despeje a mistura de fermento e mexa o conteúdo da tigela até ficar relativamente homogêneo. Quanto menos a massa for misturada, melhor. Cubra a tigela com filme plástico e leve à geladeira por 8 horas. Transfira a massa para uma mesa enfarinhada e enrole rapidamente formando um quadrado com cerca de 40 cm de lado. Dobre em três. Enrole em um retângulo de 25x60cm e dobre novamente em três. Faça um quadrado de 50cm, dobre em três e cubra com filme plástico. Leve à geladeira por 30 minutos.

Repita o rolamento novamente e coloque novamente na geladeira por mais 30 minutos.

Pré-aqueça o forno a 200°C.

Divida a massa em 2 partes. Enrole cada porção em um retângulo de 25×40 cm e corte em 6 pedaços iguais. Coloque uma colher de geléia e meio damasco no centro de cada fatia. Levante as bordas da massa e aperte levemente para criar uma borda. Transfira para uma assadeira forrada com papel e deixe por 30 minutos. Pincele as bordas da massa com calda de damasco. Asse em forno pré-aquecido por 10-12 minutos.
Para a cobertura, adicione 1 colher de sopa de calda ao açúcar de confeiteiro para fazer uma cobertura fina. Resfrie os bolos prontos à temperatura ambiente e espalhe a cobertura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *