O arroz é consumido com prazer em praticamente todos os cantos do mundo. De sabor suave, acompanha bem muitos e variados produtos. Não é de surpreender que as especialidades de arroz estejam presentes no cardápio de quase todas as cozinhas nacionais do mundo. E aqui estão alguns dos pratos mais interessantes.
Uma lenda do Oriente
Os amantes da culinária oriental irão apreciar o pilaf. Para o prato, o melhor é usar arroz escaldado, que dará um sabor único. Escolha uma variedade de grão médio, cujos grãos grandes e translúcidos mantêm a forma e a fragilidade mesmo após o cozimento.
Mergulhe previamente 1 kg de arroz em água morna. Numa panela coloque 100 ml de óleo vegetal e derreta 200 g de sebo de ovelha. Frite 1 kg de cordeiro cortado em pedaços grandes na gordura aquecida. Adicione 3 cebolas em cubos e frite até dourar. Adicione 2 cenouras raladas à carne e frite até ficar macia. Tempere tudo com uma colher de sopa de cominho e 0,5 colher de chá. uma mentira. pimentão vermelho. Por cima coloque 4 cabeças de alho, sem casca. Adicione o arroz tufado e despeje a água de forma que cubra cerca de dois dedos acima dos produtos. Salgue o pilaf a gosto, tampe e cozinhe até que o líquido evapore completamente.
Perfeição italiana
Risoto bianco requintado – o padrão de sabor na Itália. Para prepará-lo é necessário arroz de grão grosso, tradicionalmente usado para risoto e paella. Absorve bem os sabores dos demais ingredientes e tem sabor cremoso.
Frite a cebola picada numa frigideira com azeite até ficar transparente. Adicione 300 g de arroz e, mexendo sempre com uma espátula de madeira, frite por 2-3 minutos. Despeje 100 ml de vinho branco seco e espere o líquido evaporar completamente. Em seguida, comece a adicionar gradualmente 1 litro de caldo quente. Despeje em partes, sem parar o cozimento, mexendo sempre. Adicione sal e pimenta a gosto. Cozinhe o risoto até a metade e retire do fogo. Adicione um punhado de queijo parmesão ralado, 50g de manteiga em cubos e misture delicadamente.
Sopa de arroz da Polônia
A sopa polonesa de tomate com arroz dará um novo toque à combinação familiar. Basta adicionar arroz de grãos pequenos à sopa quase cozida. Esta variedade é macia, redonda, cozinha rapidamente e combina bem com tomates suculentos.
Passe 700 g de tomate no próprio suco por uma peneira. Frite uma cebola cortada em cubos no azeite. Corte em fatias finas 2 cenouras e 100 g de raiz de aipo e salsa. Despeje os vegetais crus em uma panela na qual você aqueceu 3 litros de caldo de carne até ferver. Assim que os vegetais estiverem macios, acrescente a cebola frita e o purê de tomate. Em seguida, adicione 100 g de arroz e cozinhe até ficar macio.
No final misture 200 g de iogurte ou natas com 100 ml de sopa, sal e temperos a gosto. Retorne a construção para a sopa e deixe no fogo por mais 5 minutos.
Moussaka grega
Moussaka com arroz e berinjela é a versão vegetal da caçarola grega preferida. O arroz branco quebrado de grãos longos dará ao prato um sabor único. O arroz pronto é quebradiço e é ideal para preparar acompanhamentos e arrozes separados.
Corte 4 berinjelas em círculos grossos, frite em óleo e espalhe sobre papel de cozinha para retirar o excesso de gordura. Corte 3 cebolas em meias luas e frite até ficarem transparentes. Adicione 150 g de arroz, frite por alguns minutos e despeje 400 ml de água. Tempere com sal. Cozinhe o arroz em fogo baixo até que todo o líquido seja absorvido. Unte a assadeira com óleo. Cubra o fundo com rodelas de tomate, coloque rodelas de berinjela frita por cima e cubra com uma camada de arroz. Repita todas as camadas novamente. Finalize com berinjela. Despeje tudo com uma mistura de 300 ml de iogurte, 3 ovos e 2 colheres de sopa. farinha. Asse a moussaka no forno a 180°C por cerca de 30 minutos.
Um milagre japonês – sushi
Para os japoneses, o arroz é o alimento preferido, que podem comer dia e noite. Nos últimos anos, sua paixão por petiscos de sushi tem sido compartilhada por muitos fãs nativos da culinária oriental. O arroz branco macio é ideal para especialidades japonesas.
Ferva 150 g de arroz em água e sal. Tempere com uma mistura de 30 ml de vinagre de arroz, 1 colher de chá. uma mentira. sal e 0,5 colher de chá. uma mentira. açúcar. Corte 300 g de filé de salmão levemente salgado em tiras compridas e 2 abacates em rodelas. Coloque uma folha de alga nori sobre uma esteira de bambu, espalhe o arroz uniformemente e as tiras de peixe e abacate no meio. Faça um rolo apertado, leve à geladeira por 30 minutos e corte em pedaços pequenos. Sirva com molho de soja, gengibre em conserva ou wasabi.
Uma iguaria para um aristocrata
As sobremesas de arroz são uma verdadeira delícia. Experimente o pudim inglês e comprove você mesmo.
Derreta 50 g de manteiga em uma panela e frite levemente 100 g de arroz. Adicione 350 ml de leite quente, as raspas de limão e uma pitada de sal e leve para ferver em fogo baixo. Bata 4 gemas com 2 colheres de sopa. açúcar, acrescente a mistura de leite de arroz e retire a panela do fogo. Adicione 50 g de passas, o suco de meio limão e as restantes 4 claras de ovo batidas até formar uma espuma espessa. Unte a assadeira com manteiga, polvilhe com farinha e despeje a massa. Adicione algumas fatias de laranja descascada. Asse o pudim por 40 minutos em forno pré-aquecido a 170°C.
O arroz pode, com razão, ser chamado de produto do mundo, porque produz tantos pratos diferentes com um sabor nacional incrível. E o mais importante, você pode diversificar o menu familiar familiar com novas criações culinárias.