O que cozinhar com abóbora?

 

Receitas deliciosas e fáceis para todos os dias

A abóbora é adequada tanto para pratos doces como salgados. Se você acha que é difícil prepará-los, não é. Hoje tentaremos primeiro convencê-lo de como é útil tê-lo frequentemente à mesa (se ainda não está convencido) e ofereceremos algumas receitas fáceis e deliciosas.

A abóbora é um alimento interessante. Muitas pessoas se perguntam se é uma fruta ou um vegetal. Acontece que todos têm razão, pois pertence a um grupo interessante chamado “frutas vegetais”.

A temporada da abóbora começa em setembro e continua durante todo o outono. Donas de casa experientes adicionam-no a sobremesas, leguminosas, doces, ensopados, sopas, caçarolas – a lista é infinita. A abóbora é espremida e até suas sementes são comestíveis.

Além disso, a abóbora é rica em betacaroteno, que estimula a renovação celular, combate as imperfeições da pele e melhora a tez.

Se você ainda está hesitante, aqui estão mais 5 motivos para comprar uma abóbora:

1. Normaliza o funcionamento do coração

A abóbora é rica em antioxidantes que protegem as células contra danos e removem toxinas do corpo. A parte carnuda contém muitos minerais úteis, como o potássio, por exemplo. Normaliza a pressão arterial e reduz o risco de doenças cardíacas.

2. Fortalece o sistema imunológico

A beleza outonal é rica em vitamina E, ferro e ácido fólico. Essas substâncias têm efeito imunoestimulante e protegem o corpo dos resfriados sazonais.

3. Desintoxica o corpo

Os pratos de abóbora são fáceis de digerir, têm um leve efeito laxante e diurético. A fibra que passa pelo intestino remove as toxinas do corpo. O suco de abóbora é útil para pessoas com doenças hepáticas e renais.

4. Ajuda a controlar o peso

A abóbora tem altas propriedades nutricionais, mas contém poucas calorias (100 g – 22 kcal). Contém um ingrediente natural que estimula o metabolismo e ajuda a queimar gordura.

5. Melhora a visão

A deficiência de beta-caroteno (vitamina A) não afeta a visão da melhor maneira. É aqui que a abóbora vem em socorro – reduz o risco de desenvolver muitas doenças oculares e previne a perda de visão em idosos.

O que pode ser preparado

As frutas são consumidas cruas, assadas no forno, adicionadas a pratos de carne (pilaf, ensopado, sopa). Você pode fazer frutas cristalizadas ou geléia de abóbora. As sementes de abóbora são consumidas cruas e torradas, adicionadas a saladas e sobremesas. O óleo de abóbora é adequado para temperar saladas de vegetais.

Como escolher

Todas as variedades de abóboras são adequadas para armazenamento, especialmente aquelas com muito amido. Um fato interessante é que as frutas ficam mais doces e saborosas com o tempo.

Se quiser armazená-los até meados do inverno, compre-os verdes. Isso não afetará de forma alguma o sabor. Se a abóbora estiver ferida, ela estragará rapidamente e começará a apodrecer. Use os “defeituosos” primeiro.

O tamanho ideal é médio, não mais que 3-5 kg. Os gigantes tendem a ter um sabor amargo e aguado. O núcleo deve ser amarelo ou laranja brilhante. Quanto mais saturada for a cor, maior será o teor de vitamina A. O fruto maduro tem casca dura que não cede à pressão. Essa abóbora ficará guardada por muito tempo em casa.

Como guardá-lo em um apartamento

Se você mora na cidade e não tem uma casa fresca de inverno, o lugar ideal para a abóbora é o terraço envidraçado. Recomenda-se cobrir as frutas com pano ou guardanapo. Evite a luz solar direta. Se estas condições forem satisfeitas, a abóbora ficará quieta até o final do inverno.

Guarde a abóbora fatiada na geladeira por no máximo 10 dias. Você pode cortar a polpa, colocar no freezer – isso aumentará o prazo de validade para 1 mês.

Existe outra maneira – seque as frutas cortadas no forno e coloque os pedaços em um saco de pano. Os pedaços secos podem ser usados ​​para assar ou levar para um lanche no escritório no meio da manhã.

Com ervas provençais e alho no forno

Ingredientes: 1 kg de abóbora, 3-4 dentes de alho, 2 h. uma mentira. ervas provençais secas, sal a gosto.

Preparação: Limpe e descasque a abóbora. Corte em pedaços pequenos e acrescente os temperos e o alho amassado. Tempere com sal e óleo vegetal e misture. Asse no forno por 20 minutos a 200 graus. O jantar para toda a família está pronto!

Batatas fritas com queijo ou páprica

Produtos: 1 kg de abóbora, 1 colher de sopa. uma mentira. alho seco, 1 colher de sopa. uma mentira. pimenta vermelha seca, 150 g de queijo duro ou amarelo, temperos verdes à sua escolha, sal a gosto.

Preparação: Corte a abóbora em cubinhos, polvilhe generosamente e misture bem. Coloque os pedaços num tabuleiro forrado com papel vegetal, espalhando-os uniformemente numa única camada. Asse no forno por 15 minutos. Antes de servir, polvilhe as batatas fritas com queijo ralado e ervas verdes picadas.

Sopa cremosa com bacon e ervas

Ingredientes: 700 g de abóbora, 1 cenoura média, 3-4 batatas, 200 g de peito defumado, 1 cabeça de alho, temperos verdes à sua escolha, sal e pimenta a gosto.

Preparação: Num tabuleiro coloque a cenoura descascada, a batata, o alho e a abóbora, tempere com sal e pimenta. Regue com azeite e misture. Asse no forno a 200 graus por 30 minutos.
Frite o peito fatiado em uma frigideira seca até ficar crocante. Transfira os legumes assados ​​para uma panela, cubra com água e deixe ferver. Bata no liquidificador e sirva com o peito.

Salada vinagrete com cogumelos

Ingredientes: 200 g de vegetais cozidos (beterraba, batata, cenoura), 150 g de abóbora descascada e limpa, 100 g de cogumelos marinados, 100 g de ervilha em lata, 100 g de chucrute, meia cebola roxa, 40 g de vegetal azeite, 40 g de mostarda Dijon, sal e pimenta a gosto.

Preparação: Corte os legumes cozidos e os cogumelos em cubos grandes. Misture o óleo vegetal, o sal e a pimenta-do-reino e misture bem até obter uma emulsão. Frite a abóbora em uma frigideira até ficar macia. Pique a cebola roxa, misture com o molho, depois acrescente o repolho e todos os legumes picados. Misture bem a salada e surpreenda seus convidados!

Marmelada

Ingredientes: 1 kg de abóbora descascada e limpa, 500 g de açúcar, meio limão ou laranja.

Preparação: Ferva a abóbora em cubos por 10 minutos e depois bata no liquidificador até ficar homogêneo. Adicione o açúcar e o limão, deixe ao lume, em lume brando, por mais 40-50 minutos. A mistura final se separará facilmente das laterais da panela. Coloque a marmelada sobre um pergaminho e deixe a sobremesa secar por 3 dias. Corte em pedaços e polvilhe com açúcar de confeiteiro. O processo é demorado, mas vale a pena.

Rolinhos de abóbora

Ingredientes: 100 g de abóbora, 80 ml de água, 3 g de fermento seco, 300 g de farinha, 50 g de manteiga, açúcar e sal a gosto.

Preparação: Misture a farinha e o fermento em uma tigela funda. Ferva a abóbora, acrescente a manteiga e bata no liquidificador. Adicione a mistura seca à massa de abóbora, sove a massa e deixe levedar por 3 horas. Divida em 4 a 5 pedaços, forme os pãezinhos e leve ao forno pré-aquecido até dourar.

Caçarola

Ingredientes: 700 g de abóbora, 2 ovos, 3 g de fermento seco, 300 g de farinha de trigo, 65 g de farinha de arroz, 200 g de creme de leite, 10 g de manteiga, açúcar, sal, canela e baunilha a gosto.

Preparação: Ferva a abóbora e bata no liquidificador até ficar homogêneo, acrescente o creme de leite. Bata à parte os ovos, o sal, o açúcar e as especiarias. Misture tudo, acrescente a farinha e misture delicadamente. Unte uma assadeira com óleo e despeje a mistura. Asse no forno até dourar.

Abóbora recheada assada

Ingredientes: 2 kg de abóbora, 500 g de carne bovina, uma cebola grande, pimenta, 3 dentes de alho, 50 ml de azeite, especiarias moídas (cominho, cúrcuma) – 2 colheres de sopa cada, açúcar, sal e pimenta a gosto.

Preparação: Corte a abóbora ao meio. Limpe do miolo, junto com as sementes. Regue com azeite, sal e pimenta. Asse no forno por 30 minutos. Numa frigideira frite a cebola e o alho e acrescente os temperos e a carne moída. Frite até terminar.
Retire a abóbora do forno. Retire cuidadosamente a polpa com uma colher e misture com a carne. Recheie a abóbora com a mistura resultante e sirva.

Salada de queijo

Ingredientes: 200 g de abóbora, 100 g de queijo feta, 20 g de azeitonas, 1 h. uma mentira. ervas mediterrâneas secas, 50 ml de azeite, açúcar, sal e pimenta a gosto.

Preparação: A salada de abóbora é preparada muito rapidamente – corte a polpa e o queijo em pedaços grandes. Misture com azeite e especiarias. Transfira a mistura para um prato, decore com azeitonas, pimenta-do-reino e sal. Bom apetite!

Mingau com milho e arroz em panela elétrica

Ingredientes: 120 g de arroz e painço cada, 300 g de abóbora descascada e limpa, 500 ml de leite fresco, 50 g de manteiga, açúcar e canela a gosto.
Preparação: Lave o arroz e o milho-miúdo e corte a abóbora em cubinhos. Aqueça o leite com canela, mas não deixe ferver. Misture a abóbora, o arroz, o milho-miúdo e o leite na tigela multicooker e coloque um bocado de manteiga por cima. Cozinhe no modo “Aveia” até ficar totalmente cozido – cerca de 30-35 minutos. O delicioso café da manhã está pronto!

Bônus: café com leite de abóbora

Ingredientes: Para a bebida de outono mais aconchegante, você precisará de 100 g de abóbora, 2 colheres de sopa. uma mentira. açúcar, meia colher de chá de canela, café com leite feito a seu gosto.

Preparação: Prepare primeiro a calda de abóbora – leve ao forno a abóbora cortada em pedaços até ficar macia e bata no liquidificador com o açúcar e a canela. Coloque a mistura em uma panela e cozinhe por 15-20 minutos até engrossar. Faça café e acrescente a calda de abóbora. Bata o leite até ficar espumoso (pode adicionar creme se quiser). Despeje com cuidado sobre o café e não esqueça de tirar uma foto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *