O búlgaro respeita a mesa e o espumante caseiro
As quentes férias de Natal estão chegando. Este é o momento em que lembramos com nostalgia que os presentes mais valiosos são o humor, os sorrisos, os abraços calorosos, os momentos com os entes queridos.
Todos tentamos dar uns aos outros uma grande dose de aconchego e calor.
Entre os presentes para os entes queridos está a linda e deliciosa mesa, que é uma expressão da nossa saudade do lar, das deliciosas comidas e bebidas caseiras.
Já estamos nos preparando para sentarmos juntos com nossos entes queridos sob as luzes da árvore de Natal.
A véspera de Natal e o Natal são os dias mais quentes e acolhedores do ano, quando, além do fogo da lareira ou do recuperador, acende-se nos nossos corações o fogo da bondade, da hospitalidade, da caridade.
Durante estes dias perguntamo-nos que tipo de ano nos espera e esperamos que seja melhor e mais saudável que o atual.
Quem acredita em previsões já deve ter lido isso de acordo com o calendário chinês 2022. estará sob o signo do tigre e do elemento água. Acredita-se que ela ficará confusa, mas cheia de energia e confiança. Devemos estar preparados para muitas surpresas, mas se trabalharmos duro, teremos sucesso em nossos empreendimentos.
Segundo o calendário eslavo, o próximo ano estará sob os auspícios do touro de chifre dourado, que ditará regras próprias, diferentes das do ano em curso, que está sob o signo do galo cantando.
Qualquer que seja o animal do calendário que acolhermos, fá-lo-emos à mesa festiva, que procuramos estar sob o signo das tradições.
Segundo eles, na véspera de Natal nossa mesa deveria ser rica e festiva, mas enxuta. Nele é colocada comida, que incha, para que a sorte de quem vai sentar nele aumente e inche.
O Natal é o primeiro dia em que podem ser servidas refeições abençoadas. Temos uma vasta seleção – seja peru com couve, bifes, kapama, enchidos e enchidos, chouriço e bacon, saladas e picles… Certamente vai querer conhaque aromático e vinho de rum. E a maioria dos nossos leitores os produziu eles próprios.
Tentaremos apenas relembrar algumas ideias e partilhar experiências consigo.
Para deixar o conhaque de marmelo de um colega mais amarelo, o artesão Plamen Kolov o aconselha a cortar marmelos bonitos e saudáveis - eles vão colorir e dar um aroma forte, e a própria fruta vai amolecê-lo. E segundo Boncho Bonev, para torná-lo amarelo acrescenta-se amora ou salcum, e para uma cor mais escura – caroço de ameixa ou “camisas” de nogueira