Sopas de outono

7 opções com legumes, cogumelos, peixe e carne

À medida que o tempo esfria, você deseja o aroma ácido e picante de sopas ricas e saudáveis. Sopas grossas de outono podem ser preparadas com vegetais, cogumelos, peixe e carne. E finalize com biscoitos, iogurte, queijo, ervas, temperos e até sementes de abóbora.

O outono não é época de tristeza, mas sim de conforto especial, inclusive na cozinha. Oferecemos-lhe várias receitas sazonalmente comprovadas – sopas espessas fáceis, mas muito saborosas e fartas, brilhantes, quentes e aromáticas. Faça sua família feliz e nós lhe daremos ideias!

Sopa de purê de feijão








Você precisará de: 1 litro de água, 400 g de feijão, 100 g de purê de tomate, 1 cenoura, 1 cebola, sal e temperos a gosto, óleo vegetal para fritar legumes.

Preparação. Ferva o feijão em água e sal até ficar macio. Enquanto cozinha, descasque, enxágue e rale os legumes. Frite em óleo vegetal até dourar. Adicione o purê de tomate, mexa e cozinhe por 1-2 minutos em fogo baixo. Adicione 2-3 colheres de sopa. uma mentira. do líquido com que o feijão foi cozido, além de temperos a gosto. Mexa novamente e cozinhe por um minuto em fogo médio. Desligue o fogo e cubra com uma tampa.

Coloque o feijão pronto no liquidificador, junto com o restante do líquido do cozimento. Se sobrar muito líquido, não é necessário adicionar tudo. Adicione os legumes cozidos.

Bata no liquidificador até ficar homogêneo, transfira para a panela e leve ao fogo baixo. Deixe ferver e cozinhe por 2-3 minutos.

Sirva a sopa cremosa pronta à mesa.

Vegetal grosso








Você precisará de: 700 g de tomate, 300 g de pimentão limpo, 3 cebolas, 1/2 xícara de caldo de carne ou vegetais, 4 colheres de sopa. uma mentira. óleo vegetal, 2 colheres de sopa. uma mentira. molho de soja, 2 colheres de sopa. uma mentira. creme ou iogurte, 1-2 colheres de chá. sal, 1 colher de chá. açúcar, 1/2 colher de chá. pimenta preta moída, ervas a gosto.

Preparação: Despeje água quente sobre os tomates e deixe por 5 minutos. Em seguida, transfira-os para água fria com gelo.

Numa panela aqueça o azeite e frite a cebola descascada e picadinha até dourar, mexendo sempre.

Retire os tomates da água e descasque-os. Coloque-os no liquidificador e acrescente a pimenta e também a cebola frita. Bata a mistura em velocidade alta até ficar homogêneo.

Transfira a mistura para uma panela, acrescente o caldo a gosto, além do sal, do açúcar e da pimenta-do-reino moída. Deixe ferver em fogo médio, reduza o fogo e cozinhe por cerca de 10 minutos.

Despeje a sopa pronta em pratos, despeje cada porção do creme de leite e do molho de soja e, sem mexer, decore o topo com ervas.

Batata, com croutons








Você vai precisar deles: 1,5 litros de água quente, 700-800 g de batatas, 150 g de croutons prontos, 70 g de creme de leite, 1 cebola, 2-3 dentes de alho, 2 colheres de sopa. uma mentira. óleo vegetal, sal, especiarias e ervas a gosto.

Preparação: Corte as batatas ao meio ou em vários pedaços (dependendo do tamanho) e coloque-as numa panela com água quente e sal. Ferva por 10-15 minutos até terminar. Adicione os temperos 2-3 minutos antes de retirar do fogo.

Descasque a cebola, corte e frite em óleo vegetal até dourar.

Despeje um pouco do líquido com que as batatas foram cozidas em um prato fundo. As próprias batatas, juntamente com o líquido restante, são colocadas no liquidificador, junta-se a cebola frita e amassa-se a mistura, retirando-se os temperos grossos se necessário. O purê atinge a espessura desejada adicionando um pouco mais do líquido em que as batatas foram fervidas. Bata a mistura novamente.

Despeje a sopa purê em uma panela. Adicione o alho descascado e prensado e a pimenta preta moída. Deixe a sopa ferver em fogo baixo por mais um minuto.

Sopa creme de cogumelos








Você precisa deles: 200 g de cogumelos porcini secos (ou alguns frescos) – podem ser substituídos por cogumelos, 4 batatas médias, 1 cebola, 150 ml de natas, azeite, sal, pimenta, tomilho.

Preparação: Mergulhe os cogumelos secos em água morna por meia hora. Se os cogumelos forem frescos, descasque-os e corte-os em rodelas.

As batatas são descascadas, lavadas, cortadas e fervidas em água e sal.

Descasque a cebola, corte em pedaços pequenos, frite até dourar em uma frigideira funda com óleo vegetal aquecido.

Deixe algumas fatias grandes de cogumelos para servir e frite o restante em uma frigideira, junto com a cebola, por 5-8 minutos.

Assim que os cogumelos estiverem bem fritos, deita-se água na panela (cerca de 0,5 l). Assim que ferver, acrescente as batatas cozidas, sal e pimenta, tempere com tomilho seco e cozinhe por cerca de 5 minutos.

Retire a mistura do fogo e bata no liquidificador até obter uma massa mais ou menos homogênea.

Retorne a sopa ao fogo, acrescente o creme de leite e leve para ferver, mexendo.

Retire do fogo e sirva a sopa quente, guarnecida com rodelas de cogumelos fritos e, se desejar, croutons salgados ou ervas.

Goulash de Carne








Você precisará de: 500 g de paleta de boi, 1 cebola, 1 cenoura, 4-5 batatas grandes, 2 pimentões, 400 ml de molho de tomate, óleo, sal, pimenta preta, louro, pimenta vermelha seca, alho, pimenta, coentro moído, ervas frescas para gosto.

Preparação: Lave a carne, seque e corte em cubinhos. Lave as batatas, descasque-as e corte-as em cubos grandes, as cenouras – em cubos pequenos, e a pimenta, depois de limpa das sementes, caules e cascas, corte-as aleatoriamente. Descasque a cebola e pique com uma faca.

Aqueça um pouco de óleo vegetal e frite os pedaços de carne até dourar. Se a carne estiver dura, você pode refogá-la ainda mais adicionando água.

Adicione a cebola à carne e frite tudo junto. Em seguida, adicione os pedaços de cenoura e pimentão, sal, pimenta preta, pimenta vermelha e pimenta picante. Mexa e cozinhe por cerca de 5 minutos.

Adicione água à mistura de vegetais, deixe ferver e acrescente as batatas e o louro. Cozinhe até que as batatas estejam prontas.

Enquanto isso, em uma panela ou panela separada, aqueça o molho de tomate adicionando uma colher de chá de óleo vegetal, alho picado e coentro.

Assim que as batatas da sopa estiverem cozidas, acrescente a mistura de tomate aos legumes, mexa, leve para ferver, feche a tampa e cozinhe por mais 10 minutos em fogo baixo.

Sirva a sopa quente.

De abóbora e cenoura








Você precisará de: abóbora fresca e cenoura em qualquer proporção, sal, pimenta, creme, óleo vegetal, sementes de abóbora para servir.

Preparação: A abóbora é descascada e cortada em rodelas. Lave as cenouras, descasque-as e corte-as em cubinhos.

Os vegetais são fritos em uma frigideira funda em óleo, adicionando sal e pimenta a gosto (em vez de fritar, podem ser fervidos até ficarem macios em uma quantidade mínima de água com temperos).

Assim que os pedaços ficarem macios, bata os legumes no liquidificador, coloque-os novamente na panela, acrescente o creme de leite, leve para ferver, desligue o fogo e deixe refogar sob a tampa.

Sirva quente, decorado com sementes de abóbora torradas.

Lentilhas com almôndegas

Você precisa: 300 g de lentilhas vermelhas, 3 batatas (podem ser substituídas por alcachofra de Jerusalém), 1 cebola, 1 cenoura, azeite e manteiga, sal, louro, coentros moídos, pimenta preta, ervas para servir.

Para as almôndegas – 350 g de carne picada, temperos a gosto.

Preparação: Forme pequenas almôndegas com a carne picada e os temperos. Lave as lentilhas em água fria. Lave, descasque e corte as batatas em cubos grandes. Lave as cenouras, descasque-as e corte-as em cubinhos. Descasque a cebola e pique.

Frite a cebola e as cenouras em óleo vegetal bem quente.

Deite a água numa panela, espere ferver e junte as lentilhas, tempere com sal, pimenta e uma folha de louro. Quando as lentilhas estiverem meio cozidas (após 7-8 minutos), acrescente as batatas e as cebolas com as cenouras.

Após 3 minutos de fervura, acrescente as almôndegas à sopa. Cozinhe em fogo médio até que a carne picada esteja cozida, retirando a espuma se necessário.

Desligue o fogo, acrescente uma noz de manteiga, feche a tampa e deixe ferver.

Sirva a sopa quente, guarnecida com ervas frescas picadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *