Uma escolha para quem gosta de algo com pressa
Muitas vezes acontece que quase não há tempo para cozinhar, mas você ainda quer comer uma comida deliciosa. Às vezes, nesta situação, surge a tentação de simplificar de alguma forma a receita, pular algumas etapas ou reduzir o tempo de processamento. O resultado de tais “truques” não é tão ruim, mas não é tão saboroso quanto poderia ser.
Se você quer comer o mais rápido possível, não adianta escolher uma receita complicada e simplificá-la de alguma forma. São vários pratos que podem ser preparados em no máximo meia hora e sem sacrificar em nada o sabor. Reunimos várias dessas receitas.
1. Macarrão com bacon e ervilha
Dificilmente surpreenderemos alguém se começarmos nossa coleção com esta mesma receita. Todo mundo conhece o princípio: se quiser comer rápido, cozinhe o macarrão. Escolhemos deliberadamente uma receita que não é das mais populares, mas por ser muito saborosa, fácil de fazer e rápida de preparar, é bom guardá-la para jantares rápidos.
Produtos: 200 g de macarrão penne, 100 g de bacon, 100 g de ervilha, 50 g de queijo, 2 dentes de alho, 5 raminhos de salsa, azeite para fritar.
Corte o bacon transversalmente em tiras de 1cm de largura. Frite por 4 minutos, talvez um pouco mais ou um pouco menos, dependendo do grau de fritura que você deseja do bacon. Amasse o alho com a parte plana da faca, junte ao bacon e frite por mais um minuto. Adicione as ervilhas frescas ou congeladas e frite por mais um minuto.
Durante este tempo, prepare o macarrão, cozinhe alguns minutos a menos do que está escrito na embalagem, sem derramar toda a água.
Adicione o macarrão e o queijo esfarelado na frigideira com o bacon. Despeje meia xícara da água em que o macarrão foi cozido e aqueça tudo junto por alguns minutos.
Polvilhe com salsa e sirva.
2. Fígado de frango com creme
O fígado de galinha é provavelmente um dos alimentos mais rápidos de preparar, por isso vamos cozinhar com ele. Também é muito mais macio do que a carne bovina e não tem um sabor tão forte.
Produtos: 400 g de fígado de galinha, 1 cebola, meio copo de água, 4 colheres de sopa. uma mentira. creme de leite espesso, 2 colheres de sopa. uma mentira. farinha, sal, pimenta, óleo vegetal para fritar.
Corte a cebola em meias luas e frite por 3-4 minutos até ficar macia. Limpe o fígado das veias e corte-o em cubos. Tempere com sal e pimenta, passe os pedaços na farinha e frite separadamente da cebola em fogo bem alto até dourar.
Adicione a cebola ao fígado, acrescente a água, deixe ferver e reduza o fogo. Adicione 3 colheres de sopa de creme de leite, mexa e cozinhe por 5 minutos. No final adicione outra colher de creme de leite e misture.
O melhor acompanhamento para este prato é purê de batata.
3. Febre polonesa
É claro que existem exceções, mas a maioria dos pratos de peixe são preparados muito rapidamente, sem marinar ou estufar durante várias horas. Existem muitas receitas que seriam adequadas para esta coleção, mas o bacalhau polaco continua a ser um clássico intemporal.
Produtos: meio quilo de filé de bacalhau (ou outro peixe branco), 4 ovos, 90 g de manteiga, 50 g de cebolinha, 50 g de erva-doce, uma cebola, louro, pimenta da Jamaica.
Ferva os ovos e corte o filé de peixe em porções com cerca de 5 centímetros de largura. Coloque a cebola, o louro, a pimenta da Jamaica e os raminhos de erva-doce numa panela e cozinhe por 5 minutos. Coloque o bacalhau na panela, cozinhe por mais 7 minutos e retire.
Durante este tempo, pique os ovos finamente até virarem migalhas. Pique os temperos verdes o mais fino possível. Você pode triturar no liquidificador, será ainda mais rápido.
Derreta a manteiga, acrescente os ovos e frite por 2 minutos. Adicione os temperos verdes e continue fritando por mais 2 minutos.
Da panela com o peixe, coloque 5 colheres de sopa de caldo nos ovos. Reduza o fogo para médio, acrescente sal e espere metade do líquido ferver.
Para servir, coloque o peixe num prato e regue com o molho.
4. Espetos de truta com abobrinha
Aqui está outro peixe, desta vez vermelho. Esta receita irá ajudá-lo a adicionar variedade às suas “receitas rápidas”.
Produtos: 2 bifes de truta ou outro peixe vermelho, espetos de madeira, limão, abobrinha jovem, 1 sopa. uma mentira. querida, 2 colheres de sopa. uma mentira. azeite, pimenta vermelha, pimenta, sal e ervas a gosto.
Mergulhe os espetos em água fria para evitar que queimem mais tarde. Aqueça o forno a 180 graus.
Limpe as espinhas dos bifes de peixe, retire a pele e corte a carne em cubos de cerca de 2 centímetros. Corte o limão em rodelas.
Corte a abobrinha em meias rodelas de um centímetro e meio de espessura. Se estiver com pressa, nem precisa descascar o vegetal jovem.
Para o molho, misture o azeite, o mel, o sumo do restante limão, a pimenta vermelha, a malagueta, o sal e as suas ervas preferidas.
Passe as abobrinhas, a truta e as rodelas de limão nos espetos. Espalhe generosamente os espetos resultantes com molho por todos os lados. Coloque-os sobre papel manteiga e leve ao forno por 7 minutos.
5. Frango ao molho de creme de nozes
Adoramos frango principalmente pela sua “versatilidade”. Você pode usá-lo para uma refeição elaborada de feriado ou um simples jantar depois do trabalho. Pois bem, as refeições mais rápidas geralmente são feitas com peito de frango.
Nós vamos precisar: 400 g de filé de frango, 100 ml de creme de 20% de gordura, 50 ml de vinho branco seco, 1/3 alho-poró, dente de alho, 40 g de nozes, 2 raminhos de tomilho, sal, pimenta preta, óleo vegetal para fritar.
Corte o filé de frango em rodelas de cerca de 5 centímetros, salgue e polvilhe com pimenta-do-reino. Frite por 2-3 minutos de cada lado até dourar e transfira para um prato.
Corte o alho-poró em rodelas. Adicione óleo à frigideira e frite por cerca de 4 minutos. Por fim, adicione o alho picado.
Pegue um punhado de nozes ao seu gosto, coloque-as em um saco, amarre-as e amasse bem com um rolo. Assim você obterá rapidamente pedaços do tamanho desejado, além de não precisarmos lavar o liquidificador.
Adicione as nozes ao alho-poró e frite por 1 minuto. Despeje o vinho, acrescente o tomilho e espere o líquido ferver pela metade.
Despeje o creme de leite, aqueça quase até ferver e acrescente o frango ao molho. Tempere com sal e pimenta a gosto e cozinhe em fogo baixo por 7-8 minutos.
6. Schnitzels de frango empanados
Para quem está cansado das diferentes versões de creme de frango, escolhemos outro prato de peito de frango rápido e fácil. Desta vez vamos fritar o frango, e o empanado atípico tornará o nosso prato interessante e original.
Nós precisaremos deles: 1 filé de frango, meio pão, ovo, 2 sopas. uma mentira. farinha, pimenta vermelha, noz-moscada, alecrim, sal, pimenta preta, óleo para fritar.
Corte o filé de frango em rodelas. Cubra os pedaços de filé com filme plástico e bata-os para que fiquem o mais finos possível.
Despeje a farinha em um prato, adicione 2-3 pitadas de sal, pimenta e especiarias. Quebre o ovo e misture. Corte o pão em cubos de cerca de 1 centímetro.
Passe o frango na farinha e depois mergulhe no ovo. Coloque um pouco do pão fatiado por cima do papel alumínio, coloque um pedaço de frango por cima e os cubos de pão por cima novamente. Cubra o schnitzel com filme plástico e pressione com a mão.
Frite os schnitzels descobertos por 1 minuto em fogo médio, depois tampe e frite por mais 5 minutos. Vire o schnitzel e repita.
Só isso, um jantar farto e delicioso está pronto.
7. Carne de porco com molho agridoce
As receitas orientais são simplesmente indispensáveis para quem aprecia uma cozinha rápida. A maioria dos pratos asiáticos é preparada com base em corte e fritura.
Nós vamos precisar: 500 g de filé de porco, 2 pimentões, 2 cenouras, um cubo de gengibre 1×1 cm, 2 dentes de alho, pimenta vermelha picante, 2 colheres de sopa. uma mentira. açúcar de cana, 1 colher de sopa. uma mentira. amido de milho, 4 colheres de sopa. uma mentira. molho de soja, 4 colheres de sopa. uma mentira. óleo de gergelim, 4 colheres de sopa. uma mentira. vinagre de arroz, sementes de gergelim e cebolinha para servir.
Corte os pimentões em pedaços de 2 cm de formato aleatório. Corte as cenouras em círculos finos e o gengibre e o alho em rodelas finas.
Aqueça o óleo em uma wok ou frigideira funda em fogo alto, de preferência óleo de gergelim. Adicione os pimentões e frite até a casca escurecer e depois retire.
Coloque as cenouras na wok, frite por 2-3 minutos, acrescente o gengibre e o alho e frite por mais 2 minutos. Adicione aos pimentões.
Corte a carne de porco em cubos, coloque na wok e frite até dourar, cerca de 5 minutos. Adicione as rodelas de pimenta fatiadas, frite por mais alguns minutos e coloque todos os legumes de volta na wok.
Para o molho, misture açúcar de cana, amido de milho, 4 colheres de sopa de vinagre de arroz, óleo de gergelim e molho de soja. Misture tudo bem e acrescente 110 ml de água. Mexa novamente.
Despeje o molho na wok em três porções, mexendo bem a cada vez. Quando todos os pedaços de carne e vegetais estiverem uniformemente cobertos com o molho, a nossa carne de porco chinesa está pronta. Melhor servido com arroz branco.