A pasta carbonara é um dos pratos italianos mais famosos, feita de espaguete com pequenas fatias de bacon, coberta com molho de queijo e ovos. Se você acha que o espaguete (ou massa italiana) é um prato simples e enfadonho, está profundamente enganado.
Pelo menos mil receitas diferentes de preparo de massas foram registradas na culinária italiana. E uma das receitas mais saborosas e fáceis é o macarrão à carbonara.
Este prato surgiu em meados do século XX e tornou-se extremamente popular não só na Itália, mas também em muitos outros países do mundo. As receitas para preparar macarrão à carbonara podem diferir ligeiramente umas das outras. Por exemplo, na versão clássica feita em Roma, não há creme, que muitas vezes é adicionado ao molho em outras províncias da Itália e em outros países.
Receita básica
Basicamente, todas as receitas de macarrão à carbonara são quase iguais, podendo apresentar pequenas diferenças.
A regra básica que se aplica a qualquer receita é que o espaguete e a cobertura sejam preparados ao mesmo tempo.
Para fazer esta receita clássica de macarrão à carbonara você vai precisar de: 250 g de pancetta (no nosso país pode ser substituída por um bacon um pouco mais colorido), 2 gemas e 2 ovos, 500 g de espaguete, 1 colher de chá de azeite, 250 g de queijo parmesão ou pecorino ralado, sal, pimenta e temperos a gosto
Como é preparada a massa carbonara? O espaguete é fervido da maneira usual em água e sal. É muito importante que o espaguete e o molho cozinhem ao mesmo tempo, por isso verifique o tempo de cozimento do espaguete, que está indicado na embalagem.
Normalmente são 10 minutos, ou seja, em 10 minutos você precisa preparar o molho carbonara. Se estiver usando espaguete fino, que cozinha mais rápido, comece a preparar o recheio mais cedo.
Então, enquanto o espaguete cozinha, prepare o molho carbonara. Numa frigideira aqueça o azeite e acrescente a pancetta picadinha. Frite bem e transfira para um prato. À carne levemente resfriada, adicione 2 ovos, 2 gemas, parmesão ralado, pimenta preta e algumas colheres de água. Misture todos os ingredientes.
Verifique o cozimento do espaguete. Eles não devem ser fervidos. Os italianos cozinham-nos até ficarem semi-prontos, “al dente”. O espaguete pronto não deve ser transferido para uma peneira, escorrido, lavado e seco. Basta usar duas colheres para pegar o espaguete e transferi-lo para um prato de servir. Coloque o recheio por cima. O espaguete quente ajudará o queijo a derreter e os ovos a engrossar. Você obterá um molho muito saboroso.
Macarrão de frango
Produtos: espaguete, peito de frango, 1 dente de alho, 2 colheres de chá. xícaras de creme de cozinha, 100 g de queijo parmesão, cebola, 4 ovos, 40 g de manteiga derretida, sal e ervas provençais secas.
Preparação: Ferva o espaguete e deixe em uma peneira. Ferva os peitos e depois de esfriarem corte-os em pedaços. Pique a cebola e o alho.
Para preparar o molho rale bem o parmesão, separe os ovos em gemas e claras. A gema é misturada com as ervas, as natas e o queijo. Depois disso, é batido até ficar homogêneo.
Em uma panela com azeite, frite o alho e a cebola até ficarem transparentes, acrescente a carne e cozinhe por alguns minutos. Todos os ingredientes, inclusive o macarrão, são misturados em uma panela e cozidos por 5 minutos.
Macarrão verde fettuccine carbonara
Produtos: 1 gema de ovo, 80 g de macarrão fettuccine, peito de porco, 4 colheres de sopa. uma mentira. creme de leite, na ponta de uma faca noz moscada e pimenta preta, 1 colher de salsinha picada, 1 colher de parmesão ralado, sal.
Preparação: Coloque o espaguete para ferver e enquanto isso faça o molho. Corte o peito em rodelas finas e frite dos dois lados em uma frigideira seca.
Misture a gema com as natas, o sal, a noz-moscada e a pimenta preta moída. Adicione o queijo ralado e misture.
De volta ao espaguete. Transfira a massa quente para uma tigela e regue imediatamente com a mistura de ovos.
Mexer. Divida a carne entre os pratos de servir ou coloque na tigela.
Os fettuccini ficam melhor em formato de ninho e polvilhados com salsa, parmesão e pimenta-do-reino.
Como controlar a espessura do molho
Ovo parmesão é a base do molho, que dá o mesmo sabor cremoso, mesmo sem o uso de creme. Segundo muitos cozinheiros, a combinação ideal é 1 ovo e 2 gemas por 250 g de massa.
O principal na hora de misturar o molho com o macarrão é evitar cruzar a mistura de ovos. Para evitar que isso aconteça, antes de misturar com a massa de ovo e queijo, a panela com o macarrão é retirada do fogo por alguns minutos e acrescenta-se um pouco de água.
Você precisa de molho de alho?
A maioria das receitas pede o uso de creme integral. No entanto, os chefs italianos rejeitam esta opção. Segundo eles, o creme “mata” o sabor do queijo. Mas o alho, ao contrário, é bem-vindo para os italianos. Aconselham esmagar e fritar alguns dentes de alho no azeite e depois adicioná-los ao molho.
Como escolher a massa?
Se você não quer que a massa afete seu corpo com quilos extras, considere algumas regras:
* escolha apenas massas de trigo duro;
* cozinhe o macarrão até ficar “al dente”, ou seja, um minuto antes de ficar pronto, o macarrão é retirado. Assim, segundo os italianos, o espaguete estará completamente pronto quando for retirado do fogo;
* nunca enxágue o macarrão de trigo duro com água da torneira, pois o espaguete tem “medo” do frio.