Receitas de massas clássicas e inusitadas

 

A pasta carbonara é um dos pratos italianos mais famosos, feita de espaguete com pequenas fatias de bacon, coberta com molho de queijo e ovos. Se você acha que o espaguete (ou massa italiana) é um prato simples e enfadonho, está profundamente enganado.

Pelo menos mil receitas diferentes de preparo de massas foram registradas na culinária italiana. E uma das receitas mais saborosas e fáceis é o macarrão à carbonara.

Este prato surgiu em meados do século XX e tornou-se extremamente popular não só na Itália, mas também em muitos outros países do mundo. As receitas para preparar macarrão à carbonara podem diferir ligeiramente umas das outras. Por exemplo, na versão clássica feita em Roma, não há creme, que muitas vezes é adicionado ao molho em outras províncias da Itália e em outros países.

 
  

Receita básica

Basicamente, todas as receitas de macarrão à carbonara são quase iguais, podendo apresentar pequenas diferenças.

A regra básica que se aplica a qualquer receita é que o espaguete e a cobertura sejam preparados ao mesmo tempo.

Para fazer esta receita clássica de macarrão à carbonara você vai precisar de: 250 g de pancetta (no nosso país pode ser substituída por um bacon um pouco mais colorido), 2 gemas e 2 ovos, 500 g de espaguete, 1 colher de chá de azeite, 250 g de queijo parmesão ou pecorino ralado, sal, pimenta e temperos a gosto

Como é preparada a massa carbonara? O espaguete é fervido da maneira usual em água e sal. É muito importante que o espaguete e o molho cozinhem ao mesmo tempo, por isso verifique o tempo de cozimento do espaguete, que está indicado na embalagem.

Normalmente são 10 minutos, ou seja, em 10 minutos você precisa preparar o molho carbonara. Se estiver usando espaguete fino, que cozinha mais rápido, comece a preparar o recheio mais cedo.

Então, enquanto o espaguete cozinha, prepare o molho carbonara. Numa frigideira aqueça o azeite e acrescente a pancetta picadinha. Frite bem e transfira para um prato. À carne levemente resfriada, adicione 2 ovos, 2 gemas, parmesão ralado, pimenta preta e algumas colheres de água. Misture todos os ingredientes.

Verifique o cozimento do espaguete. Eles não devem ser fervidos. Os italianos cozinham-nos até ficarem semi-prontos, “al dente”. O espaguete pronto não deve ser transferido para uma peneira, escorrido, lavado e seco. Basta usar duas colheres para pegar o espaguete e transferi-lo para um prato de servir. Coloque o recheio por cima. O espaguete quente ajudará o queijo a derreter e os ovos a engrossar. Você obterá um molho muito saboroso.

Macarrão de frango

Produtos: espaguete, peito de frango, 1 dente de alho, 2 colheres de chá. xícaras de creme de cozinha, 100 g de queijo parmesão, cebola, 4 ovos, 40 g de manteiga derretida, sal e ervas provençais secas.

Preparação: Ferva o espaguete e deixe em uma peneira. Ferva os peitos e depois de esfriarem corte-os em pedaços. Pique a cebola e o alho.

Para preparar o molho rale bem o parmesão, separe os ovos em gemas e claras. A gema é misturada com as ervas, as natas e o queijo. Depois disso, é batido até ficar homogêneo.

Em uma panela com azeite, frite o alho e a cebola até ficarem transparentes, acrescente a carne e cozinhe por alguns minutos. Todos os ingredientes, inclusive o macarrão, são misturados em uma panela e cozidos por 5 minutos.

Macarrão verde fettuccine carbonara

Produtos: 1 gema de ovo, 80 g de macarrão fettuccine, peito de porco, 4 colheres de sopa. uma mentira. creme de leite, na ponta de uma faca noz moscada e pimenta preta, 1 colher de salsinha picada, 1 colher de parmesão ralado, sal.

Preparação: Coloque o espaguete para ferver e enquanto isso faça o molho. Corte o peito em rodelas finas e frite dos dois lados em uma frigideira seca.

Misture a gema com as natas, o sal, a noz-moscada e a pimenta preta moída. Adicione o queijo ralado e misture.

De volta ao espaguete. Transfira a massa quente para uma tigela e regue imediatamente com a mistura de ovos.

Mexer. Divida a carne entre os pratos de servir ou coloque na tigela.

Os fettuccini ficam melhor em formato de ninho e polvilhados com salsa, parmesão e pimenta-do-reino.

Como controlar a espessura do molho

Ovo parmesão é a base do molho, que dá o mesmo sabor cremoso, mesmo sem o uso de creme. Segundo muitos cozinheiros, a combinação ideal é 1 ovo e 2 gemas por 250 g de massa.

O principal na hora de misturar o molho com o macarrão é evitar cruzar a mistura de ovos. Para evitar que isso aconteça, antes de misturar com a massa de ovo e queijo, a panela com o macarrão é retirada do fogo por alguns minutos e acrescenta-se um pouco de água.

Você precisa de molho de alho?

A maioria das receitas pede o uso de creme integral. No entanto, os chefs italianos rejeitam esta opção. Segundo eles, o creme “mata” o sabor do queijo. Mas o alho, ao contrário, é bem-vindo para os italianos. Aconselham esmagar e fritar alguns dentes de alho no azeite e depois adicioná-los ao molho.

Como escolher a massa?

Se você não quer que a massa afete seu corpo com quilos extras, considere algumas regras:

* escolha apenas massas de trigo duro;

* cozinhe o macarrão até ficar “al dente”, ou seja, um minuto antes de ficar pronto, o macarrão é retirado. Assim, segundo os italianos, o espaguete estará completamente pronto quando for retirado do fogo;

* nunca enxágue o macarrão de trigo duro com água da torneira, pois o espaguete tem “medo” do frio.

Deixe um comentário

Blog delicia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.