5 receitas deliciosas para os dias de verão
O verão ganhou destaque, trazendo consigo uma explosão de cores e uma abundância de vegetais. Ervilhas suculentas e crocantes não são exceção. Com ele você poderá preparar pratos de verão realmente interessantes e saborosos. Sopas, smoothies, saladas, sanduíches e salgadinhos são apenas algumas maneiras de usar ervilhas.
1. Patê/pasta
Patê de ervilha verde delicado, leve e cremoso. Acompanha bem bruschetas, croutons ou apenas torradas. Fácil de preparar, o patê será uma excelente e valiosa opção para o café da manhã nos dias quentes, e não só então.
Produtos: 500 g de ervilhas verdes, 3-4 raminhos de coentro fresco, 3-4 raminhos de salsa fresca, 3 raminhos de hortelã fresca, 2 dentes de alho, para o molho – azeite e suco de limão, sal e uma mistura de pimentão moído sabor (preto, verde, branco).
Preparação: Transfira as ervilhas para o liquidificador. Lave a hortelã, os coentros e a salsa, seque bem e rasgue as folhas. Adicione às ervilhas. Descasque o alho e pique aleatoriamente. Junte aos restantes produtos e tempere com sal e uma mistura de pimentão moído. Regue com azeite e suco de limão. Bata bem até ficar homogêneo. Transfira para um frasco de vidro com tampa de rosca e leve à geladeira por até três dias, mantendo a tampa bem fechada.
2. Batido
O smoothie leve e farto de ervilha, hortelã, espinafre, suco de limão e pepino fresco é o que você precisa em um dia quente de verão para manter o tônus e a energia.
Ingredientes: 1,5 colheres de chá de ervilhas jovens limpas, 1-1,5 colheres de chá de água ou caldo de legumes (você pode ajustar a quantidade de líquido dependendo da espessura desejada da bebida), 1 pepino, 5-6 talos de aipo fresco, 2-3 raminhos de aipo fresco hortelã, 1 cacho pequeno de espinafre fresco, suco de limão a gosto, sal e pimenta-do-reino moída a gosto.
Preparação: Despeje as ervilhas no liquidificador. Lave bem o espinafre em água fria corrente, transfira para uma peneira e deixe escorrer. Lave o pepino e corte em cubos. Adicione às ervilhas. Lave a hortelã e o aipo, seque, pique as folhas e coloque no liquidificador. Adicione o espinafre picado e tempere com suco de limão a gosto, sal e pimenta. Despeje um pouco de água e bata até obter uma mistura homogênea. Se necessário, adicione mais água, sal e pimenta a gosto.
Despeje em copos e leve à geladeira por meia hora. Sirva com uma rodela de limão.
3. Sopa
Outra opção do cardápio de verão é a sopa creme de ervilha jovem. O prato é muito agradável com um sabor rico a ervas aromáticas e especiarias.
Ingredientes: 1,5 xícaras de caldo de vegetais em cubos, 2 xícaras de ervilhas, 1 abobrinha pequena, 5-6 cogumelos médios, 2-3 raminhos de cebola verde, 2-3 raminhos de salsa fresca, 2-3 raminhos de endro fresco, 2-3 raminhos de coentro fresco, sal e pimenta moída a gosto, queijo e natas – para servir, azeite para fritar.
Método de preparação: Lave as abobrinhas, corte-as em cubinhos e frite por dois ou três minutos em um pouco de azeite. Adicione os cogumelos picados e mexa. Cozinhe por cerca de cinco minutos, depois adicione a cebolinha picada e tempere com sal e pimenta. Cozinhe por mais um ou dois minutos. Retire do fogo e deixe esfriar até a temperatura ambiente. Transfira a maior parte dos vegetais para o liquidificador onde já colocou as ervilhas. Adicione o coentro picado, a salsa e o endro. Misture até obter uma mistura homogênea. Adicione o caldo de legumes quente (a quantidade necessária depende da espessura desejada). Bata novamente e coloque a sopa em tigelas. Espalhe por cima o restante dos cogumelos abobrinha fritos. Polvilhe com queijo ralado e, se desejar, acrescente creme gelado.
4. Salada
As saladas de vegetais são muito indicadas para os dias quentes de verão porque saciam a fome sem sobrecarregar o estômago.
Ingredientes: 1/2 xícara de ervilhas jovens, 2-3 tomates carnudos de tamanho médio, queijo defumado, 1 pepino, 2-3 cebolas verdes, 3-4 raminhos de salsa fresca, 2-3 raminhos de coentro fresco, sal e pimenta vermelha moída a gosto, azeite – para temperar, 2 raminhos de hortelã fresca.
Preparação: Lave o pepino e corte-o em cubos médios. Transfira para uma tigela. Lave os tomates e corte-os em cubos pequenos. Adicione ao pepino. Adicione as ervilhas.
Lave a cebolinha, os coentros, a salsa e a hortelã, seque e pique finamente. Adicione à tigela com os ingredientes restantes. Corte o queijo em cubinhos e junte aos legumes.
Tempere com azeite, adicione sal e pimenta a gosto. Misture e deixe a salada por 5-7 minutos para provar e absorver os aromas.
Sirva à mesa com croutons, torradas ou biscoitos.
5. Macarrão com ervilha
Nada é mais fácil do que fazer macarrão. E se você adicionar ervilhas jovens e um pedaço de presunto, fica mega recheado, apetitoso e saboroso.
Ingredientes: 250 g de macarrão, 1 xícara de ervilha, 200 g de presunto, ? uma xícara de creme de leite, 3-4 raminhos de hortelã fresca, 1 cacho pequeno de coentro fresco, sal e pimenta vermelha moída – a gosto, queijo duro – para servir.
Preparação: Ferva o macarrão em água levemente salgada até ficar pronto, conforme instruções da embalagem. Transfira para uma peneira e deixe esfriar. Despeje as ervilhas em uma panela funda de fundo grosso e acrescente o creme de leite. Cozinhe por dois a três minutos e tempere com sal e páprica a gosto. Lave a hortelã e os coentros, seque e pique finamente. Adicione-os às ervilhas. Cozinhe por 5-6 minutos e adicione o macarrão e cozinhe por mais dois minutos.
Divida a massa entre os pratos e cubra com presunto picado e queijo ralado. Servir.