Refeição para dias de nome

A mesa deve estar transbordando de magia deliciosa

Janeiro é o mês das férias de inverno








Janeiro é o mês do ano em que mais se comemoram diretórios. E isso não é por acaso. Antigamente, as pessoas dedicavam-se principalmente à agricultura nos campos, mas como isso não pode acontecer no mês mais frio do ano, a igreja encheu o calendário de celebrações. Começando pelo dia de São Basílio, em 1º de janeiro, até 28 de janeiro, quando os efraimitas comemoram.

O espírito festivo continua a dominar-nos e não dá lugar à neve (que infelizmente não tem acontecido nos últimos anos) e ao frio. Não é por acaso que dos 31 dias do calendário, temos 21 dias nominais. Nossos ancestrais evitaram habilmente a possibilidade de cair na melancolia do inverno, criando muitas tradições e costumes alegres e revigorantes justamente no primeiro mês do ano.

Temos certeza de que todos têm um parente próximo ou amigo que comemorará em breve. Portanto, ideias para deliciosas festas festivas nunca são supérfluas.

E como os diretórios são muitos, quase todas as donas de casa se perguntam o que colocar na mesa com o esperado afluxo de pessoas em sua casa todos os anos. E como “não se convida para dia de nome”, parentes e conhecidos vêm “assim mesmo” sem serem especialmente convidados. Nunca se sabe quantas gargantas famintas teremos de lutar.

Começamos com ideias e sugestões e deixamos que você as traga para a mesa.

DIA DE YORDANOV

O Dia da Jordânia (Epifania) é o terceiro feriado cristão mais importante do ano. O feriado tem nomes diferentes no país – Dia da Encruzilhada, Epifania, Vodokrushti e outros. Nozes, trigo cru e a vela não queimada das noites anteriores são adicionados às refeições magras. A refeição ritual inclui pão sírio fresco, biscoitos, picles com chucrute, pimentão recheado, repolho, feijão, nozes, vinho. Yordanovden é considerado o último do período do chamado dias sujos. Em frente ao feriado é a terceira e última ceia do incenso.

O pão ritual está novamente presente na mesa, mas desta vez não é feito de farinha de trigo pura, mas misturado com farinha de milho em homenagem ao milho. Em algumas regiões da Bulgária, utiliza-se farinha de milho em vez de milho-miúdo

Torta fresca








Produtos: 1 kg de farinha, 400 ml de leite de vaca fresco, 1 colher de chá. sal

Preparação: A farinha é peneirada e salgada. Sove a massa com leite morno. Forme 6 pães pequenos e um maior. Disponha-os em uma forma untada: a maior no meio e as menores ao redor. Asse em forno forte (250 graus).

Arqueiro








Produtos: 250 g de queijo de vaca, 500 g de massa de torta, 1 kg de cebola velha, 2 ovos, 250 ml de azeite, 0,5 g de pimenta preta moída

Preparação: A cebola é cortada em rodelas e cozida em água e sal até ficar macia. Escorra e misture com o queijo esfarelado, os ovos batidos e a pimenta-do-reino. As cascas são espalhadas com gordura, coladas duas a duas, o recheio é colocado por cima e enrolado. São dispostas em forma de “caracol” em uma assadeira untada com óleo e polvilhadas com um pouco de azeite. As cebolas são assadas em forno moderado por cerca de 30 minutos. Sirva quente com iogurte.

O Luchnik também pode ser feito com carne picada, que é frita com antecedência – está quase pronta. Segundo a tradição, a carne picada, por ser uma mistura de carnes de diversos animais, ajuda a unir a família. E se o seu homem é mesmo um “Kalpak” em casa, faça uma cobertura de cebola com dois ovos batidos, que simboliza o princípio masculino dirigente.

Sarmi de repolho com bulgur








Produtos: 12-14 folhas de chucrute, 2 xícaras de chá de arroz, 2 colheres de chá. bulgur, 3 xícaras de café de óleo, 1/2 colher de chá. pimenta vermelha, 1 cebola, 1 colher de sopa. uma mentira. salgados secos, sal, pimenta preta

Preparar latas clássicas com arroz, chucrute e especiarias. Cubra o bulgur com água e cozinhe em fogo moderado. Quando começar a amolecer, despeje o azeite e acrescente a cebola picadinha. Tempere com o salgado e a pimenta vermelha. Ferva mais dez minutos. Em seguida, deixe a mistura esfriar e despeje sobre o sarmi.

No fundo da panela, coloque uma camada de chucrute picado. Disponha o sarmi nele. Despeje-os com partes iguais de suco de repolho e água. Cozinhe em fogo baixo até que as folhas estejam macias.

IVANOVDAY

No dia 7 de janeiro, a Igreja Ortodoxa celebra o dia de São João Batista ou Solstício de Verão.

A tradição popular búlgara liga os ritos e costumes do Dia de São João com o poder purificador da água consagrada no dia anterior. O período dos chamados “dias sujos” já passou e todos aguardam o cumprimento das previsões de boa saúde, prosperidade e uma vida feliz.

Na mesa festiva são necessariamente colocados vários pratos, com os quais se celebra o feriado.

Costelinha de porco com chucrute








Na caçarola ou na frigideira, este é talvez o mais delicioso banquete de inverno. E se adicionar um pouco de banha aos produtos principais, o prato fica muito nutritivo e extremamente saboroso. O método de preparo é fácil e o prato fica pronto em 70 minutos.

Produtos: 700 g de costela de porco cortada em porções de 2 costelas, 1 kg de chucrute cortado em pedaços pequenos, 300 ml de suco de repolho, 2 cebolas cortadas em cubos ou 3 raminhos de alho-poró cortados em rodelas, 2-3 colheres de sopa. uma mentira. coberto com banha ou óleo, 2 colheres de chá. páprica doce, páprica seca, sal e pimenta-do-reino moída na hora.

Preparação: As costelas são bem lavadas e secas com papel de cozinha, cortadas e fritas na gordura quente. Como o repolho contém muita gordura, você pode usar banha em vez de óleo. Retire as costelas e despeje a cebola/alho-poró picados na gordura. É cozido e acrescenta-se pimenta vermelha. Misture bem e acrescente o chucrute picado, a pimenta seca picada e os temperos. Mexa novamente.

Despeje metade da mistura em uma caçarola de barro. Disponha as costelas por cima e cubra com o restante do repolho. Se sobrar costelas, coloque-as por cima também. Regue com o suco de couve e se necessário acrescente água para que tudo fique coberto de líquido. Feche a caçarola com a tampa e leve para assar, o forno não deve ser pré-aquecido.

Ligue 200°C e cozinhe por cerca de 2 horas e meia, durante a última meia hora você pode retirar a tampa para dourar o prato por cima.
Em vez de uma caçarola, você pode colocar o repolho e as costelas em uma panela, mas depois leva ao forno pré-aquecido e assa por apenas duas horas.

Este prato maravilhoso também pode ser feito com sangue, mas aí é preciso dobrar a gordura que usa. Cozinhe a couve durante cerca de meia hora no fogão com a cebola/alho-poró e os temperos. Despeje em uma assadeira, disponha por cima os pedaços de sangue, previamente furados com um garfo, e leve ao forno pré-aquecido a 200°C por cerca de uma hora.

Coelho Ivanovo com leite







Produtos: 1 coelho, 1 litro de leite de vaca fresco, 90 g de manteiga, 80 g de cebola velha, 1 dente de alho, 2 dentes, 1 folha de louro, 2 grãos de pimenta.

Preparação: O coelho limpo é cortado em pedaços. O leite é fervido, deixado esfriar e acrescenta-se a cebola fatiada, o alho amassado e os temperos. A carne de coelho é colocada nesta marinada de leite, deixada 2 a 3 horas, depois retirada, escorrida e frita. Coloque num tacho com um pouco da marinada e deixe refogar em lume brando (de vez em quando acrescente a marinada). Quando a carne estiver completamente macia, deve sobrar um pouco de molho.

BABINDEN

O feriado das parteiras remonta aos tempos antigos. Distingue-se por um ritual colorido e rico em que os homens “não têm palavra a dizer”. De manhã cedo, as avós percorrem as casas onde ajudaram a dar à luz uma criança, dão-lhe banho e abençoam-na para que tenha saúde. já as mães jogam água na velha e lhe presenteiam com um pano. Depois de percorrerem as casas das parturientes, as avós vão para casa receber as jovens. Na casa da avó, as mulheres arrumam. uma festa alegre.

Burania, frango cozido preparado pela avó, torta de leite, sarmi com carne e porco com alho-poró, trazidos pelas parturientes, estão mais presentes na mesa. Eles também carregam conhaque, vinho, picles, etc.

Burânia








Burania é um prato com chucrute e arroz.

Produtos: 1 kg de chucrute, 200 g de arroz, 200 ml de óleo, 1-2 cebolas, 200 ml de caldo de repolho.

Preparação: Frite a cebola no azeite até ficar rosada. Adicione o repolho picado e cozinhe até ficar macio. O arroz é fervido separadamente, depois o repolho é derramado por cima e bem misturado. Deixe ferver um pouco no suco de couve. Espere esfriar e engrossar.
Burania é servida fria.

Maslenitsa








Produtos: 1 kg de farinha, 500-600 g de queijo, 2 ovos, 300-400 ml de água morna, 1 pacote. (125g) manteiga de vaca, 1 cubo de fermento (para 1 kg de massa), 1 colher de sopa. uma mentira. açúcar, 2 colheres de sopa. uma mentira. vinagre, 1 colher de sopa. uma mentira. óleo, 1 colher de sopa. uma mentira. sal, 200-220 ml de óleo, óleo para polvilhar, se desejar gema de ovo para barrar e gergelim para polvilhar.

Preparação: Peneire a farinha, acrescente o fermento, o açúcar, o sal, o vinagre e o azeite. Bata os dois ovos, despeje cerca de 400 ml. água morna e sove uma massa macia. É dividido em 6 partes, que têm o formato de bolas, polvilhadas generosamente com farinha e deixadas levedar. Você pode deixar a massa inteira crescer primeiro por cerca de uma hora e depois os pães individuais por 30 minutos. Derreta a manteiga e adicione o óleo. Mergulhe cada bola na manteiga derretida e abra com as mãos em uma panela de 30 cm de diâmetro. Polvilhe com queijo ralado e azeite. É fechado com um segundo pão e enrolado. É assim que três rolos são formados. Cada um é torcido em direções opostas e torcido como uma torta, com as pontas unidas. Deixe crescer mais 10 minutos, pincele com gema de ovo e polvilhe com sementes. Asse em forno aquecido a 180-200 graus por cerca de 30-40 minutos.

Da mesma massa, mas com leite fresco em vez de água e sem queijo, pode-se formar um pão.






Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *