7 receitas interessantes de peixes suculentos
Embora negligenciado e esquecido, este peixe merece atenção culinária. O Pollack tem sabor neutro, poucos ossos e alto teor de proteínas. Além disso, é considerado dietético e adequado tanto para adultos como para crianças.
Quais são os benefícios do peixe?
Os nutricionistas apreciam o produto pelo seu alto teor de proteínas (cerca de 19 g por 100 g de peixe) e baixo teor calórico (até 70 kcal por 100 g). No entanto, estes não são todos os pontos fortes dos peixes. Por ser habitante dos mares, o escamudo é rico em iodo. Este elemento é necessário para o bom funcionamento da glândula tireóide. A carne de peixe nos fornece ômega-3, flúor, potássio, fósforo, zinco, ferro e magnésio.
O perfil vitamínico do produto não é menos impressionante. Pollack contém:
- B9 ou ácido fólico. Este elemento é responsável pela manutenção da saúde do coração e dos vasos sanguíneos, bem como pela restauração do sistema imunológico.
- B 3 ou vitamina PP. Importante para o metabolismo das proteínas, síntese de hemoglobina e metabolismo das gorduras.
- Vitaminas A e C. Juntas, são responsáveis pelos processos redox no corpo.
Finalmente, o peixe ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue e de colesterol.
E como bônus
Além da carne, o caviar e o fígado possuem alto valor nutritivo. O caviar é rico em proteínas e também fornece ao corpo vitaminas B2, B6, cobre, fósforo e enxofre. Porém, você não deve se deixar levar pelo produto. Com 50 g de caviar, não só obteremos todos os elementos listados, mas também duplicaremos a necessidade diária de sal.
O fígado de bacalhau possui alta concentração de vitamina D. São 250 mcg do elemento por 100 g de produto. Ao mesmo tempo, é aconselhável não esquecer que a necessidade diária da vitamina varia dentro de 20 mcg.
Então, depois dos benefícios do peixe, agora é hora de cozinhá-lo. As sete receitas abaixo vão ajudar.
Pollock inteiro assado no forno
O baixo teor de gordura às vezes tem um efeito negativo nos produtos. Pollack seca facilmente. Para evitar isso, você precisa cuidar de ingredientes adicionais para “umedecer”. A manteiga dará conta dessa tarefa: você pode usar manteiga de vaca para notas adicionais de sabor ou seu óleo vegetal favorito.
Produtos: 1 pollock inteiro, 1/2 ramo de erva-doce fresca, 1/2 colher de salsa fresca, 1/2 colher de sopa de manjericão fresco, temperos para peixe a gosto, uma pitada de sal grosso, 3 colheres de sopa. uma mentira. óleo, 1 colher de sopa. uma mentira. óleo para espalhar.
Preparação: Descongele o peixe, retire as escamas com as barbatanas e tripas e retire as cascas. Transfira o peixe para papel alumínio untado com óleo. Pique finamente os temperos verdes ou triture no liquidificador, acrescente o azeite, o tempero para peixe e o sal grosso.
Cubra generosamente o peixe com a mistura resultante, embrulhe em papel alumínio e leve ao forno por 30 minutos a 180°C.
Filé no queijo
Você pode dar sabor ao peixe e adicionar gordura não só com manteiga, mas também com adição de queijo. Experimente misturá-lo com ovos para obter uma crosta interessante. Queijo duro ou semiduro é o melhor. Sim, este prato não pode ser incluído no cardápio dietético, mas você pode compensar com um acompanhamento dietético. Legumes cozidos no vapor ou assados resolverão o problema. É melhor evitar batatas fritas ou purê de batata.
Produtos: 1 kg de filé, 4 ovos, 200 g de queijo, 1 limão, 150 g de farinha, 2 pitadas de tempero para peixe.
Preparação: Descongele o filé e seque com papel toalha. Despeje o suco de limão sobre os pedaços, polvilhe com tempero de peixe e leve à geladeira por 30 minutos. O queijo é ralado num ralador fino. Em uma tigela separada, bata os ovos, acrescente o queijo ralado e misture.
Numa frigideira aqueça o azeite e prepare todos os empanados (um prato com a farinha e uma tigela com os queijos e os ovos batidos).
Os peixes são enrolados na farinha, depois mergulhados na mistura de ovos e fritos em óleo bem quente. Vire após 5–7 minutos.
Pedaços Estufados com Legumes
Outra forma de preparar peixes suculentos é combiná-los com vegetais. A vantagem deste prato é a sua variabilidade. Por exemplo, em vez de estufar, todos os ingredientes podem ser colocados numa forma resistente ao calor e levados ao forno durante 30 minutos a 200 °C.
Você pode fazer sua própria pasta de tomate. Pegue 3-4 tomates, escalde-os com água fervente, retire a casca e triture no liquidificador.
Produtos: 750 g de escamudo, uma cabeça e meia de cebola, cenoura, 250 ml de purê de tomate, 1 sopa. uma mentira. suco de limão, 100 ml de água, temperos para peixe a gosto.
Preparação: Limpe as escamas do peixe, estripe-o, retire as barbatanas e corte em pedaços. Remova o excesso de umidade usando toalhas de papel. Despeje os pedaços preparados com suco de limão, polvilhe com seus temperos preferidos e deixe marinar na geladeira.
Corte a cebola em meias luas e rale as cenouras. A cebola é colocada em uma frigideira pré-aquecida, untada com óleo e frita até dourar. Adicione as cenouras e cozinhe até que os vegetais estejam macios. Despeje o purê de tomate e a água, misture. Tempere com sal e pimenta a gosto.
Adicione pedaços de pollock aos legumes e cozinhe em fogo baixo, coberto, até ficar pronto.
Em molho de picles
Pepinos em conserva darão sabor picante e frescor ao peixe. Este molho é adequado não só para assar escamudo, mas também para robalo ou bacalhau. Papel manteiga é fornecido aqui, mas você pode usar papel alumínio.
Produtos: 500 filés de pollock, 2 pepinos em conserva, 250 g de creme, 2 dentes de alho, 3-4 raminhos de erva-doce, 1 colher de sopa. uma mentira. suco de limão, sal e pimenta a gosto, 2 colheres de sopa. uma mentira. óleo vegetal.
Preparação: O filé é regado com suco de limão e deixado marinar na geladeira. Rale os picles, pique o alho e pique finamente o endro. Misture todos os ingredientes picados com o creme de leite, adicione 1 colher de sopa. uma mentira. óleo vegetal, pimenta preta e sal a gosto. Pincele o papel manteiga com o óleo restante.
Espalhe o molho sobre o filé, coloque o peixe sobre o papel e embrulhe de forma que os pedaços fiquem bem fechados. Você pode simplesmente cobrir o peixe com uma segunda folha de papel e dobrar as bordas.
Asse em forno pré-aquecido a 180°C por 30 minutos.
Se desejar, decore o filé acabado com azeitonas ou legumes e sirva.
Palitos de peixe empanados com semolina
Produtos: 400 g de filé de pollock, 2 ovos, 50 g de maionese, cebola, 80 g de sêmola, 80 ml de óleo vegetal, sal e pimenta a gosto.
Preparação: Corte o filé em tiras de 2 cm de largura. Triture a cebola no liquidificador e misture com a maionese. Adicione sal e pimenta a gosto. Cubra o filé com a mistura resultante e leve à geladeira por 20 minutos.
Em uma tigela limpa, bata levemente os ovos até ficar homogêneo. Despeje a semolina em um prato separado. Aqueça uma panela com óleo vegetal. Retire o filé, mergulhe cada pedaço por vez, primeiro nos ovos, depois na sêmola, e arrume na frigideira com o óleo quente. Frite os palitos por 2-3 minutos de cada lado.
Almôndegas suculentas
Como o pollock é praticamente desprovido de ossos pequenos, é muito adequado para preparar carne picada para almôndegas. Graças aos ingredientes adicionais, o prato não perderá a suculência. Essas almôndegas não só podem ser fritas, mas também assadas no forno com molho.
Produtos: 800 g de escamudo, 1 ovo, cebola, 70 g de pão branco, 50 ml de leite fresco, 2 dentes de alho, 2 colheres de sopa. uma mentira. óleo vegetal, 4 colheres de sopa. uma mentira. farinha de trigo integral, 1/2 colher de chá. sal, 1/2 colher de chá. pimenta preta, 1/2 colher de chá. noz-moscada.
Preparação: Descongele o escamudo, retire as escamas, barbatanas e vísceras. Remova o filé. Mergulhe o pão branco no leite até ficar macio.
Prepare peixe picado. Para isso, moa-se num moedor de carne o filé, a cebola descascada, o alho e o pão branco embebido. Adicione o ovo, o sal, a pimenta-do-reino e a noz-moscada à carne picada. Tudo está bem misturado. Molde as almôndegas com as mãos molhadas e passe-as na farinha.
Frite em uma frigideira quente, com um pouco de óleo, por 5 a 7 minutos de cada lado.
Omelete Assado
Este prato pode ser consumido no café da manhã e no jantar. De manhã saturará ao máximo o corpo e à noite reporá as reservas de proteínas. À omelete você pode adicionar não apenas pedaços de pollock, mas também vegetais – tomate, brócolis, couve-flor, pimenta. Sinta-se à vontade para experimentar diferentes combinações!
Produtos: 400 g de filé de pollock, 3 ovos, 170 ml de leite fresco, 2 colheres de sopa. uma mentira. farinha, talo de alho-poró, sal a gosto, 80 g de queijo, 2 colheres de sopa. uma mentira. óleo vegetal.
Preparação: Corte o filé em pedaços pequenos. Corte o alho-poró em rodelas. Misture a farinha com o sal e enrole os pedaços de peixe na mistura resultante. Aqueça o azeite em uma panela e acrescente o filé preparado. Assim que virar o filé pela primeira vez, acrescente a cebola picada. Frite até a cebola amolecer.
Numa tigela limpa, bata os ovos com o leite e uma pitada de sal. Transfira a assadeira para uma forma resistente ao calor e cubra com a mistura de ovo e leite. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno a 180°C durante 30–35 minutos.