Para o Nicholas Day, além do peixe, prepare…

 

1. Pogachá

Oferecemos-lhe uma receita comprovada para a sua mesa no dia 6 de dezembro. Para aqueles que estão em jejum, deixe de fora os ovos e o iogurte.

Produtos: 1 kg de farinha, 1 hora de copo de iogurte, 1 hora de mentira. bicarbonato de sódio, 4 colheres de sopa. uma mentira. óleo, 1 ovo, 1 colher de sopa. uma mentira. açúcar, 20 g de fermento para pão, 1 colher de sopa. uma mentira. sal

Preparação: Dissolva o fermento para pão em uma xícara de chá de água morna, acrescente 1 colher de chá de açúcar e deixe descansar por cerca de 30 minutos sem mexer. Na farinha peneirada, faça um “poço” onde são despejados o leite, o bicarbonato, o óleo, o ovo, o sal, o açúcar e o fermento dissolvido. Despeje mais 1 xícara de chá de água morna. Sove uma massa macia (não deve grudar nos dedos). Cubra com uma toalha (pode estar úmida) e deixe levedar em local aquecido por cerca de 30 minutos.

Sove a massa, acrescente um pouco de farinha e forme o pão. A tradição é decorar o topo do pão sírio com figuras de massa – na maioria das vezes modelam-se peixes, carpas. É por isso que é preciso separar com antecedência um pouco da massa, que é enrolada até formar uma crosta e dela são recortadas figuras. Você pode adicionar pimenta preta para os olhos da carpa.

Pincele o topo do pão sírio com gema de ovo (recomenda-se pincelar antes de colocar os enfeites) e leve ao forno moderado, pré-aquecido.

2. Caviar de Tarama

Produtos: 1 sopa. uma mentira. tarama, 1 cebola média, limão, meio de 3 fatias secas de pão, azeite, 3-4 azeitonas, sal (grisini grande)

Preparação: O pão é embebido em água e os grãos de tarama são estourados. Quanto melhor você esmagar o caviar, melhor. Esprema o pão embebido com as mãos e junte ao caviar. Mexer. Rale a cebola, junte ao pão e ao caviar e misture até obter uma mistura homogénea. Comece a bater lentamente com um liquidificador enquanto despeja o óleo em um jato fino.

Deve ficar parecido com maionese, mas uma ideia ou duas mais espessa. Pode ser necessário adicionar um pouco de água se o pão estiver muito escorrido. Por fim, adicione o suco de limão (a quantidade fica a seu critério), divida em tigelas e decore com azeitonas, erva-doce e alguns paus de sal.

Quebre a grisina em 3-4 partes e junte-as em um pacote – em vez de um garfo ou pauzinhos chineses. Retire o caviar e coma – o sabor é verdadeiramente único.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *