Design de pedra natural – lareiras e churrasqueiras ao ar livre

 

Cada um entende o que são férias de uma maneira diferente – trabalho interminável no jardim, uma espreguiçadeira à sombra do terraço e um romance favorito, uma vara de pescar, silêncio antes do amanhecer, colher cogumelos e andar de bicicleta – tudo isso e muito mais pode ser incluído na descrição das férias ou fim de semana ideal.

Mas talvez, não importa que tipo de férias prefiramos, ninguém recusará um kebab perfumado, asas de frango com molho picante, camarão grelhado ou mesmo uma simples batata assada.

Os pratos cozinhados em fogo aberto têm um sabor incomparável que não se consegue cozinhando num fogão normal e utilizando utensílios de cozinha como a multicozinha ou o forno micro-ondas.

Claro que um bom kebab também pode ser preparado em uma grelha de metal comum comprada no supermercado: a chave para um prato saboroso não é o equipamento ou mesmo produtos de alta qualidade, mas a habilidade do cozinheiro.

Mas se gosta de festas de verão ao ar livre, então equipar um local especial para cozinhar e relaxar é a ideia certa.

Em muitos quintais, a churrasqueira não possui estrutura especial: é simplesmente um gramado e uma churrasqueira metálica convenientemente localizada.

Mas o terreno pessoal não consiste apenas em canteiros, fileiras de arbustos de frutas silvestres e árvores frutíferas. Ao ar livre, você pode organizar uma “sala” separada: uma área de relaxamento no jardim.

É um local agradável para preparar um pequeno-almoço rústico, organizar jantares de verão que reúnam toda a família, e reunir amigos, observando o hipnotizante jogo das chamas. E para quem gosta de cozinhar, pode organizar uma cozinha aberta para todo o verão.

A pedra natural é a solução ideal

para decorar uma lareira ao ar livre

É bonito, à prova de fogo e resiste aos estresses climáticos – altas temperaturas no verão e baixas no inverno, vento e chuva. Uma lareira ou churrasqueira forrada a pedra adapta-se perfeitamente a qualquer estilo de design do local, do rústico ao high-tech.

Qualquer tipo de pedra pode ser combinada com sucesso na decoração com todos os outros materiais adequados: com metal (ferro forjado, cobre, latão), bem como aço inoxidável ou cromo. A pedra natural (granito, arenito, calcário, ardósia) combina perfeitamente com tijolo, ladrilho de terracota ou madeira. Você pode combinar todos os materiais.

É claro que as lareiras ao ar livre não se destinam principalmente à cozinha: como você sabe, o fogo é um dos três fenômenos que você pode observar indefinidamente. Mas se necessário, não é proibido assar algo no forno dessa lareira. Para maior comodidade, você precisará de uma grelha removível instalada no forno.

Ao instalar lareiras externas, a câmara de combustão geralmente é feita de tijolos refratários ou é usada uma lareira de metal pronta. Já para o acabamento externo, você pode escolher quaisquer materiais que correspondam ao design e às características técnicas.

Design diferente

Tal como as lareiras interiores, as lareiras exteriores podem ter um design muito diferente: é escolhido dependendo do estilo geral de design do objeto e da arquitetura da casa. O acabamento em pedra natural deve corresponder ao estilo de acabamento da casa – fachada e rodapé, bem como outras estruturas – vedações, muros de contenção, etc., para as quais foi utilizada pedra no projecto.

A lareira

A lareira é uma espécie de lareira. É até chamada assim: lareira do tipo “lareira”. A diferença é que na lareira a câmara de combustão é aberta em um ou ambos os lados, enquanto a lareira tem formato aberto em todos os lados. Pode ser um círculo, quadrado ou outra forma.

Para maior conforto, pode ser feito um coletor de fumos por cima da lareira: assim, o fumo é “evacuado” mais facilmente do local de combustão e não perturba os que estão reunidos à volta do fogo. Embora uma lareira completamente aberta também seja possível – uma espécie de lareira estacionária com formato decorativo.

A pedra natural só pode ser usada como decoração externa – a lareira é feita de metal ou tijolo refratário, ou você pode fazer a própria lareira em pedra.

O churrasco

Se a lareira externa é principalmente um elemento decorativo no design do objeto, então as churrasqueiras são projetadas especificamente para cozinhar. Por baixo (na parte inferior) do forno, a churrasqueira, ao contrário da lareira decorativa, é elevada a uma altura de cerca de 860 mm. Isso é feito para maior ergonomia para quem faz suculentos espetinhos ou bifes: o habitual balcão da cozinha fica na mesma altura.

Na versão mais simples, o churrasco é apenas uma lareira com uma grelha metálica instalada onde podem ser colocados espetos ou uma frigideira.

Outros modelos possuem coletor de fumaça na parte superior, além de prateleiras e tampos adicionais. O capô do coletor de fumaça pode ser de metal ou revestido de pedra. O granito é mais utilizado em bancadas, pois é o mais resistente a danos mecânicos.

O tamanho da lareira depende do apetite dos utilizadores: se não pretende assar um porco inteiro no fogo, então a largura normal da churrasqueira é de cerca de 770 mm. É um múltiplo do tamanho de um tijolo padrão e é fácil de instalar. A câmara de combustão pode ser plana ou possuir nicho de carvão. Em vez de um nicho, muitas vezes é instalado um cesto removível de metal – este modelo é mais fácil de limpar do que aquele com lado fixo.

Nas paredes da churrasqueira são feitas ranhuras para montagem de grelhas, assadeiras e espeto podem ser embutidos – manualmente ou com acionamento elétrico. Mas você também pode fazer sem ranhuras usando uma grade na perna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *