Como comer “certo”

 

Receitas satisfatórias e saudáveis

Com uma alimentação adequada, não existem restrições estritas ou alimentos proibidos. O principal é poder fazer uma alimentação equilibrada ao nosso gosto.

Se alguns podem pular o café da manhã e o jantar, pular o almoço não é a melhor solução. Por volta do meio do dia, nosso corpo começa a se cansar e é importante fornecer-lhe energia. A maneira mais fácil de fazer isso é com comida.

Sopa de legumes com bacalhau

A Organização Mundial da Saúde recomenda consumir cerca de 400g de frutas e vegetais por dia. É muito mais fácil cumprir a norma se você incluir os alimentos certos em cada refeição. Por exemplo, você pode fazer uma sopa grossa com legumes para o almoço. E por que não adicionar peixe?

Produtos: 900 ml de caldo de legumes, 600 g de filé de bacalhau ou outro peixe preferido, 400 g de tomate no próprio suco, 2 abobrinhas, 2 cebolas, 2 cenouras, pimentão, 2 talos de aipo, 150 g de feijão verde, 3 sopas . uma mentira. óleo vegetal, 1-2 colheres de chá. Sal, 1/2 colher de chá. tomilho seco, louro, pimenta preta a gosto.

Preparação: Corte a abobrinha, a cebola, a cenoura, o pimentão e o aipo em cubos. Aqueça o azeite em uma panela grande de fundo grosso e frite a cebola e o aipo até dourar. Tempere com sal e pimenta. Adicione as cenouras e os pimentões e cozinhe por mais 5-7 minutos. Despeje o caldo, acrescente os tomates picados com o suco, o tomilho e a folha de louro, tampe e deixe em fogo moderado por mais 7-9 minutos. Adicione a abobrinha e o feijão verde. Cozinhe por mais 3 minutos. Se utilizar produto congelado, dobre o tempo de cozimento.

Prove a sopa para ver se há sal e pimenta e adicione mais, se necessário. Nesta fase você também pode adicionar um pouco de molho picante. Disponha os filés de peixe por cima dos vegetais, tampe e cozinhe por mais 3-4 minutos. Parta com cuidado os pedaços de bacalhau cozido em pedaços e distribua uniformemente na sopa.

Salsichas caseiras

Geralmente, recomenda-se que os produtos semiacabados sejam limitados.

Produtos: 500 g de peito de frango, 150 g de abobrinha, 100 ml de leite fresco, 50 g de manteiga, 1 ovo, 1/2 colher de chá. pimenta vermelha, 1/2 colher de chá. sal

Preparação: Moa o filé no moedor de carne ou no liquidificador. Rale a abobrinha em um ralador fino e esprema bem. Misture o filé, a abobrinha, o leite, a manteiga amolecida e o ovo. Adicione os temperos e misture a carne picada.

Molde as salsichas: coloque 2 colheres de sopa de carne picada sobre uma folha de papel alumínio de 15 x 15 cm. Enrole com cuidado e amasse bem as bordas do papel alumínio. O recheio não deve sair.

Asse as linguiças caseiras no forno a 180°C por 30 minutos. Você pode prepará-los cozidos ou no vapor.

Salada de carne

Muitos consideram a carne cozida enfadonha e desinteressante. No entanto, tem muitas vantagens. Em primeiro lugar, tem menos calorias e, em segundo lugar, o corpo digere-o mais facilmente. Além disso, permite que molhos e molhos brilhantes desenvolvam todo o seu potencial. Resta adicionar seus vegetais favoritos.

Produtos: Principais: 300 g de carne bovina, 2 pepinos, 2 tomates, uma cebola roxa, 5 ovos de codorna, 70 g de espinafre.

Para o molho: 4 colheres de sopa. uma mentira. azeite, 1 colher de sopa. uma mentira. molho de soja 1 colher de sopa. uma mentira. suco de limão, gengibre fresco.

Preparação: Ferva a carne até ficar pronta. Para dar gosto, você pode adicionar folhas de louro e 2-3 grãos de pimenta. Corte a carne em cubos, a cebola em meias-luas e os pepinos em rodelas. Corte os tomates em rodelas finas.

Ferva os ovos de codorna, descasque e corte ao meio. Você pode pegar ovos de galinha e cortá-los em quartos.

Em uma tigela funda, misture tudo com o espinafre.

Para o molho, misture azeite, molho de soja, suco de limão e gengibre picado. Tempere a salada e sirva.

Rolinhos de Frango com Tapenade*

A versatilidade é a principal vantagem deste prato. Você pode experimentar não só a escolha da carne (por exemplo, peito de peru ou filé de coelho), mas também o recheio, bem como o método de cozimento. Em vez de tapenade, uma mistura de espinafre e ricota, mussarela e tomate ou frutas vermelhas e nozes é adequada para o recheio. Você pode adicionar um pouco de caldo ou vinho branco para deixar a carne mais suculenta.

  • Tapenade é uma massa provençal composta por purê ou picadinha de azeitonas, alcaparras e anchovas.

Produtos: Principal: peito de frango, 1/2 colher de chá. sal, pimenta a gosto.

Para a tapenade: 150 g de azeitonas, 50 g de alcaparras, 1 colher de sopa. uma mentira. azeite, 2 dentes de alho, 5 raminhos de manjericão, sal a gosto.

Preparação: Para a tapenade pique as azeitonas, as alcaparras, o alho e o manjericão. Os ingredientes podem ser picados ou purê no liquidificador. Adicione azeite e sal.

O filé é dividido em dois, polvilhado com sal e pimenta dos dois lados e bem socado. Espalhe o recheio em cada pedaço de frango e enrole. Prenda com espetos ou barbante de cozinha. Coloque os rolinhos em uma assadeira refratária, cubra com papel alumínio e leve ao forno a 180°C por 30 minutos. Retire o papel alumínio e leve ao forno por mais 5-7 minutos.

Sirva com acompanhamento de legumes.

Peixe picante com purê de legumes

O purê de batata tradicional, embora saboroso, é um prato altamente calórico. Mas purê de batata, ervilha e aipo serão menos pesados. Você pode combinar com qualquer peixe. Pegue o filé para não se preocupar com os ossos.

Produtos: Principal: 500 g de filé de peixe, 2 dentes de alho, 1 colher de sopa. uma mentira. azeite, 1 colher de sopa. uma mentira. suco de limão, 4-5 raminhos de salsa, louro, pimenta da Jamaica, uma pitada de pimenta preta moída, sal marinho a gosto.

Para o purê de vegetais: 400 g de ervilhas, 4 batatas, um talo de aipo, 2 colheres de sopa. uma mentira. azeite, sal a gosto.

Preparação: Ferva água em uma panela de 3 a 4 litros. Adicione sal, louro e pimenta da Jamaica. Coloque o filé e cozinhe por 20-30 minutos até ficar macio. Em uma panela separada, misture as batatas em cubos, as ervilhas frescas ou descongeladas e o aipo picado. Adicione água e cozinhe até as batatas ficarem macias. Em seguida, escorra a água, reservando 2 a 3 conchas. Adicione sal e azeite ao caldo de legumes cozido e bata os legumes no liquidificador. Você pode ajustar a espessura com a ajuda do caldo separado. Corte o peixe cozido em pedaços pequenos. Adicione o alho picado, a salsa picada, o sal e a pimenta moída. Regue o filé picante com uma mistura de azeite e suco de limão. Se desejar, os pedaços podem ser assados ​​levemente em uma assadeira seca.

Coloque o puré de legumes num prato e os pedaços de peixe por cima. Decore a gosto e sirva.

Couve lombarda e sarmi de frango

O repolho Savoy é muito mais fácil de trabalhar. Suas folhas não requerem preparo adicional, portanto você pode embrulhar imediatamente o recheio nelas. Não só o frango é adequado para carne picada, mas também o peru. Experimente também variedades de arroz.

Produtos: Principal: 600 g de filé de frango, uma cabeça de couve lombarda, 100 ml de iogurte, 3 colheres de sopa. uma mentira. arroz, cebola, dente de alho, 1 colher de chá. sal

Para o molho:150 ml de água, 2 colheres de sopa. uma mentira. nata.

Preparação: Moa a carne junto com a cebola e o alho. Adicione o iogurte e o sal e misture a carne picada.

Enxágue o arroz, regue com água fervente e deixe por 7 a 10 minutos. Escorra o líquido e acrescente à carne picada. Espalhe o recheio sobre as folhas de couve lombarda e enrole o sarmi. Coloque-os em um refratário. Misture a água com o creme de leite e regue com o sarmi de repolho. Asse a 180°C por 45 minutos.

Macarrão com brócolis

Creme gorduroso ou molho de carne transformam este prato em uma bomba de calorias. Mas se você excluí-los, o prato caberá facilmente em uma dieta saudável. É melhor levar macarrão de trigo duro, pois contém mais proteínas e fibras.

Produtos: 250 g de brócolis, 150 g de macarrão, 30 g de queijo duro, 1 colher de sopa. uma mentira. azeite não refinado, 1 dente de alho, sal e pimenta preta moída a gosto.

Preparação: Coloque duas panelas com água no fogo. Cada um deles é salgado após fervura. Em uma panela, cozinhe o macarrão conforme as instruções e em outra cozinhe os brócolis por 5-7 minutos. Escorra o macarrão em uma peneira e reserve. Coloque os brócolis em água fria ou gelo.

Numa frigideira aqueça o azeite e junte um dente de alho amassado com a parte larga da lâmina de uma faca. Assim que o cravo adquirir a cor dourada, ele é retirado da panela. Frite os brócolis no óleo aromatizado por 3-5 minutos. Adicione o macarrão, tempere com sal e pimenta e cozinhe por mais 3 minutos.

Divida o macarrão em tigelas, polvilhe com queijo ralado e sirva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *