Bolo de Páscoa pode ser saboroso e saudável

Receitas não tradicionais para diferentes dietas e para uma alimentação saudável

O bolo de Páscoa é um doce tradicional considerado um símbolo de esperança e alegria. Toda a família se reúne à mesa e o ponto culminante da festa são as iguarias preparadas com antecedência.

Mas o que fazer se algum dos ingredientes do pão de Páscoa não se adequar à sua dieta? Por exemplo, o médico aconselha você a abandonar o açúcar ou você tem intolerância a laticínios? Preparamos diversas receitas alternativas de kozunak para diferentes situações.

Regras gerais

Para que tudo dê certo, você deve seguir algumas regras. Então o bolo ficará fofo e delicioso.

1. Para preparar a guloseima de Páscoa, utilize apenas ingredientes frescos e de qualidade.

2. Sove bem a massa, ela deve ficar macia e elástica. É melhor peneirar a farinha adicionalmente.

3. Um dos momentos-chave no preparo do kozunak é o levedar da massa. Deve ser deixado em local aquecido e sem correntes de ar, de preferência coberto com pano ou filme.

4. Escolha a assadeira certa. Como estamos omitindo alguns dos ingredientes clássicos, faça kosunacs menores. Isso minimizará o estresse na massa (bandejas de papel de 9cm funcionarão).

5. Se quiser adicionar passas ou outras frutas secas, mergulhe-as primeiro em água quente. Dessa forma, eles não afundarão ao assar.

6. Antes de levar a massa ao forno aqueça ligeiramente. Você pode determinar a prontidão do bolo com um palito. Você pode colocar um pequeno pires com água no fundo do forno para evitar que a massa resseque.

Não contém gluten

Essa não é uma receita de pão de Páscoa muito tradicional porque não leva farinha de trigo nem fermento. Não precisa deixar a massa crescer, basta levar ao forno. Como resultado, você receberá 2 kosunaka.

Produtos: 60 g de farinha de milho, 120 g de farinha de arroz, 100 g de açúcar, 180 g de natas, 2 ovos, ½ colher de chá. refrigerante, ½ colher de chá. sal, 1 colher de chá. canela, 1 colher de chá. baunilha, 40 g de passas, 40 g de amêndoas (de preferência picadas).

Preparação: As passas são pré-embebidas em água quente para inchar e depois secas em papel toalha. Em uma tigela grande, misture os ovos, o açúcar, a baunilha e o sal e bata na batedeira. Adicione o creme de leite e misture tudo novamente. Adicione a farinha peneirada à massa líquida resultante e comece a amassar a massa. Adicione o bicarbonato de sódio e continue amassando. Adicione as amêndoas picadas e as passas, misture bem até ficar homogêneo. A massa deve ser espessa e elástica. Neste momento, ligue o forno a 180°C. Transfira a massa para formas (encha até o meio). Asse o bolo no forno por 35 minutos.

Os bolos de glúten devem esfriar completamente, não retire da assadeira até esse momento.

Sem leite (e sem lactose)

Graças ao leite de arroz, às passas e às amêndoas, esta iguaria ficará perfumada e suculenta.

Produtos: 600 g de trigo, 150 g de leite de arroz, 100 ml de óleo vegetal, 3 ovos, 100 g de açúcar, 1 colher de chá. baunilha, ½ colher de chá. sal, 7 g de fermento seco, 50 g de passas, 80 g de amêndoas, 1 colher de sopa. uma mentira. Casca de laranja.

Preparação: Em uma tigela grande, misture os ovos, o açúcar, a baunilha, o sal e bata na batedeira (até que o açúcar se dissolva). Aqueça o leite de arroz até ficar morno, mas não quente (você pode substituir o leite por água, se quiser). Adicione à mistura de ovos junto com o óleo vegetal e bata novamente na batedeira. A farinha é peneirada e misturada com o fermento seco. Adicione a mistura seca à mistura de ovos, adicione a casca de laranja. Sove bem a massa com as mãos por 10 minutos.

Transfira a massa para uma tigela limpa e untada, cubra com uma toalha (ou tampa) e deixe por 1-2 horas. Adicione as passas e as amêndoas e amasse novamente a massa com as mãos. Despeje a mistura nas formas (cerca de um terço) e deixe crescer novamente por 40 minutos.

Leve ao forno a 180°C por cerca de 30 minutos.

Sem açúcar

Esta receita é indicada tanto para quem decidiu reduzir o consumo de doces como para quem tem que fazê-lo.

Produtos: 40 g de farinha de coco, 2 ovos, 150 g de requeijão, 1 colher de sopa. uma mentira. adoçante, ½ colher de chá. refrigerante, 1 colher de chá. baunilha, vinagre para temperar o refrigerante.

Preparação: Amasse o queijo cottage em uma tigela funda. Adicione os ovos e bata a mistura na batedeira. Despeje a farinha de coco e a baunilha. Tempere o refrigerante com vinagre e adicione. Neste momento, ligue o forno a 180°C. Sove bem a massa, ela deve ficar espessa e homogênea.

Transfira a bola resultante para uma pequena bandeja e leve ao forno por 30 minutos.

Sem ovos

Esta receita exige um pouco mais de atenção e cuidado, mas graças aos aromáticos frutos secos e ao puré de cenoura, a sobremesa fica deliciosa e tenra. E sem ovos!

Produtos: 500 g de farinha de trigo, 270 ml de leite fresco, 50 g de manteiga, 100 g de açúcar, 25 g de fermento fresco, 1 colher de chá. baunilha, ½ colher de chá. sal, 200 g de cenoura (1 unid.), 150 ml de água, 50 g de frutos secos.

Preparação: Primeiro, escalde os frutos secos em água quente, seque e corte (se necessário). Você pode adicionar algumas colheres de rum e deixá-los de molho enquanto faz a massa. Descasque as cenouras e corte-as em rodelas. Coloque em uma panela pequena, cubra com água e cozinhe até ficar macio, cerca de 35 minutos. Em seguida, bata no liquidificador e deixe esfriar. Enquanto espera pelas cenouras, você pode trabalhar no fermento. Deve ser esmagado em uma tigela funda, regado com leite morno (tomar 100 ml) e adicionar 1 colher de sopa. uma mentira. açúcar. Misture bem, tampe e deixe por 15 minutos, a mistura deve ativar e crescer.

Derreta a manteiga. Peneire a farinha em uma tigela funda. Adicione açúcar, sal e baunilha. Despeje o leite restante e a manteiga derretida. Adicione o purê de cenoura e a mistura de fermento. Sove a massa com cuidado, primeiro com uma espátula, depois com as mãos, acrescentando aos poucos a farinha. Deve ser elástico e dificilmente grudar nas mãos. Coloque a massa em uma tigela, cubra com uma toalha e deixe por 1 hora.

Vire a mistura sobre a superfície de trabalho e espalhe as frutas secas uniformemente. Sove a massa novamente. Divida em 3 partes e coloque em forminhas de papel (encha metade da forma). Deixe crescer por mais 1 hora. Asse em forno pré-aquecido a 180°C por 35 minutos.

Sem glúten, leite e fermento

Esta receita vai te ajudar a comemorar a Páscoa com toda a família, independente das restrições. Isso contribui para um tratamento saudável e fácil.

Produtos: 120 g de farinha de arroz, 60 g de farinha de milho, 40 g de fécula de batata, 2 ovos, 50 g de azeite, 50 g de açúcar (pode usar uma alternativa), 15 g de fermento em pó, 1 colher de sopa. uma mentira. psyllium*, 1 colher de chá. suco de limão, ½ colher de chá. sal, 1 colher de chá. baunilha, 70 g de passas.

Preparação: Como de costume, enxágue e molhe as passas e escorra em papel toalha. Em uma tigela funda, misture a farinha peneirada e a fécula de batata, acrescente o psyllium e o fermento (pode ser sem glúten), misture até ficar homogêneo.

Misture o azeite, o açúcar e a baunilha, bata na batedeira, depois acrescente os ovos, o sal e o suco de limão e bata novamente.

Despeje os ingredientes líquidos nos ingredientes secos e use um batedor para amassar a massa. Adicione as passas e misture novamente.

Divida a massa em formas. Asse no forno a 180°C por 40 minutos.

  • Psílio são as cascas das sementes da erva Plantago ovate ou da chamada banana branca indiana, que é usada como remédio natural para a prevenção do trato intestinal e supressão de quadros de distúrbios gastrointestinais.















Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *