Sopas deliciosas e saudáveis

 

As sopas não só equilibram a alimentação diária, mas também despertam lembranças agradáveis ​​​​da infância, quando uma tigela de sopa quente era um dos símbolos do conforto do lar. Um apetitoso primeiro prato também pode ser preparado em jejum – sem carne, peixe e outros produtos de origem animal. Combinando diferentes vegetais, ervas frescas, cogumelos, grãos e legumes, as donas de casa criam dezenas de recheios e sopas interessantes para todos os dias.

Sugerimos que você preencha seus cadernos de culinária com receitas de deliciosas sopas magras! Cada prato contém óleo vegetal, mas se decidiu observar um jejum rigoroso, aconselhamos refogar os legumes num pouco de água.

sopa de creme de abobrinha

A abobrinha é um vegetal versátil. Uma sopa magra é facilmente preparada com eles. A delicada sopa cremosa pode ser servida com croutons crocantes, sementes de abóbora, algas nori e cebolas francesas crocantes.

Produtos: Para o caldo: 1 cenoura, cebola, 2 talos de aipo, louro, 2-3 grãos de pimenta da Jamaica, 2-2,5 litros de água.

Além disso, você precisará de: cebola, 1 dente de alho, 2-3 abobrinhas, 2 batatas, sal e pimenta a gosto.

Preparação: Coloque a cenoura descascada, a cebola e o aipo em água fria. Por conveniência, você pode cortar os vegetais em vários pedaços. Quando a água ferver, acrescente a folha de louro e a pimenta da Jamaica. Ferva por 30 minutos em fogo baixo.

Numa frigideira frite a cebola picada com o dente de alho até ficar macia, acrescente 2 abobrinhas cortadas aleatoriamente e refogue tudo junto por cerca de 5 minutos. Despeje o caldo no caldo e espere ferver. Adicione as batatas aos cubos, sal e pimenta. Cozinhe por cerca de 15 minutos. Quando as batatas estiverem totalmente cozidas, bata os legumes no liquidificador.

A sopa pronta pode ser servida com rodelas de abobrinha frita e ervas.

Sopa picante de tomate com grão de bico

Em vez da tradicional sopa de ervilha magra, agora oferecemos-lhe uma sopa de grão de bico. Use mais especiarias – elas darão um sabor oriental único.

Produtos: 300 g de grão de bico, 1,5 l de água, 1 cenoura, 2 tomates, 2-3 raminhos de alho-poró, 3 colheres de sopa. uma mentira. purê de tomate, 1 pimentão vermelho, 1 colher de chá. cominho, 1 colher de chá. açafrão, cravo, pimenta malagueta, sal e pimenta a gosto

Preparação: Mergulhe o grão de bico em água durante a noite. Pela manhã, transfira para uma panela e despeje 1,5 litro de água doce, deixe ferver e cozinhe por 40 minutos em fogo moderado. Corte a cenoura e o pimentão em tiras, o alho-poró em rodelas, os tomates em 6 partes. Frite os legumes em uma frigideira com óleo vegetal até ficarem macios e acrescente o purê de tomate. Cozinhe por mais 3 minutos. Transfira o caldo de legumes para a panela com o grão de bico e leve a sopa para ferver. Por fim adiciona-se cominho e cúrcuma, tempere com sal, pimenta preta e vermelha a gosto.

Você pode experimentar temperos: use pimenta em flocos, adicione pimenta vermelha defumada e até curry!

Sopa verde com espinafre

Para deixar a sopa ainda mais satisfatória, você pode adicionar batatas, macarrão ou arroz.

Produtos: cabeça de cebola, um cacho grande de espinafre ou azeda, 1 abobrinha, talo de aipo, 2 dentes de alho, 1 batata, 3 colheres de sopa. uma mentira. arroz branco, 3 raminhos de salsa, 3 raminhos de endro, louro, 2 litros de água, sal e pimenta a gosto.

Preparação: Frite a cebola picada, o alho e o aipo numa panela com óleo vegetal, despeje a água quente e deixe ferver. Adicione a folha de louro e levemente sal. Adicione as batatas aos cubos e o arroz lavado à panela e cozinhe por 12-15 minutos.

Corte as abobrinhas em cubos e pique finamente o espinafre ou a azeda. Primeiro adicione a abobrinha à sopa e depois de 5 minutos – o espinafre picado. Deixe ferver por 5 minutos. Por fim, tempere com mais sal e pimenta. Pique o endro e a salsa e coloque na panela, tampe e deixe por 15 minutos.

Sirva a sopa com biscoitos de centeio.

Mingau de cogumelos com cogumelos

Mingau de cogumelos aromático irá agradar a todos. Se você tem cogumelos secos em casa, armazenados desde o verão, pode usá-los – eles darão um sabor e aroma ricos ao prato.

Produtos: 2 litros de água, 2 batatas, cebola, cenoura, 400 g de cogumelos frescos, 1 sopa. uma mentira. purê de tomate, 1 colher de chá. sem açúcar de cobertura, 3 picles, um punhado de azeitonas, sal e pimenta a gosto, temperos verdes frescos, algumas rodelas de limão,

Preparação: Despeje 2 litros de água em uma panela e espere ferver, acrescente as batatas cortadas em cubos. A cebola é picada e as cenouras raladas no ralador fino. Eles são fritos juntos no óleo até ficarem macios. Adicione os cogumelos picados ao caldo e após 5 minutos – o purê de tomate e o açúcar. Mexa e cozinhe por mais 5 minutos em fogo baixo.

Transfira os legumes com os cogumelos para a panela com as batatas e leve para ferver. Adicione 3 picles médios cortados em tiras. Despeje um pouco da salmoura. Neste caso, não é necessário adicionar sal à sopa. Adicione azeitonas sem caroço à sopa, polvilhe com ervas verdes picadas e retire do fogo. Sirva com uma rodela de limão.

Sopa de feijão com cenoura assada

O feijão é um ingrediente indispensável durante o jejum. Graças às proteínas da sua composição, torna cada refeição farta e equilibrada. Para dar um toque de doçura a esta sopa, recomendamos adicionar cenouras assadas.

Produtos: 200 g de feijão branco, 3-4 cenouras, 2-3 dentes de alho, ervas provençais – a gosto, 1 colher de sopa. uma mentira. páprica, sal e pimenta a gosto, pimenta malagueta fresca, alguns raminhos de coentro.

Preparação: Despeje o feijão em uma panela com água fria e leve para ferver. Ferva por cerca de 3 minutos, retire do fogo e deixe por 1-1,5 horas. Troque a água, adicionando água doce para cobrir o feijão e cozinhe por 60 minutos, verificando ocasionalmente o cozimento. Não descarte o líquido após o cozimento. Se estiver com pressa, você também pode usar feijão em lata.

Descasque e corte as cenouras em palitos grandes, arrume-as num tabuleiro coberto com papel manteiga. Regue com azeite e polvilhe com ervas secas e sal. Coloque os dentes de alho entre as rodelas de cenoura. Asse por 20 minutos a 200°C.

Misture o feijão, a cenoura e o alho em uma panela e despeje um pouco do líquido que sobrou do cozimento do feijão, ou use caldo de legumes.

Bata a mistura no liquidificador, ajustando a consistência com o caldo restante. Deixe ferver, acrescente sal e temperos.

Coloque a sopa em tigelas e decore com pimenta e rodelas de coentro.

Sopa de trigo sarraceno com cogumelos secos

Durante a Quaresma, você pode preparar o trigo sarraceno, não só como acompanhamento ou prato principal, mas também em sopas. O trigo sarraceno, bem cozido e combinado com vegetais, confere aos pratos comuns um sabor incomum.

Produtos: 30 g de cogumelos secos, 1,5 l de água, 2 batatas, cebola, cenoura, 150 g de trigo sarraceno, 100 g de cogumelos frescos, sal a gosto, especiarias verdes frescas.

Preparação: Os cogumelos secos são embebidos em 200 ml de água morna, deixados por 1 hora, depois escorridos e cortados em tiras. Despeje 1,5 litros de água em uma panela e espere ferver. Adicione as batatas aos cubos e cozinhe em fogo baixo por cerca de 10 minutos. Durante este tempo, frite os cogumelos frescos com cebola picada e cenoura em uma frigideira em óleo vegetal.

Transfira o caldo para a panela com as batatas e acrescente o trigo sarraceno lavado. Ferva em fogo médio. Após 10 minutos, adicione os cogumelos secos embebidos. Para um aroma mais vivo e sabor rico, pode-se adicionar à sopa a água em que os cogumelos foram embebidos, coando previamente. Tempere a sopa, acrescente sal e deixe ferver tampado por cerca de 10 minutos. Antes de servir polvilhe com ervas frescas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *