Sopas de inverno

 

Uma maneira deliciosa de aquecer

No inverno, quando está escuro, com neblina e frio lá fora, queremos nos aquecer com algo saboroso e quentinho. A melhor maneira de conseguir tudo de uma vez é fazendo uma sopa. Além disso, após as tempestuosas férias de Ano Novo, este prato é especialmente relevante.

Uma delícia com costela defumada

O que precisamos para preparar uma sopa de inverno deliciosa e farta? Em primeiro lugar, são leguminosas. São extremamente ricos em proteínas, ferro, vitaminas B e E, e todos sabemos que no inverno estes elementos não nos bastam e por isso nos sentimos cansados ​​e letárgicos. Uma opção de muito sucesso é a sopa de ervilha com carne defumada. Pegue um quilo de costela de porco defumada e cozinhe por 30-40 minutos. Espere esfriar e desossar. Limpe bem a carne e corte-a em pedaços pequenos. Devolva ao caldo onde foi fervido, junto com as ervilhas lavadas (cerca de 250 g). Cozinhe por mais meia hora. Enquanto isso, refogue uma cabeça de cebola limpa e cortada em cubos e uma cenoura picadinha em uma panela. Em outra frigideira frite 300 g de bacon ou peito sem óleo. Transfira o bacon ou o peito para a panela e tempere com sal e pimenta. Junte as cenouras com a cebola e acrescente 700g de batatas aos cubos. Cozinhe a sopa de ervilhas até que as batatas estejam prontas. Retire a panela do fogo e cubra com uma tampa para absorver os aromas.

Feijão e linguiça – um clássico

A sopa de feijão é uma forma perfeita de se aquecer nos dias frios de inverno. Hoje vamos oferecer-lhe uma receita um pouco inusitada para o preparo da deliciosa sopa, garantimos que fica muito farta.

Então, para começar, pique duas cenouras grandes, algumas cebolas médias, 2-3 talos de aipo e alguns dentes de alho a gosto. Misture os legumes e frite até dourar, acrescente a linguiça picada (cerca de 300 g) e continue fritando por mais 5-7 minutos. Em seguida, despeje na panela 500 ml de caldo de galinha previamente preparado, 1 colher de sopa. uma mentira. seque o vinho branco e leve a sopa para ferver. Adicione 800g de feijão branco em lata e meia cabeça de repolho picado. Ferva a sopa por mais 25-30 minutos e finalmente tempere com sal e temperos.

Antes de servir, você pode polvilhar a sopa com endro fresco.

Harcho do Cáucaso

O que senão leguminosas para colocar na sua sopa de inverno? Claro, carne. As proteínas animais devem estar presentes no cardápio, pois na estação fria o corpo gasta muito mais energia para manter a temperatura corporal do que no verão. É por isso que a sopa Kharcho Caucasiana é exatamente o que você precisa. Pode parecer um pouco estranho com produtos incompatíveis, mas porque não experimentar e experimentar novos sabores.

Primeiro prepare o caldo. Escolha cerca de 600g de pernil bovino com osso e cerca de 500g de cordeiro desossado, transfira para uma panela e cubra com água fria. Espere ferver, retirando constantemente a espuma. Coloque uma cebola inteira, louro, pimenta e sal no caldo. Cozinhe até que a carne esteja macia. Retire da panela, junto com a cebola. Despeje algumas cebolas picadas e 1 colher de sopa no caldo. uma mentira. arroz branco, deixe ferver um pouco. Em seguida, adicione sucessivamente alho picado ou amassado e coentro a gosto, 50 g de nozes, 1 colher de chá. lúpulo-suneli*, 100 molho tkemali**, 1 sopa. uma mentira. purê de tomate. Devolva a carne, corte em pedaços e tempere a sopa com romã seca. Assim que ferver, retire do fogo, tampe, embrulhe em uma toalha e deixe agir por 30-40 minutos.

*Lúpulo – suneli

Lúpulo – suneli é um tempero tradicional do Cáucaso, especialmente popular na culinária georgiana. Esta é uma mistura ligeiramente picante de ervas e especiarias, sem a qual nenhum feriado georgiano pode prescindir. O lúpulo suneli clássico tem uma cor esverdeada, mas na realidade acrescenta-se aroma e sabor picante. Do georgiano, o nome da especiaria é traduzido como “especiaria seca”.

A composição completa do lúpulo – suneli inclui feno-grego, manjericão, coentro, hissopo, salsa, pimenta malagueta, salgados, manjerona, aipo, erva-doce, hortelã e açafrão. A especiaria também tem uma receita abreviada onde estão presentes apenas açafrão, manjericão, manjerona, erva-doce, coentro e pimenta malagueta.

Na forma clássica, todos os componentes, exceto o açafrão e a pimenta vermelha, são misturados em proporções iguais. Pimenta é adicionada na quantidade de 1-2% da massa total de especiarias e açafrão – até 0,1% – a escolha depende das preferências de sabor.
O tempero é indicado para carnes e aves, para sopas e pratos de vegetais, com recheios de carne e até peixes.
Entre outras coisas, o lúpulo suneli contém não apenas ervas aromáticas, mas também ervas úteis na composição, o tempero tem um efeito positivo no funcionamento do coração, dos vasos sanguíneos e do trato gastrointestinal.

** Molho de ameixa georgiano Tkemali

Para os georgianos, isto equivale ao ketchup. Tkemali é um molho tradicional que serve para guarnecer carnes assadas, ensopados, vegetais, batatas fritas ou assadas e outros enfeites.
É preparado a partir de ameixas, alho, coentros, erva-doce, estragão, pimenta preta e vermelha picante, açúcar, sal, água e vinagre.

Frutos do mar em tomate

Receitas de sopas de inverno podem ser complementadas com uma sofisticada sopa de tomate. Numa panela aqueça 100 ml de azeite e deite a cebola picada, alguns dentes de alho e pimenta vermelha picante. Escalde três tomates grandes com água fervente, descasque-os e corte-os em pedaços pequenos. Quando a cebola na panela ficar transparente, acrescente os tomates e refogue por 5-7 minutos. Tempere com sal e pimenta a gosto, acrescente o manjericão seco. A mistura resultante é levemente resfriada, transferida para um liquidificador e amassada até obter uma massa homogênea. Retorne o purê de tomate para a panela e adicione 500ml de água morna, deixe ferver.

As sopas de tomate podem ser combinadas com diversos produtos. Tomemos como exemplo os frutos do mar: camarões, amêijoas e lulas. Quando a sopa ferver, adicione 100 g de macarrão e depois de alguns minutos adicione os frutos do mar e cozinhe por 5-7 minutos. A sopa pronta deve “descansar” um pouco sob a tampa.

Sopa de cogumelos favorita

Os cogumelos são outro alimento básico a ter em conta no inverno. Com a ajuda deles, preparar uma sopa saudável não será difícil. Despeje meia xícara de cevadinha em uma panela, água para cobrir e deixe ferver. Para esta sopa você precisa de 1 kg de cogumelos de sua escolha. Deixe-os de molho em água por 20 minutos, depois corte-os e transfira-os para uma panela. Despeje a água e leve ao fogo para ferver. Reduza o fogo e cozinhe os cogumelos até ficarem cozidos, retirando constantemente a espuma. Frite as cenouras e as cebolas picadas em uma frigideira. Durante este tempo, a cevada já está suficientemente inchada e pode ser adicionada ao caldo de cogumelos. Acrescentamos também 4 batatas cortadas em cubos e as cenouras e cebolas fritas. Salgue e polvilhe com pimenta preta a gosto a sopa e cozinhe até que as batatas e a cevada estejam prontas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *