Sobremesas dietéticas

Como torná-los saborosos e saudáveis ​​ao mesmo tempo

Todos nós amamos Charlotte de maçã. É uma lembrança de infância quando a mãe tirava do forno o bolo recém-assado. Mas, para alguns, é também uma luta constante por uma bela figura ou pela saúde dos entes queridos.
É possível, sem abrir mão de lembranças calorosas, criar hábitos novos, mas saudáveis? Prepare deliciosas sobremesas, saboreie-as com seus entes queridos e não sinta remorsos.

Sobremesa sem prejudicar a figura








Você pode “fazer amizade” com tortas e cupcakes. Eles não atrapalham sua alimentação, pelo contrário, trazem alegria e benefícios.

1. Reduza a quantidade de açúcar. Nosso amor pelo açúcar é inato; os problemas começam quando é demais. Segundo nutricionistas, costumamos ultrapassar a norma em 3 a 4 vezes. E usamos mais açúcar para o preparo de sobremesas doces. O que pode ser feito? Reduza a quantidade de açúcar recomendada na receita. Melhor ainda se substituir por alternativas mais saudáveis: purê de frutas, frutas cristalizadas ou um pouco de mel. Evite também adição de açúcar – por exemplo, em vez de geléia, você pode usar frutas secas ou frutas congeladas para decoração.

2. Reduza o óleo. O próprio óleo e as gorduras nele contidas não representam uma ameaça à saúde. Mas em pequenas quantidades (cerca de 15-25 gramas por dia). É simples: 100 gramas de manteiga contêm 850 quilocalorias e 82 gramas de gordura. Por exemplo, uma banana, que pode substituir parcialmente a manteiga em produtos de panificação, contém cerca de 130 quilocalorias e praticamente nenhuma gordura. Todos se beneficiarão com esta alternativa: a carga calórica diminuirá e a fruta fornecerá os nutrientes que o corpo necessita. Experimente substituir parcialmente a manteiga por banana ou purê de frutas.

3. Substitua a farinha branca pela farinha de trigo integral. O sabor não sofrerá com isso, mas os produtos assados ​​ficarão mais saudáveis. Em primeiro lugar, a farinha de trigo integral, ao contrário da farinha branca refinada, contém grande quantidade de fibras, o que tem efeito positivo na saúde do trato gastrointestinal. Seus produtos saturam mais rápido, o que significa que você comerá menos. Esta farinha contém mais proteínas, o que ajuda a normalizar os níveis de açúcar no sangue, e nutrientes importantes (vitaminas e elementos úteis) são preservados. Em vez de farinha de trigo, você pode experimentar outros tipos: aveia, trigo sarraceno, amêndoas.

4. Adicione nozes, sementes, frutas e até vegetais (como cenoura ou abobrinha). Todos esses produtos serão uma fonte adicional de nutrientes e fibras. Desta forma, a sobremesa será útil, principalmente na estação fria.

5. Não coma sozinho. Se você preparou uma sobremesa, compartilhe-a com seus entes queridos. Assim vocês comerão menos e se divertirão juntos.

6. Faça amizade com especiarias. Canela, cardamomo, açafrão, açafrão, pimenta preta e outras especiarias possuem uma série de qualidades importantes. Eles não só acrescentam novas notas de sabor, mas também ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue e são fonte de nutrientes, regulam o funcionamento do trato gastrointestinal e muito mais.

7. Experimente novas receitas. Se você está acostumado a fazer tortas e bolos pesados, experimente as mesmas opções deliciosas, porém mais leves – sobremesas de pudim, suflê, pastilha ou requeijão.

Vamos ver como essas regras podem funcionar na prática. Oferecemos algumas receitas simples e interessantes de produtos de panificação diet para se inspirar.

Torta de frutas vermelhas








Esta sobremesa é um exemplo de sobremesa leve e recheada feita com farinha de trigo integral. No inverno, você pode usar frutas congeladas, como cerejas, para rechear. E no verão – todos os tipos de produtos sazonais.

Produtos: 150 g de farinha de trigo integral, 100 g de farinha de milho, 1 colher de sopa. uma mentira. açúcar, 3 g de fermento em pó, 1 ovo, 100 g de requeijão, 40 ml de leite fresco, 700 g de cerejas congeladas, 1 colher de sopa. uma mentira. amido de milho, 3 colheres de sopa. uma mentira. mel

Preparação: Em uma tigela funda, misture o fubá, a farinha integral, o fermento e o açúcar. Adicione o requeijão e o ovo, despeje o leite em jato fino. Sove até ficar homogêneo: a massa deve ficar grossa. Divida em duas partes desiguais. De um faremos a base e as paredes, e com o segundo cobriremos a torta.

Escorra as cerejas descongeladas e misture com o amido, acrescente o mel e misture: o recheio da torta está pronto.

Abra a massa para a base e coloque-a em formato redondo. Espalhe o recheio por cima. Abra o resto da massa e use-a para cobrir a torta (se quiser pode cortar em tiras e fazer uma grade por cima). Não esqueça de picar com um garfo. Asse a 180°C por 35 minutos.

Bolo de cenoura








Bolo de cenoura caseiro é um exemplo clássico de como você pode adicionar frutas ou vegetais à massa e ainda assim torná-la saudável e deliciosa.

Produtos: Básico: 3 cenouras, 300 g de farinha de trigo, 100 ml de leite fresco, 3 ovos, 3 g de fermento em pó, 3 colheres de sopa. uma mentira. açúcar, açafrão e canela a gosto, nozes e frutas cristalizadas a gosto.

creme: 300 g de creme de leite, 50 g de mel, 8 g de espessante de creme.

Preparação: As cenouras são raladas no ralador fino (ou picadas no liquidificador). Em uma tigela funda, misture a farinha, o fermento, o açúcar e os temperos. Os ovos são batidos até ficarem brancos e adicionados à farinha, junto com a cenoura e o leite. Misture bem até ficar homogêneo.

Unte a forma, despeje a massa nela e leve ao forno por 45 minutos a 180°C.

Durante este tempo, misture os ingredientes do creme e bata por cerca de 2 minutos.

Deixe o bolo pronto esfriar. É coberto com creme e decorado com nozes e frutas cristalizadas.

Muffins de trigo sarraceno








Esses muffins dietéticos fáceis de fazer não contêm glúten, por isso são perfeitos para todos. Decore os pastéis com suas frutas secas favoritas – passas, cranberries secas ou ameixas secas picadas – isso deixará os muffins ainda mais saborosos.

Produtos: 120 g de farinha de trigo sarraceno, 2 ovos, 50 ml de óleo vegetal (coco ou girassol), 50 g de açúcar, 2 g de fermento em pó, 60 ml de água, 2 colheres de sopa. uma mentira. cacau em pó, 2 colheres de sopa. uma mentira. passas de uva.

Preparação: Misture o fermento e a farinha de trigo sarraceno em uma tigela funda. Pegue os ovos e separe as claras das gemas. Bata as gemas com o açúcar até ficar cremoso. Adicione o cacau, a água e o óleo à mistura e bata novamente. Adicione a farinha e continue até a massa engrossar.

Bata as claras em neve na batedeira. Adicione-o cuidadosamente à massa com uma espátula. Adicione as passas e misture novamente.

Encha as forminhas de muffin até a metade com massa. Asse por 30 minutos a 180°C. Desfrute de sua refeição!

Biscoitos de Banana e Aveia








Esses biscoitos são feitos sem farinha, manteiga ou mesmo açúcar.

Produtos: 100 g de aveia, 1 banana, 20 g de nozes, 2 g de fermento, canela e cardamomo – a gosto.

Preparação: Bata a banana no liquidificador ou amasse com um garfo. Moa metade da aveia e das nozes no liquidificador. Misture todos os ingredientes, sove a massa e deixe descansar por 10 minutos. Se desejar, você pode adicionar frutas secas, sementes e outros ingredientes à mistura.

Use uma colher para moldar os biscoitos e arrume-os em uma assadeira. Leve ao forno por 10 minutos a 180°C.

Geléia de maçã








Esta receita de sobremesa de baixa caloria contém apenas dois ingredientes. A geleia é doce, mas com leve acidez. É uma excelente decoração para reuniões familiares de inverno.

Produtos: 600 g de maçãs, 15 g de gelatina.

Preparação: Limpe as maçãs – descasque, corte e retire o caroço. Leve ao forno por 30 minutos a 160°C. Bata as frutas no liquidificador para fazer um purê para misturar com a gelatina. Misture com uma espátula e deixe por cerca de 10 minutos. Em seguida, é colocado em banho-maria e mexido delicadamente até que a gelatina se dissolva (a mistura esquenta e muda de cor).

Bata a compota de maçã na batedeira, aumentando gradativamente a velocidade até obter uma massa densa mas arejada.

Despeje o creme na forma (ou distribua em formas de muffin) e deixe na geladeira por 2 a 3 horas. Se desejar, decore o suflê com lascas de Coca-Cola, cacau ou acrescente um pouco de mel.

Pudim de aveia

Você pode fazer ótimas sobremesas saudáveis ​​de aveia. Por exemplo, você pode preparar um pudim: saboroso, saudável e fácil de preparar. E você nem precisa de forno.

Produtos: 150 g de aveia, 400 ml de leite fresco, 2 maçãs, 2 colheres de sopa. açúcar, 2 colheres de sopa. uma mentira. mel, 10 g de manteiga, canela a gosto.

Método de cozimento: À noite, aqueça o leite em uma panela, acrescente a aveia, o açúcar e cozinhe tampado por 10 minutos (ou conforme indicado na embalagem). Em seguida, despeje em tigelas ou copos e leve à geladeira durante a noite.
De manhã, as maçãs são cortadas em cubinhos e fritas com um pedaço de manteiga. Adicione a canela e o mel e retire do fogo.
Retire o pudim da geladeira, regue com a mistura de maçã quente e sirva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *