A primavera desperta não só a natureza, mas também o nosso desejo por uma alimentação saudável e uma alimentação leve. É nesta altura que aparecem nos pratos os primeiros presentes verdes: ervilhas jovens, pepinos crocantes, espargos e muitos vegetais. A melhor forma de experimentar iguarias sazonais é fazer saladas com elas.
Pepinos e tomates com queijo feta, grão de bico e cebola roxa
Pepinos decoram a mesa o ano todo. Mas não há nada mais delicioso do que vegetais frescos e crocantes da primavera. Sugerimos que você prepare uma salada clássica de pepino e tomate. E para variar, acrescente grão de bico e queijo branco.
Produtos: Básico: 2 pepinos, 2 tomates, uma cebola roxa, 100 g de queijo branco, 100 g de grão de bico, 5 raminhos de salsa, 1 colher de sopa. uma mentira. gergelim, uma pitada de cominho.
Para o molho: 1 limão, 2 colheres de sopa. uma mentira. azeite, dente de alho, 0,5 colher de chá. mostarda, 0,5 colher de chá. cobre, 0,5 h. sal
Preparação: O grão de bico é embebido por 8 horas e fervido até ficar macio. Pepinos são divididos em quartos e cortados. Transfira para uma tigela funda. Os tomates são picados grosseiramente e misturados com os pepinos. Corte a cebola em meias luas e junte-as ao resto dos legumes. Adicione o grão de bico cozido e o queijo. O queijo pode ser fatiado ou esfarelado à mão. Polvilhe a salada com folhas de salsa, cominho e gergelim. É melhor assar primeiro as sementes em uma frigideira.
Numa tigela limpa, misture o sumo e as raspas de limão, o azeite, o mel, a mostarda, o dente de alho amassado e o sal. Despeje sobre a salada e sirva.
Alho selvagem, ovos, presunto e batata cozida
O alho selvagem só pode ser consumido no final da primavera, quando as folhas novas já brotaram e a planta ainda não floresceu. Tem gosto de alho e cebolinha ao mesmo tempo. No entanto, falta-lhe a acidez característica.
O alho selvagem jovem é consumido cru ou levemente salteado em óleo em uma panela. Os talos podem ser conservados para preservar um pouco da primavera para mais tarde.
Produtos: Principais: 2 batatas, 100 g de presunto, 2 ovos, 50 g de queijo duro, 50 g de alho selvagem, 50 g de rúcula.
Para o molho: 3 colheres de sopa. uma mentira. azeite, 1 colher de sopa. uma mentira. vinagre de vinho, um dente de alho, uma pitada de sal, uma pitada de pimenta preta moída.
Preparação: Lave a rúcula, seque e coloque numa saladeira. Lave também o alho selvagem com água, seque, corte e junte à rúcula. Descasque as batatas e ferva-as. Quebre-os em pedaços grandes e misture com as ervas. O presunto é picado grosseiramente e adicionado aos restantes produtos. Polvilhe com queijo ralado. O queijo também pode ser cortado com descascador de legumes. Os ovos são cozidos, resfriados e cortados em quartos. Decore a salada com eles.
Numa tigela limpa, misture o azeite, o vinagre de vinho, o alho amassado, o sal e a pimenta. O sal pode ser substituído por queijo duro ralado finamente. Despeje sobre a salada e sirva.
Sorrel com ovo e milho
Sorrel é chamado de rei da primavera, é um dos primeiros a aparecer nas camas. É por isso que você não pode prescindir dele nas receitas de salada verde. A acidez das folhas complementará de forma interessante ovos, frango ou peixe branco. Sorrel também combina bem com rabanetes, pepinos, morangos e milho doce.
Produtos: Principais: pepino, pimenta, cebola roxa, 100 g de milho em lata, 2 ovos, 50 g de azeda, 0,5 cacho de endro.
Para o molho: 50 g de iogurte, 1 colher de sopa. uma mentira. suco de limão, 1 colher de chá. mostarda, 0,5 colher de chá. alho seco, 2 pitadas de sal.
Preparação: Lave bem a azeda e o endro, seque-os e pique-os, coloque-os numa saladeira. Corte a pimenta em cubos, a cebola roxa em rodelas e o pepino em semicírculos. Misture os legumes com as especiarias verdes. Os ovos são cozidos, picados e adicionados aos demais produtos. Adicione o milho e misture bem.
Tempere o iogurte com suco de limão, mostarda, alho seco e sal. Bata até amaciar. Despeje sobre a salada e sirva.
Acelga e tomate cereja escalfado
A acelga é muito adequada para saladas de primavera. A sua cor viva irá refrescar o menu habitual. As folhas têm gosto de beterraba sacarina ou brotos de aspargos jovens. Eles podem ser adicionados diretamente aos ensopados ou levemente cozidos no vapor e usados no lugar do repolho ou das folhas de videira no preparo do sarmi.
Produtos: 8-10 tomates cereja, 100 g de salmão salgado, 100 g de mussarela, 50 g de acelga, 3 colheres de sopa. uma mentira. óleo vegetal, 2 pitadas de sal, uma pitada de pimenta vermelha.
Preparação: Lave a acelga, seque, pique e coloque numa saladeira. Adicione fatias de salmão salgado e bolinhas de mussarela.
Aqueça o azeite em uma panela, acrescente a pimenta e aqueça por 15-20 segundos. Refogue os tomates cereja no azeite. A pele deles deve rachar.
Decore a salada com os tomates quentes, polvilhe com o azeite picante, sal e sirva.
Repolho fresco com cenoura, aipo e maçã
O repolho de uma nova safra pode ser facilmente reconhecido pela sua cor. As cabeças pequenas devem ser verdes brilhantes, como casca de limão. As folhas novas contêm menos açúcar e amido. Basta adicionar alguns ingredientes crocantes e sua salada primavera fresca estará pronta.
Produtos: Principais: cenoura, maçã, 100 g de repolho, 3 talos de aipo, 0,5 colher de chá. sal
Para o molho: limão, 3 colheres de sopa. uma mentira. óleo vegetal, 1 colher de chá. mel, 2 pitadas de sal, uma pitada de pimenta preta moída.
Preparação: Pique o repolho finamente, coloque em uma tigela, polvilhe com sal e amasse com as mãos. Corte a cenoura, a maçã e o aipo em tiras. Adicione o repolho picado. Se o repolho soltou suco, escorra-o primeiro.
Em uma tigela separada, misture o azeite, o suco e as raspas de limão, o mel, o sal e a pimenta. Bata até amaciar. Regue e sirva a salada.
Quinoa com ervilhas, hortelã e queijo de pasta mole
Produtos: Básico: 100 g de quinoa, 100 g de ervilha jovem, 100 g de queijo de pasta mole, 0,5 ramo de hortelã.
Para o molho: 2 colheres de sopa. uma mentira. azeite, 1 colher de sopa. uma mentira. suco de limão, 0,5 colheres de sopa. uma mentira. vinagre de vinho, 0,5 colher de chá. mel, uma pitada de sal, uma pitada de pimenta vermelha.
Preparação: Lave a quinoa e seque em uma panela em fogo médio. Se desejar, pode adicionar um pouco de azeite e refogar até aparecer um aroma de nozes. Despeje 200 ml de água quente, tampe e cozinhe em fogo baixo até o líquido evaporar. Coloque a quinoa preparada em uma tigela funda. Adicione as ervilhas, o queijo de pasta mole picado aleatoriamente e as folhas de hortelã.
Numa tigela separada, misture o azeite com o suco de limão, o vinagre de vinho e o mel. Tempere com sal e pimenta. Regue a salada com o molho e sirva.
Rabanetes com beterraba e frutas cítricas
Rabanetes são outra estrela da primavera. Antes de cortar, é melhor deixá-los em água fria por 20-30 minutos. Isso os deixará mais crocantes. E se você descascá-los, o vegetal perderá um pouco da acidez.
Produtos: beterraba, 0,5 toranja, 1 laranja, 100 g de mistura para salada, 6 rabanetes, 2 colheres de sopa. uma mentira. azeite, uma pitada de sal.
Preparação: Descasque a beterraba, pincele com óleo vegetal, embrulhe em papel alumínio e leve ao forno por 30-40 minutos a 180°C. Com uma faca afiada, retire a polpa dos cítricos. Você pode espremer um pouco de suco e misturá-lo com azeite para temperar.
Lave a mistura de salada, seque e transfira para uma tigela funda. Adicione a toranja ralada e os rabanetes em fatias finas. Retire a beterraba do forno, deixe esfriar e corte também em círculos finos. Adicione a outros produtos. Enfeite a salada com queijo, que pode ser picado ou esfarelado à mão. Regue com azeite misturado com sumo de citrinos, polvilhe com sal e sirva.
Espinafre, morangos, abacate e queijo azul
A única coisa melhor do que espinafre fresco e suculento é uma salada de espinafre. Você pode complementá-lo com morangos. O molho de mel proporcionará doçura extra. Você pode experimentar o queijo. Experimente diferentes tipos de mofo azul, experimente com leite de cabra ou forme bolinhas de ricota.
Produtos: abacate, 100 g de morangos, 100 g de espinafre, 50 g de queijo azul, 20 g de nozes, 1 colher de sopa. uma mentira. suco de limão, 2 colheres de sopa. uma mentira. azeite, 1 colher de chá. querido, uma pitada de sal.
Preparação: Lave o espinafre, seque com papel toalha e coloque no fundo de um prato fundo. Corte o abacate ao meio, retire o caroço e corte a polpa em rodelas finas. Adicione-os ao espinafre e polvilhe com suco de limão. Os morangos são divididos ao meio e misturados com o restante dos produtos. A salada é polvilhada com queijo azul esfarelado e nozes moídas.
Para o molho, misture o azeite com o mel e o sal. Regue a mistura sobre a salada e sirva.
Salada quente com espargos e cogumelos
O sabor dos aspargos lembra ervilha fresca – um pouco herbáceo, com notas doces.
Produtos: cenoura, beterraba, 150 g de aspargos, 100 g de couve-flor, 100 g de cogumelos, 50 g de espinafre, 4 colheres de sopa. uma mentira. óleo vegetal, 1 colher de sopa. uma mentira. suco de limão, 0,5 colher de chá. alho seco, 0,5 colher de chá. sal, uma pitada de pimenta preta moída.
Preparação: Descasque as beterrabas e corte-as em pedaços médios. Despeje sobre as fatias com 1 colher de sopa. uma mentira. óleo vegetal e embrulhe-os em papel alumínio. Asse a 180°C por 30 minutos.
Corte as cenouras em cubos grandes, separe os aspargos e coloque-os num tabuleiro para ir ao forno. Adicione o suco de limão e 2 colheres de sopa. uma mentira. óleo. Polvilhe com alho seco e sal e mexa. Asse a 180°C por 15–20 minutos.
Corte a couve-flor em florzinhas, coloque em água e sal por 2 minutos, retire e escorra em uma peneira.
Numa frigideira aqueça o azeite restante e frite os cogumelos.
Retire os legumes do forno e arrume-os cuidadosamente em uma tigela funda. Adicione-lhes a couve-flor escaldada e os cogumelos. Decore a salada com folhas de espinafre, regue com o molho que sobrou da fritura dos cogumelos, tempere com pimenta moída e sirva. Se desejar, você pode adicionar um pouco mais de óleo vegetal.
Alface, frango e ovos
A alface é um ingrediente básico nas saladas primavera. Legumes crocantes com ligeiro amargor e notas de nozes combinam bem com carnes fritas e fígado. O que a alface não gosta é de sal. O tempero aumenta o amargor e acelera o murchamento. Não se deve salpicar sal nas folhas, é melhor adicionar no molho.
Produtos: Principais: 400 g de filé de frango, 2 tomates, uma cebola roxa, 50 g de alface, 1 ovo, 2 colheres de sopa. uma mentira. óleo vegetal, nozes a gosto.
Para a marinada: 2 colheres de sopa. uma mentira. óleo vegetal, 0,5 colher de chá. mel líquido, 0,5 colher de chá. alho seco, 0,5 colher de chá. pimenta vermelha moída, 0,5 colher de chá. sal, uma pitada de pimenta preta moída.
Preparação: Misture todos os ingredientes da marinada: óleo vegetal, mel líquido, alho seco, páprica, sal e pimenta. Corte o filé em pedaços pequenos, unte com a marinada e deixe por 10-15 minutos. O ovo é cozido e deixado esfriar. Lave e seque a alface. Pique as folhas grosseiramente e coloque-as em uma tigela funda. Corte cada tomate em 8 rodelas e acrescente à salada. A cebola roxa é cortada em rodelas finas e adicionada. Corte o ovo resfriado em rodelas e misture com a alface e os legumes.
Frite o filé em óleo vegetal até ficar pronto e adicione ao restante dos ingredientes. A salada é coberta com o líquido que sobrou na frigideira depois de fritar o frango. Se desejar, você pode adicionar um pouco mais de óleo vegetal.
Polvilhe a salada com nozes e sirva.