Refeições sem glúten

Receitas interessantes e dicas de culinária

Até recentemente, comíamos com calma todo tipo de guloseimas, preocupando-nos apenas com a quantidade de açúcar e manteiga. O século 21 trouxe novos conhecimentos, inclusive sobre produtos. Descobriu-se que alguns cereais contêm glúten – uma proteína que levanta muitas questões.

Muitos médicos acreditam que o glúten causa ganho de peso e aconselham evitá-lo para perder peso. Acontece que também podemos falar em intolerância ao glúten, quando seguir uma dieta sem glúten é condição básica para a saúde e uma vida normal.

Onde o glúten é encontrado?

O glúten está contido em muitos cereais – trigo, aveia, centeio, cevada, espelta, cevada pérola e outros. Ou seja, pode ser encontrado em pães, pizzas, tortas e espaguetes.

É uma combinação de aminoácidos proteicos, enzimas e peptídeos. Os aminoácidos contidos no glúten não podem ser sintetizados no corpo humano. É por isso que são particularmente importantes – participam na síntese da hemoglobina, na regeneração dos tecidos, no funcionamento do trato gastrointestinal e em outros processos vitais importantes.

O glúten tem um efeito benéfico no sistema imunológico, no tecido ósseo, auxilia na recuperação de lesões e doenças graves, fornecendo as vitaminas e oligoelementos necessários. É ele quem deixa a massa fofa, saborosa e arejada. Se você é intolerante ao glúten, sua escolha de pães e produtos assados ​​​​é limitada – apenas sem glúten.

Os segredos de fazer produtos assados ​​sem glúten







Se você decidir dominar o preparo de pães e outros produtos de panificação sem glúten, precisará se lembrar de algumas sutilezas.

1. Recomenda-se a utilização de um fermento especial, preparado a partir de bicarbonato de sódio, amido e vinagre de vinho. Como último recurso, adicione bicarbonato de sódio “temperado” com suco de limão ao fermento normal.

2. Água ou leite de vaca podem ser substituídos por água mineral ou leite de nozes. O sabor ficará muito mais interessante!

3. Antes de cozinhar, coloque a massa na geladeira por um tempo para que o pão mantenha melhor a forma.

4. Faça cortes rasos na superfície da massa, caso contrário os pastéis irão rachar.

5. Enquanto o pão assa, não abra o forno para que ele não “caia” – você não conseguirá pegá-lo novamente. Para obter uma textura delicada de muffins e tortas, coloque uma panela com água no fundo. do forno.

6. Não retire imediatamente o pão acabado do forno – primeiro desligue-o, abra ligeiramente a porta e deixe repousar. Neste caso, não cairá e permanecerá fofo e macio. É melhor torrar produtos assados ​​​​sem glúten do que deixá-los mal assados ​​- isso melhorará sua aparência e sabor. E não tenha medo de aquecer mais o forno – produtos assados ​​sem glúten, como um forno quente.

Pãezinhos de Fubá com Ervas








Os pães de fubá são muito tenros, com uma ligeira tonalidade amarelada, e as ervas aromáticas conferem-lhes um aroma agradável. Esta receita não contém nem ovos nem manteiga, por isso os muffins são hipoalergênicos e dietéticos.

Produtos: 600 ml de leite fresco, 500 g de farinha de milho, 80 g de farinha de linhaça, 2 colheres de chá. açúcar, 1 pacote fermento seco, 2 colheres de sopa. uma mentira. Ervas provençais, 1 colher de sopa. uma mentira. uma mistura de pimentão moído e sal a gosto.

Preparação: Aqueça um pouco o leite, acrescente o açúcar e o fermento. Adicione o fubá e a farinha de linhaça, seguidos da mistura de pimenta, ervas da Provença e sal. Sove a massa e deixe agir por uma hora, coberta com um pano úmido. Sove novamente a massa com as mãos, forme uma bola, cubra e deixe crescer.

Pré-aqueça o forno a 220°C e cubra um tabuleiro com papel vegetal. Divida em bolinhas, pressione levemente com a palma da mão e arrume na bandeja.

Espere crescer um pouco e leve ao forno por cerca de 30 minutos. Tudo depende da potência do forno, então julgue você mesmo o tempo. Deixe os pães esfriarem no forno e só depois retire a assadeira.

Pão de arroz e batata em padaria








As padarias modernas têm uma opção especial de “pão sem glúten”. Nos modelos mais antigos, use o modo muffin ou cozimento diet.

As receitas de pão podem variar, mas é importante seguir a sequência correta de colocação dos produtos na tigela. Despeje primeiro o líquido, acrescente o sal, depois a farinha com o restante dos ingredientes e coloque o fermento por cima.

A tarte de arroz e batata tem um sabor interessante, não deixe de experimentar!

Produtos: 300 ml de água morna (você também pode usar leite de amêndoa), 450 g de farinha de arroz, 150 g de purê de batata seco, 2 colheres de sopa. uma mentira. açúcar mascavo, 2 colheres de sopa. uma mentira. óleo vegetal, 1,5 colher de chá. sal, 1,5 colher de chá. fermento seco.

Preparação: Coloque os ingredientes na máquina de fazer pão, defina o programa de cozedura sem glúten, amasse a massa e pare o programa após 15 minutos. Verifique a consistência da massa e se necessário acrescente líquido ou mais farinha.

Ligue o modo selecionado novamente e repita o amassamento. Pare o programa e deixe a massa crescer durante uma hora. Em seguida, ligue o modo de cozimento e cozinhe por 60 minutos. Deixe o pão esfriar no forno por cerca de 20 minutos e sirva em seguida.

Doces de trigo sarraceno com mel








Uma receita fácil e interessante com farinha sem glúten. Os biscoitos são muito tenros, saborosos, aromáticos, de cor chocolate e com um requintado aroma a nozes.

Produtos: 170 g de farinha de trigo sarraceno, 6 ovos de codorna, 50 g de açúcar, 70 g de mel.

Preparação: Bata os ovos de codorna com o açúcar até ficar homogêneo. Adicione o mel e a farinha. Misture bem a massa, cubra com um pano úmido e deixe por 30 minutos.

Unte uma assadeira com manteiga. Divida a massa e enrole em pequenos pães. Leve os bolos ao forno pré-aquecido a 160°C durante cerca de 20 minutos. Biscoitos de trigo sarraceno podem ser servidos com leite, chá ou café. São leves e muito saborosos!

Pizza vegetariana








A pizza sem glúten à base de farinha de grão de bico é muito fácil de preparar. Até os iniciantes podem lidar com a receita.

Produtos: Para a massa: 200 g de farinha de grão de bico, 100 ml de água fria, ½ colher de chá. sal, 1 colher de chá. ervas provençais.

Mais: 100 g de purê de tomate, 5 cogumelos, pimenta, 2 tomates, cebola, 50 g de azeitonas, 40 g de queijo duro, 2 colheres de sopa. uma mentira. azeite, sal a gosto.

Preparação: Misture os ingredientes secos da massa: farinha, sal e ervas, despeje água fria, misture bem e deixe a mistura viscosa resultante inchar por 30 minutos.

Unte uma assadeira com óleo vegetal, coloque a massa sobre ela e forme um pântano com as mãos molhadas.

Asse os legumes e os cogumelos no forno. Coloque tiras de pimentão, rodelas finas de cogumelos e tomates sobre papel manteiga, polvilhe com azeite e sal. Asse dos dois lados por 10 minutos.

Espalhe a massa folhada com o puré de tomate, arrume os legumes com os cogumelos, junte um pouco de cebola em meia-lua e azeitonas ao meio. Você pode polvilhar queijo duro ralado por cima.

Leve a pizza ao forno por 10 minutos, pré-aquecido a 180-200°C. A massa de grão de bico é um pouco incomum, mais espessa e crocante. Decore a pizza pronta com folhas de rúcula ou salsa. Coma quente.

Torta de abóbora







A torta de abóbora feita com farinha de amêndoa vai se tornar uma verdadeira revelação gastronômica. É importante mimar-se com essa torta no outono e na estação fria.

Produtos: Para a massa: 150 g de farinha de amêndoa, 2 colheres de sopa. uma mentira. óleo de coco, 1 colher de sopa. uma mentira. mel

Para o recheio: 400 g de abóbora, 2 ovos, 200 ml de leite de coco, 4 colheres de sopa. uma mentira. mel, sal e canela a gosto.

Preparação: Misture os ovos com a farinha de amêndoa, acrescente o óleo de coco e o mel. Sove a massa e deixe descansar um pouco sob um pano úmido.

Enquanto isso, prepare o recheio de abóbora. Rale a abóbora em um ralador fino, transfira para uma tigela funda e acrescente os ovos, o leite de coco, o mel, uma pitada de canela e o sal. Misture bem até ficar homogêneo.

Espalhe a massa em uma forma de silicone, despeje o recheio por cima e leve a forma ao forno, pré-aquecido a 160°C. Asse por 50 minutos, para que as bordas não queimem, cubra os locais assados ​​​​com papel alumínio 20 minutos após o início do cozimento. Na hora de servir, você pode decorar a torta com chantilly.

Pão verde de trigo sarraceno








Fazer pão sem glúten parece uma tarefa difícil. Vamos tentar fazer pão usando a receita mais simples.

Produtos: 200 g de trigo sarraceno verde, 1 colher de sopa. uma mentira. linhaça, 200 ml de água, 2 colheres de sopa. uma mentira. óleo vegetal, 1 colher de sopa. uma mentira. vinagre de maçã, 1/2 colher de chá. refrigerante, sementes de girassol e abóbora a gosto, sementes de gergelim preto e branco a gosto, manjericão seco moído.

Preparação: Lave o trigo sarraceno e deixe-o em água durante a noite. De manhã, mergulhe as sementes de linhaça em água por 15 minutos para que a água as cubra completamente. Moa o trigo sarraceno no liquidificador com um pouco da água em que foi embebido. Adicione vinagre, óleo vegetal, refrigerante e sal. Se desejar, adicione sementes e ervas secas. Misture bem. Adicione as sementes de linhaça inchadas e misture novamente.

Pré-aqueça o forno a 180°C. Transfira a massa para uma bandeja e decore com as sementes restantes. Cubra a bandeja com papel alumínio e leve ao forno por 20 minutos. Retire o papel alumínio e leve ao forno por mais 40 minutos. Desligue o forno e deixe o pão pronto repousar por mais 30 minutos.

Muffin de requeijão

Bolo crocante incrivelmente delicioso que vai te deixar de bom humor. Você pode decorá-lo com frutas e frutas ao seu gosto.

Produtos: 100 g de queijo cottage, 100 g de farinha de milho, 50 g de farinha de arroz, 100 g de farinha de amêndoa, 100 g de manteiga, ovo, 50 g de amêndoas, 50 ml de suco de maçã, laranja, 50 g de açúcar de cana, 1 colher de chá. fermento em pó, sal.

Preparação: Moa as amêndoas no liquidificador até obter migalhas grossas. Em uma tigela funda, misture todos os tipos de farinha, fermento, nozes e sal.

Misture a manteiga derretida, o açúcar e o ovo, acrescente o suco de maçã e o requeijão, misture tudo bem novamente. Adicione à mistura seca e misture até obter uma massa lisa. Transfira a massa para uma assadeira e leve ao forno por 40 minutos a 180°C. Corte a laranja em círculos e decore a sobremesa pronta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *