O Natal já passou, demos as boas-vindas ao Ano Novo. Esperamos que você tenha passado momentos festivos e aconchegantes com a família e amigos. Mas… as férias não acabam. Janeiro é o mês com mais dias com nomes e ocasiões para encontros.
É por isso que continuamos a oferecer-lhe deliciosos menus festivos.
Rolinhos de porco com presunto e pepino
Você precisará de: 10 bifes de porco, 2-3 pepinos salgados ou em conserva, 200 g de presunto, 3-4 dentes de alho, sal, pimenta preta moída, molho de curry e ervas a gosto, óleo para fritar, água para refogar.
Preparação: Dê tapinhas nas costeletas, se necessário, novamente, usando um envelope ou papel alumínio, para não rasgar muito a carne. Retire-os do envelope e tempere com sal, polvilhe com pimenta preta. Pepinos e presunto são cortados em cubos pequenos, o alho descascado é saturado. Misture esses ingredientes do recheio em uma tigela separada e tempere com molho de curry.
Espalhe o recheio sobre os bifes socados e enrole-os. Frite em uma frigideira em óleo vegetal por todos os lados até dourar. Despeje um pouco de água na panela e cozinhe suavemente os rolinhos até ficarem macios.
Costelinha de porco assada no forno
Você precisará de: 500-700 g de costela de porco, 100 g de fumo líquido*, sal e especiarias a gosto, óleo vegetal para fritar e assar.
Preparação: As costelas de porco são esfregadas com sal e temperos, colocadas em uma tigela funda e cobertas com fumaça líquida. Deixe marinar na geladeira por 2 a 3 horas.
As costelas, retiradas da geladeira, são fritas dos dois lados em uma assadeira com uma quantidade mínima de óleo vegetal. Transfira para uma bandeja, acrescente um pouco mais de azeite e leve ao forno até assar em forno pré-aquecido, a 170-180 °C (a carne deve ficar macia e fácil de separar dos ossos). Sirva com molho de carne de sua preferência.
As costelas podem ser divididas em porções ou o acordeão inteiro pode ser preparado e depois cortado.
* Você pode comprar fumaça líquida nos grandes supermercados ou simplesmente substituí-la por pimenta vermelha defumada dissolvida em água.
Fígado com cogumelos em uma panela
Você precisa de: 300 g de carne de porco crua ou fígado de galinha, 200 g de cogumelos cozidos, 1 cebola, 1 cenoura, 2 colheres de sopa. uma mentira. farinha, 1 xícara de chá de leite fresco morno, 10 g de manteiga, sal, temperos e ervas a gosto, óleo para fritar.
Preparação: Corte os cogumelos em pedaços aleatórios, enxágue o fígado, seque um pouco e corte em tiras. Frite levemente em uma frigideira em óleo vegetal dos dois lados, acrescente a cebola picadinha e a cenoura em rodelas finas, além dos cogumelos. Cozinhe, mexendo, por mais um minuto.
Transfira o conteúdo da panela para uma panela de barro ou, se não tiver, uma panela de iene com tampa, deixando o restante do óleo vegetal na panela, se possível. A farinha é colocada nele. Se o óleo estiver baixo, você pode colocar um pouco mais na panela.
Mexendo, a farinha é frita até dourar, depois o leite fresco morno é adicionado em um jato fino, mexendo continuamente, e a manteiga é adicionada. Deixe o molho ferver até ferver. Em seguida, despeje na caçarola com o fígado e os cogumelos. Coloque o prato no forno pré-aquecido a 150 graus por 15-20 minutos.
Na hora de servir, decore o prato acabado com temperos verdes.
Filé de peixe assado com tomate e queijo
Você precisará de: 2 filés de peixe a seu gosto, 2-3 tomates, 50 g de queijo duro, 100 g de maionese, 200 g de purê de batata, sal, pimenta preta moída, tempero de peixe e suco de limão a gosto, óleo vegetal para assar.
Preparação: Corte o filé de peixe longitudinalmente em dois pedaços. Tempere os dois lados com sal, pimenta e tempero para peixe. Rale o queijo num ralador fino e misture com a maionese. Lave os tomates, retire os talos e corte-os em círculos.
Despeje o óleo vegetal em uma assadeira e espalhe o purê de batata em uma camada uniforme. Coloque sobre ele os pedaços de filé de peixe e por cima – rodelas de tomate. Despeje a mistura de maionese e queijo por cima e leve a assadeira ao forno pré-aquecido. Asse o peixe a 150-170°C durante cerca de 30-40 minutos.
Purê de batata é colocado neste recipiente como fundo para evitar que o peixe queime. Durante o cozimento, o purê ficará saturado com suco de peixe, gordura e aroma. O purê pode ser servido tanto com o filé quanto separadamente dele.
Rolinhos Racheski na farinha de rosca
Você precisará de: 10-12 rolinhos de arroz (surimi), 100 g de flocos de milho sem açúcar, 1 ovo cru, 1 xícara de óleo vegetal, sal a gosto.
Preparação: Remova o filme plástico dos rolinhos de caranguejo. Prepare o empanado. Em uma tigela funda, bata o ovo com o sal e em outra tigela despeje os flocos de milho, amassando levemente.
Aqueça bem o óleo vegetal na panela. Mergulhe cada rolo de caranguejo primeiro no ovo batido e depois passe nos flocos de milho. Frite por todos os lados em óleo vegetal aquecido.
Sirva quente à mesa.
Batatas recheadas
Você precisa de: 7-8 batatas, 100 g de queijo fundido, 50 g de bacon, 50 g de maionese, 1 cenoura, 1 cebola, ervas para decoração, sal a gosto.
Preparação: Asse as batatas sem descascá-las, colocando-as na grelha do forno pré-aquecido a 150-170 °C, durante cerca de meia hora. Deixe esfriar e corte com cuidado a parte superior para que a casca que fica na batata não seja danificada.
Com uma colher, esvazie as batatas, amasse a parte retirada e misture com o queijo e a maionese, se necessário adicione sal. Preencha as batatas escavadas com a mistura resultante. Disponha por cima as cenouras raladas e as cebolas picadas. Disponha as batatas recheadas em uma assadeira e leve ao forno. Deixe-os na mesma temperatura por mais 10 minutos.
Esfrie o prato acabado e decore com ervas.
Pilaf de legumes
Você precisará de: 1-1,5 xícaras de chá de arroz, 2-3 tomates, 1 cebola, 1 cenoura, 1 pimenta, 2-3 dentes de alho, 3-4 colheres de sopa. uma mentira. óleo vegetal, ervilha e milho enlatado a gosto, água ou caldo de carne, sal, especiarias.
Preparação: Aqueça bem uma panela ou panela. Despeje um pouco de óleo vegetal e coloque cebola picadinha e cenoura ralada. Enquanto os legumes fritam, corte os pimentões e os tomates descascados e lavados em tiras.
Mexa as cebolas e as cenouras e adicione os pimentões e os tomates por cima. Cozinhe por um minuto em fogo baixo, adicione sal e temperos conforme desejado e mexa.
Lave bem o arroz e escorra em uma peneira. Deixe a água escoar completamente. Espalhe o arroz uniformemente sobre a mistura de vegetais e coloque os dentes de alho em vários locais. Em seguida, em jato fino, despeje com cuidado a água ou o caldo para que o líquido cubra o arroz em 1 a 1,5 cm. Reduza o fogo ao mínimo, tampe o prato e deixe o pilaf no fogo até a água ferver. Não mexa até que esteja totalmente cozido – caso contrário, o arroz ficará grudado.