Receitas da culinária Świętokrzyskie para pratos tradicionais

A cozinha Świętokrzyskie é famosa pelo seu recheio, mas não só! A tradição culinária da região das montanhas Świętokrzyskie é muito rica e mostra que pratos maravilhosos podem ser criados até com os ingredientes mais comuns. O que mais te encanta nessas cozinhas e quais pratos vale a pena experimentar? Aprenda os segredos do cardápio do passado e do presente do sudeste da Polônia.

Cozinha Świętokrzyskie – quais são as suas características?

A tradição culinária Świętokrzyskie é semelhante pratos regionais de Lublin tem origem na cozinha tradicional camponesa caracterizada pela simplicidade e por um número limitado de ingredientes pouco refinados. As donas de casa que viviam nas montanhas Świętokrzyskie eram extremamente ocupadas e, tendo que cuidar da casa, dos filhos, dos animais e do trabalho no campo, preferiam pratos rápidos e fartos, que se tornaram o verdadeiro diferencial da culinária Świętokrzyskie. As receitas conhecidas nesta tradição eram principalmente baratas e simples. Isto deveu-se não só às limitadas possibilidades financeiras dos camponeses, mas também ao solo infértil, que não produzia tantos esplendores como noutras partes do país, por exemplo no centro-leste da Polónia, onde eram preparados pratos muito mais variados. pratos regionais da Mazóvia.

Eles foram a base da culinária camponesa nas montanhas Świętokrzyskie batatas, repolho, cereais, grumos e legumes. No verão e no outono, o repertório culinário foi ampliado frutas silvestres, cogumelos e mel, e raramente se comia carne – basicamente apenas nos feriados. Os ingredientes mais universais dos pratos regionais de Świętokrzyskie eram os cereais, com os quais se preparava não só o pão, mas também o prażuchy, uma espécie de bolinhos de farinha e batata, e outros pratos nutritivos que forneciam a energia tão necessária nestas zonas difíceis.

Também ocuparam posição importante no cardápio dos habitantes da região batatas usado na culinária apenas a partir do século XIX. Quando estes se tornaram parte permanente do cânone alimentar, começaram a ser processados ​​de inúmeras maneiras, incluindo: para vários tipos bolinhos, bolinhos e recheios para bolinhos, e servidos ralados, cozidos ou assados.

Por razões óbvias, as frutas nas montanhas Świętokrzyskie eram apreciadas apenas na estação. Quando chegava o verão, incluíam mirtilos, mirtilos e amoras, e nos meses seguintes também ameixas e maçãs.

Cozinha Świętokrzyskie - sopa

Pratos regionais de Świętokrzyskie

É a principal iguaria de Świętokrzyskie picles tradicional, que é uma sopa levemente azeda preparada com sopa de centeio azedo com adição de batata, bacon ou linguiça, torresmo, natas e cogumelos secos. O que é importante é isso um prato quente sendo uma verdadeira montra da região, foi incluído na Lista de Produtos Tradicionais do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural em 2006.

Entre os pratos ricos em amido, destacam-se: pratos tradicionais polacos como você varreou seja, patê de batata ralada com cebola, ovos, batata e farinha de trigo e temperos, além de nu – bolinhos cozidos e achatados feitos de batata, farinha e guarnição de gordura de porco. No entanto, é um prato de batata icônico Kugielque é uma espécie de panqueca recheada com carne de porco ou torresmo.

Logo atrás das batatas na escala de popularidade dos pratos regionais de Świętokrzyskie estavam aqueles feitos de vários tipos de sêmolas: trigo sarraceno, milho e cevada – cada um deles poderia ser preparado de forma que ficasse delicioso e saciasse por longas horas. As donas de casa de Świętokrzyskie não pouparam cereais para os membros da sua família e prepararam-nos, entre outros: enchimento recheio para rolinhos de repolho e costeletas ou servido solto com guarnição. Também serviam para confeccionar três iguarias icónicas desta região: os bolinhos chamados com grãosgrãos amadurecendo em forno de pão kaszok e centeio – pratos feitos com grãos verdes.

Grumos Świętokrzyska para pratos regionais

Eram indispensáveis ​​​​no cardápio da culinária Świętokrzyskie pratos de repolho, que foi utilizado fresco e após decapagem. Na região das montanhas Świętokrzyskie, a decapagem anual era uma das tradições mais importantes, proporcionando não só a oportunidade de passar algum tempo juntos, mas também suprimentos para o longo inverno e a difícil colheita pré-colheita. O chucrute era o chucrute na versão básica e com chucrute – uma variedade de ervilhas que lembra o grão de bico, e depois usado, entre outros, para preparar parzybroda, ou seja, repolho aromático frito com bacon, cebola e temperos.

As especialidades da região de Świętokrzyskie também incluem: Buncok Strzelkowskiou seja, queijo de coalho semidesnatado fabricado com leite de vaca proveniente de Strzałkowo e Dia de Raców – uma espécie de linguiça oval assada feita de papada de porco, farinha, ovos e banha.

Bunco sagital

Cozinha Świętokrzyskie – receitas de doces

Entre as iguarias doces, o reinado supremo de Bielsko morangosSandomierz maçãs e Szydłów ameixas nas versões frescas ou com cobertura de chocolate, mas quando se trata de doces típicos, eles são os líderes doces da região de Kielce. Estes doces artesanais são elaborados segundo a mesma receita tradicional há mais de 30 anos e a sua produção utiliza leite, açúcar, gordura vegetal e xarope de batata.

Na categoria de receitas doces Świętokrzyskie com uma tradição ainda mais longa, são populares aquelas que são conhecidas há mais de seis décadas Donuts Opatów nas gemas e Croissants Bałtów recheado com maçãs frescas ou frutas vermelhas.

Croissants Baltowski com Mirtilos

Cozinha Świętokrzyskie – receitas de doces

  1. Os pratos de batata da região de Świętokrzyskie são uma ótima ideia para o jantar. Servido com carnes assadas e frias molho de rábano Também serão uma ideia deliciosa para um jantar quente.
  2. O sabor dos pratos regionais de Świętokrzyskie é perfeitamente complementado por pratos excelentes vinhos locais feito a partir de uvas cultivadas nos solos locais de loess.
  3. O tipo de carne mais popular na culinária regional de Świętokrzyskie é ganso servido assado e guisado, mas também como patê ou como ingrediente de recheio de bolinhos e bolinhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *