Receita de pampuchy com molho salgado e doce

 

Pampuchy tem muitos nomes… Isso porque eles têm nomes diferentes dependendo da região! A receita costuma ser semelhante, mas a forma de servir depende dos hábitos e preferências locais. São servidos tanto no almoço quanto como sobremesa. Entre outros, o pampuchy de fermento com milho, repolho e cogumelos, queijo e lentilhas estão ainda incluídos na lista de produtos tradicionais polacos elaborada pelo Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural. Confira como preparar os famosos bolinhos no vapor e com o que eles combinam melhor.

Como fazer pampuchy? Receita

Pampuchy com molho salgado ou doce é um prato conhecido em toda a Polónia. Este nome está na verdade relacionado a uma palavra alemã pfannkuchen, mas na versão polonesa. No entanto, você pode encontrar termos diferentes para este prato tradicional. Os mais populares incluem bolinhos cozidos no vapor, bolinhos cozidos no vapor e bolinhos de fermento. Seu formato lembra um pouco os donuts, mas não são fritos. A estrutura por fora é elástica, e por dentro surpreende pela delicadeza e fofura.

Pampuchy cozido no vapor é preparado de massa de fermento. Por si só, têm sabor bastante neutro – na fronteira entre algo seco e doce, por isso podem ser servidos de várias maneiras. Requerem tempo e os ingredientes certos, necessariamente à temperatura ambiente.

Receita de pampuchy – produtos necessários:

  • solução – farinha de trigo tipo 550, fresca mais cara, leite de verão 3,2%,
  • massa de fermento – fermento, manteiga derretida e resfriada, leite morno 3,2%, farinha de trigo tipo 550, ovos, sal, açúcar branco.

A solução deve sempre esperar vários minutos para estar pronta para uso. A formação de espuma característica da mistura significa que você pode prosseguir para outras ações. É melhor amassar a massa para fermento manualmente em uma tigela maior – então você terá controle total sobre o grau de amassamento. Quando parar de grudar nas mãos, adicione manteiga e sal aos poucos. Quando os ingredientes estiverem combinados, cubra a massa com um pano e espere até dobrar de volume. Depois é hora de moldar as bolinhas para que cada uma cozinhe no mesmo ritmo.

Folhados de fermento

Qual é o segredo dos bolinhos cozidos no vapor? Culinária

A base são ingredientes de alta qualidade e a sua temperatura, mas outra coisa conta… a panela! Vale a pena torná-lo largo e com fundo grosso. Desta forma, os bolinhos com molho podem ser distribuídos uniformemente para que não grudem. A panela pode ser imediatamente adaptada para cozinhar a vapor ou ter uma grelha adicional removível. Algumas pessoas também usam cestos de bambu. Também será adequado vaporizador ou forno com função de cozimento a vapor.

Esta é uma questão muito importante ao cozinhar folhados de fermento no vapor. a quantidade de água na panela – é bom que atinja cerca de 1/3 da altura. Assim o macarrão não cai. O tempo de cozimento também conta. Não vale a pena arrastar, porque aí a estrutura da massa enruga e tudo resseca. Isso deve continuar aproximadamente 10-15 minutos a partir do momento em que a água na panela começa a ferver.. Para se proteger de dores de garganta, é melhor não levantar a tampa durante o cozimento e esperar pacientemente.

Leia também: panquecas doces e salgadas.

Pampuchy cozido no vapor

Quais são as receitas populares de pampuchy?

Em algumas casas, as receitas são transmitidas de geração em geração para preservar o sabor autêntico deste prato universal. Quando se trata de massa levedada, a receita é bastante parecida. As diferenças decorrem dos acréscimos – nem todas as partes do país servem, por exemplo, pampuchy doce com molho.

Com o que comer pampuchy:

  • Silésia – as buchta tradicionais são servidas em versão salgada com goulash de porco ou em versão sobremesa com geléia ou manteiga derretida e açúcar,
  • Kujawy – pampuchy cozido no vapor é consumido com carne ou creme doce e frutas da estação,
  • Grande Polônia – costumam ser servidos com costeleta de porco ou pato assado e couve frita, mas também há opções recheadas doces,
  • Região de Lublin – os bolinhos cozidos no vapor são recheados com, por exemplo, repolho e cogumelos ou lentilhas e cebola frita ou queijo branco, quando falamos de pampuchy doce.

Lembremos que esses pãezinhos fofinhos não são populares apenas na Polônia. Na cozinha checa e eslovaca servem-se os chamados dumplings cortado em fatias mais grossas – um complemento para pratos de carne. No entanto, na China, o baozi cozido no vapor recheado com carne ou pasta de feijão preto é popular.

Pampuchy com carne - bolinhos

Pampuchy salgado com molho

Os vaporizadores salgados complementam um prato ou desempenham o papel principal no prato. Uma receita particularmente saborosa de pampuchy é servi-lo com molho de cogumelos aromáticos. Pode ser usado boletos ou cogumelos tradicionais. Você também precisa de caldo, creme ou iogurte para engrossar, cebola frita e temperos para dar profundidade. Esta é uma versão vegetariana de bolinhos cozidos no vapor servidos em muitas regiões da Polônia.

Recomendamos para carnívoros Pampuchy de fermento com goulash de carne. Esta composição de sabores pede uma adição na forma de repolho roxo ou picles. Nesta combinação, os bolinhos cozidos no vapor substituem com sucesso as batatas ou os bolinhos regionais.

Pampuchy com molho

E como fazer pampuchy de uma forma nada óbvia? Na forma de mini caçarola! Basta cortar os rolinhos ao meio, espalhar manteiga em cada metade e adicionar seus recheios preferidos e depois levar ao forno. Ficam muito bem com cogumelos, cebola, fiambre e queijo amarelo ralado, que fica agradavelmente mastigável depois de derretido. Não se esqueça dos temperos!

Pampuchy delicado e doce

Bolinhos doces cozidos no vapor são, para algumas pessoas, uma ótima alternativa aos jantares salgados. No entanto, algumas pessoas os tratam como uma sobremesa deliciosa. Uma das formas mais comuns são pampuchy z molho de morango ou fruta inteira. As crianças também adoram vaporizadores nesta versão. Se quiser fazer esse prato fora da época do morango, você também pode usar a versão congelada ou optar por geléia caseira doce. Rolinhos de fermento também têm um gosto ótimo Com molho de mirtilo.

Preparar bolinhos cozidos no vapor não precisa ser demorado – cozinhá-los leva apenas alguns minutos. Se você não tem sua fruta favorita em mãos, pode escolher uma opção rápida com manteiga derretida, açúcar e canela. Vaporizadores com pão ralado doce também são deliciosos.

Doce pampuchy

***

Quase todas as receitas de pampuchy podem ser adaptadas livremente às suas preferências culinárias, para que você possa comê-las durante todo o ano. Os rolinhos podem ser guardados na geladeira por até 5 dias se estiverem bem fechados em um recipiente – mas devem esfriar primeiro. Para recuperar a elasticidade, basta reaquecê-los numa frigideira ou no micro-ondas. Desta forma poderá saborear o seu sabor, mesmo que a quantidade de massa levedada preparada seja demasiado grande para uma refeição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *