Para uma limonada refrescante de produção própria

 

Tem sido muito popular nos últimos anos o preparo de bebidas refrescantes caseiras com sabugueiro e limão, com calda de morango, framboesa, frutas vermelhas, frutas exóticas e cítricas e outros. Todo o procedimento se resume a ferver ou macerar frutas ou flores como ingrediente principal, alguns raminhos de hortelã, erva-cidreira, tomilho ou outra erva aromática, suco de limão espremido e tanto gelo quanto a jarra puder conter.

Parece delicioso, certo? E está disponível em quase todos os estabelecimentos. Mas ficará ainda mais saboroso se você mesmo prepará-lo com ingredientes produzidos por suas próprias mãos. Para este propósito, veremos como as plantas menos convencionais são cultivadas. Por exemplo, acácia e sabugueiro.

É neste momento que ambas as plantas florescem, o que é um excelente motivo para passear na natureza e colher flores. Se você tiver mais tempo livre e espaço suficiente em casa, pode até preparar bebidas alcoólicas com a ajuda deles, além de xaropes concentrados para o inverno.

Perdemos o momento em que o lilás floresceu, mas para o próximo ano saiba que também serve para limonada.

O verdadeiro nome da acácia é Robinia

e, infelizmente, em nosso país é considerada uma espécie introduzida e invasora. No quintal, porém, ficaria perfeitamente em um local com espaço e muita luz solar. um maravilhoso solitário que dentro de alguns anos sediará reuniões familiares sob sua sombra estampada.

Uma variedade de espécies de robinia são vendidas a preços razoáveis, desde que não sejam enxertadas. Ele vem nas cores rosa ou amarelo, mas o branco é melhor para limonada, que na verdade é o nosso assunto de hoje.

Antes de começar a plantar a planta, lembre-se que ela prefere solos ricos e bem drenados, mas se dá bem em condições mais secas e menos favoráveis. É importante que o local esteja ensolarado.

O cuidado com a árvore se resume a regar até que ela se firme, raras podas sanitárias e limpeza dos brotos, se houver. Raramente apresenta problemas de doenças, mas é frequentemente atacado por pulgões negros.

Para captar o aroma das flores e preparar uma bebida refrescante, basta colher e lavar bem uma dúzia de flores, mergulhá-las em água fria por algumas horas junto com outros talos perfumados e depois temperar com limão, mel e gelo.

No entanto, não exagere, especialmente se você é alérgico ao pólen. Oh! Cuidado com as abelhas enquanto você colhe também!

O sabugueiro é encontrado em três formas em nosso país

– preto, gramado e vermelho. Preto é uma árvore baixa ou arbusto com flores brancas perfumadas, a partir das quais o suco pode ser preparado. A floração ocorre em maio e junho.

Depois que os frutos amadurecem, são preparadas diferentes poções com eles, mas tome cuidado, pois se não estiverem bem maduros podem causar intoxicações.

O sabugueiro é difícil de encontrar comercialmente na forma de mudas enraizadas, mas não é impossível. Também pode ser retirado de um broto de um representante selvagem.

É interessante notar que onde há um sabugueiro também há água, segundo antigas crenças. Além disso, a planta também pode ser usada como repelente contra diversos insetos e pragas no jardim e em casa.

Para cultivá-lo em casa, em vez de caçar suas flores e frutos silvestres, basta proporcionar-lhe um local com excelente irrigação. Nenhuma poda é necessária, nem proteção de uma forma ou de outra contra doenças e inimigos.
As plantas mais velhas terão o maior efeito decorativo se você plantá-las em um local ensolarado ou parcialmente sombreado, sozinhas ou em um grupo com companheiros mais curtos e atraentes.

Para preparar a chamada bazonada são necessárias dez flores, um litro de água, açúcar ou mel e suco de limão a gosto, além de outras ervas aromáticas conforme desejar. Mantenha os ingredientes na geladeira durante a noite, depois coe e saboreie. Se quiser que seja armazenado por mais tempo, adicione mais açúcar e suco de limão.
Importante! Tenha cuidado ao escolher as cores! Tente encontrar uma área o mais limpa possível. Pegue apenas inflorescências bem floridas e sem danos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *