Os segredos de cozinhar frango no forno

O frango assado é um prato acessível e fácil de preparar que pode ser servido até numa mesa festiva. Quando quiser surpreender seus convidados, faça um frango inteiro com um recheio interessante ou em uma marinada sofisticada. Hoje vamos revelar a vocês os segredos de como assar um frango no forno para que fique suculento e cheiroso.

Como escolher e assar o frango







O primeiro e principal segredo para cozinhar um frango perfeito no forno é uma ave bem escolhida. Deve ser moderadamente grande e tão fresco quanto possível. A polpa deve ter uma tonalidade rosa suave, um aroma sutil, levemente adocicado e elástico ao toque. Se você pressionar a carne com o dedo, ela retornará rapidamente ao seu formato original.

Para assar, uma assadeira com fundo grosso e paredes, de preferência de ferro fundido, é a mais adequada. Uma panela alta de cerâmica resistente ao calor também é adequada. Eles aquecem uniformemente e mantêm uma temperatura elevada constante durante o cozimento. Mas é preciso ter cuidado com vidro e formas finas de metal. Se você se distrair por um minuto, o pássaro pode queimar.

O tempo de cozimento do frango no forno é calculado de acordo com o princípio: 40 minutos para cada quilo de peso. Uma temperatura de 180–200°C é suficiente. No entanto, há outro truque. O frango é assado na potência máxima durante os primeiros 30-40 minutos para obter uma crosta dourada e crocante. Em seguida, reduza a temperatura para 200°C e cozinhe até ficar pronto. Para cozinhar o frango de maneira uniforme, ele é virado em intervalos regulares. Não esqueça de regar com o suco liberado.

Os segredos do frango suculento








O principal ao assar um frango é que a carne não fique seca e sem sabor. É naturalmente pobre em gordura e não tem sabor pronunciado, ao contrário da carne bovina e suína. Uma maneira fácil de deixar o frango mais saboroso é colocar pedaços de manteiga temperada sob a pele do peito.

E para preservar a suculência e maciez da carne, ela deve ser salgada antes de cozinhar. Prepare salmoura ou, como também é chamada, “solinada”: tome 50 g de sal para 1 litro de água, você pode adicionar seus temperos preferidos a gosto. O frango deve ser mantido na salmoura por 6 a 8 horas.

Se você simplesmente esfregar sal na ave, ele tirará a água da pele, deixando-a mais crocante. Você pode combinar essas duas etapas para obter um frango perfeito com crosta dourada e carne suculenta. Se você planeja esfregar a pele com sal, deixe a salmoura menos concentrada para que a ave não fique muito salgada.

RECEPÇÕES:

*Com marinada de gengibre cítrico








Como você assa um frango inteiro no forno? Primeiro, a ave eviscerada deve ser bem enxaguada em água corrente e seca com papel toalha. Para torná-lo suculento e macio, faremos uma marinada cítrica com gengibre.

Produtos: 1 frango, 3-4 cm de raiz de gengibre, 2 dentes de alho, 2 laranjas, 1/2 limão, 2 colheres de sopa. uma mentira. óleo vegetal, 2 colheres de sopa. uma mentira. molho de soja, sal, pimenta preta e pimentão doce – a gosto.

Método de cozimento: Moa a raiz de gengibre, passe o alho por uma prensa, esprema o suco de 1 laranja e meio limão. Misture todos os ingredientes em uma tigela e misture. Cubra a ave com a marinada resultante por dentro e por fora, amarre as pernas com fio de algodão e leve à geladeira por 1 hora. Em seguida, transfira o frango para um saco de cozimento e leve ao forno a 200°C por cerca de 80-90 minutos.

Para servir, corte outra laranja em círculos e frite em uma frigideira com azeite. Esta decoração deixará o prato ainda mais apetitoso.

*Com batatas








Muitas donas de casa têm certeza de que a mais deliciosa receita de frango assado não dispensa batatas.

Produtos: 1 frango, 1 kg de batata, 10 tomates cereja, 3 dentes de alho, 2 raminhos de alecrim, 4 colheres de sopa. uma mentira. azeite, molho de soja, sal, especiarias para aves e pimenta preta – a gosto.

Método de cozimento: Esfregue o frango limpo com sal e tempero para aves, pincele com azeite por dentro e por fora. Descasque as batatas, corte-as em rodelas grandes e ferva-as em água durante 5-7 minutos. Escorra a água e tempere com sal e pimenta. Adicione o alho, o alecrim, 2 colheres de sopa. uma mentira. azeite e misture tudo com as mãos. Coloque algumas batatas dentro do frango. Feche o buraco com um palito, amarre as pernas e embrulhe as pontas das asas em papel alumínio para evitar que queimem. Despeje as batatas restantes em uma assadeira e coloque o frango recheado e os tomates cereja por cima. Leve o tabuleiro ao forno a 180°C durante 1,5 horas. De vez em quando, pincele a carcaça com molho de soja para obter uma crosta bonita. Certifique-se de remover o palito, o barbante e o papel alumínio antes de servir.

*Em uma garrafa







O prato festivo perfeito é um frango assado no forno, assado na garrafa. É necessário levar uma garrafa de vidro, de preferência com gargalo largo. Despeje cerca de 3-4 cm de água fria e dissolva 1 colher de chá. sal

Produtos: 1 frango, 40 g de manteiga, 4 raminhos de manjericão, 150 g de iogurte, 4 dentes de alho, sal e ervas provençais – a gosto.

Método de cozimento: Coloque algumas fatias de manteiga e um raminho de manjericão dentro do frango limpo. Cubra generosamente o exterior com a marinada à base de iogurte natural, dentes de alho picados, sal e ervas provençais a gosto. Coloque o pássaro na garrafa, embrulhe as asas em papel alumínio e coloque o frango verticalmente em uma panela funda com um quarto de água.

Leve o tabuleiro ao forno frio, caso contrário a garrafa rebenta. Asse a ave a 200°C por 90 minutos. Sirva o frango assado com a garrafa, acrescentando rodelas de batata assada e raminhos de alecrim como acompanhamento.

*Com ervas








Um buquê de ervas aromáticas harmoniosamente selecionado é o complemento perfeito para a ave.

Produtos: 1 frango, 3 raminhos de rúcula, 3 raminhos de tomilho, 5 raminhos de salsa, 5 raminhos de manjericão, 3 dentes de alho, cebola, cenoura, raminho de aipo, folhas frescas de sálvia, 1 colher de chá. sal grosso.

Método de cozimento: Coloque a rúcula e o tomilho, a salsa e o manjericão e as folhas de sálvia no liquidificador. Adicione sal e alho e pique.

Cubra o frango com a marinada de ervas por todos os lados e por dentro e deixe na geladeira por 1 hora.

Durante este tempo, ferva o caldo de legumes com 1,5 litro de água, a cabeça da cebola, a cenoura e um talo de aipo. Coe bem e despeje o caldo quente em uma assadeira com cerca de 5-7 cm de profundidade, coloque a ave de costas e leve ao forno a 180°C por 90-95 minutos.

Não se esqueça de regar periodicamente a carne com caldo. Antes de servir, polvilhe o frango assado com ervas frescas.

*Recheado com cogumelos








Os cogumelos são perfeitos para rechear frango assado.

Produtos: 1 frango, 200 g de cogumelos, 6 batatas, 150 g de brócolis, cebola, 100 g de queijo, 8 tomates cereja, óleo vegetal e molho de soja a gosto, tempero para aves, sal e temperos verdes secos a gosto.

Método de cozimento: Cebola e cogumelos são cortados em cubos, fritos em óleo até dourar e misturados com queijo ralado. Recheie o frango limpo com a mistura resultante. Costure o buraco com linha e amarre as pernas com barbante de cozinha. Esfregue a parte externa com tempero de aves e regue com molho de soja.

Corte as batatas em rodelas e frite-as levemente numa frigideira. Escalde os brócolis em água fervente e corte-os em florzinhas. Faça um canapé de batata e brócolis em uma assadeira, tempere com sal e ervas secas a seu gosto. Coloque o frango recheado, cubra com papel alumínio e leve ao forno a 220°C por 45 minutos. Em seguida, retire o papel alumínio e continue assando por mais 20-25 minutos.

Sirva o frango com rodelas de batata crocante, brócolis e tomate cereja inteiro.

*Com limão e ervas aromáticas








Limões combinados com alho e ervas frescas também harmonizam bem com carnes brancas.

Produtos: 1 frango, 4 dentes de alho, 2 limões, 2 raminhos de tomilho, 2 raminhos de alecrim, sal e pimenta a gosto, 1 colher de sopa. uma mentira. óleo vegetal.

Método de cozimento: Primeiro, com uma faca afiada, faça vários cortes na carcaça. Coloque neles alho em fatias finas. Deixe alguns dentes de alho inteiros e coloque-os dentro do frango, junto com o tomilho fresco e o alecrim.

Esfregue a parte externa da carne com sal e pimenta, coloque em uma assadeira untada e regue com o suco de um limão. Corte o segundo limão em círculos.

Coloque algumas fatias dentro do frango e espalhe o restante à parte. Leve o tabuleiro ao forno e leve ao forno: os primeiros 20 minutos a 220 °C, depois reduza a temperatura para 180 °C e leve ao forno por mais 60-70 minutos. Não se esqueça de usar as rodelas de limão torradas para servir.

*Com batatas, cenouras e figos








Quer impressionar seus convidados com uma combinação inusitada de sabores? Então esta é a receita certa para você.

Produtos: 1 frango, 4 batatas, 1 cenoura, 5 figos, 1 limão, 2 colheres de chá. coentro moído, 1 colher de chá. cominho, 1 colher de chá. pimenta vermelha, uma pitada de sal, uma pitada de pimenta preta, 1 colher de sopa. uma mentira. óleo vegetal, 200 ml de vinho tinto seco.

Método de cozimento: Retire as raspas do limão com um ralador fino. Misture 1 colher de sopa. uma mentira. raspas de limão, coentros moídos, cominhos, pimenta vermelha e preta e sal. Esfregue a mistura picante resultante dentro e fora do frango e deixe na geladeira por 1 hora.

Ferva as batatas e as cenouras até a metade, cortadas em lindas fatias. Corte os figos frescos em vários pedaços. Transfira tudo para uma assadeira depois de pincelar com óleo. Coloque o frango temperado por cima e regue com 200 ml de vinho tinto seco, regue com sumo de limão e amarre as pernas com barbante de cozinha.

Asse o frango recheado por 80 minutos a 200°C, regando ocasionalmente com vinho se necessário. Sirva em uma travessa grande, guarnecida com batatas, cenouras e figos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *