O que fazer com os kozunaks que sobraram?

 

Como sempre, antes da Páscoa todo mundo procura receitas de kozunaci, e depois do feriado – maneiras de não jogar fora o que sobrou porque exageramos. Infelizmente, a massa do kozunaci é tal que seca muito rapidamente, mesmo guardada na geladeira, depois de um ou dois dias não fica muito apetitosa.

É por isso que tentamos encontrar formas universais de “reciclá-lo” – salgadinhos, pudins, doces para donas de casa ocupadas e, claro, bolos.

A maneira mais fácil de salvar o kozunak é simplesmente congelá-lo. No freezer (-18-20 graus) pode ser armazenado por até seis meses. Você pode “trazê-lo de volta à vida” descongelando-o no forno de micro-ondas ou simplesmente mantendo-o por 15 minutos no forno pré-aquecido. O melhor é servir imediatamente, caso contrário seca muito rapidamente.

Migalhas de pão

Se o kozunak se desintegrar, mas não cortar, não há problema. Despeje as migalhas em uma assadeira forrada com papel (isso facilitará a coleta posterior), leve ao forno e seque. Quando esfriarem, triture-os no picador ou no liquidificador. Você ganha uma cobertura doce maravilhosa para bolos e doces. Você pode polvilhar essas migalhas em uma salada de frutas ou usá-las como pão ralado.

Croutons doces

Se você não quiser transformar o kosunaka em pão ralado, você pode fazer croutons doces no café da manhã. Basta cortar o kosunaka, em uma tigela separada bater um ovo com duas colheres de leite com um garfo, mergulhar os pedaços nesta mistura e fritar dos dois lados em óleo vegetal.

Bagatela

Já mencionamos esta maravilhosa sobremesa inglesa.

Frutas frescas ou congeladas são um excelente lanche ou sobremesa saudável. O que poderia ser melhor do que um punhado de frutas em um cubo de kozunak embebido em 200 gramas de iogurte natural? O melhor é deixar o bolo absorver o iogurte guardando as xícaras de sobremesa por 30 minutos ou durante a noite na geladeira. De manhã, corte morangos, banana, pêra, mirtilos ou framboesas por cima, decore com chantilly, leite condensado, cacau em pó ou apenas geléia.

Pudim

Para o clássico pudim alemão, feito com pão velho ou bolo, você vai precisar de um pouco de paciência, ovos, creme, baunilha, açúcar e frutas (opcional e a gosto). Na verdade, existem pudins de pão tanto na cozinha inglesa como na alemã, as receitas são quase idênticas, mas a alemã tem nome próprio – Michel, ao qual se costuma acrescentar o nome da fruta que faz parte da composição.

Proporções aproximadas: para 200 gramas de kozunak ou pão velho (não cortado em cubinhos) serão necessários 2 ovos, 300 ml de leite fresco (para um maior teor de gordura, 50 ml de leite podem ser substituídos por natas), 50 gramas de açúcar, meia colher de chá de baunilha e sua fruta favorita. Você pode experimentar banana ou pêssego, dependendo da estação, e pode substituir a fruta fresca por passas, cascas de frutas cítricas ou frutas secas.

Misture o leite, os ovos, o açúcar e a baunilha. O kozunak cortado em rodelas é colocado bem no fundo e regado com parte da mistura de ovo e leite, após o que os marshmallows podem ser repetidos. Disponha as frutas picadas por cima e cubra novamente com a mistura de ovos. Deixe o bolo de molho por alguns minutos e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 40-50 minutos. O melhor é assar o pudim em banho-maria. Para fazer isso, você precisa pegar uma forma maior, colocar a forma com o pudim e despejar água na forma inferior.

Bolo preguiçoso

Talvez a maneira mais eficaz de aproveitar o bolo velho seja o bolo de biscoito preguiçoso. A ideia não é nova – por que preparar marshmallows, se você pode “refrescar” levemente o kozunak seco com xarope à base de amaretto ou simples suco de fruta e creme ou creme de manteiga de mascarpone. Você precisa de uma forma de bolo com fundo caído, creme (até 500 ml), 100 gramas de açúcar e, digamos, compota de pêssego.

O kozunak é cortado em pedaços (cerca de 1 cm) e disposto no fundo do molde. Regue com um pouco da calda de frutas, cubra os marshmallows com chantilly ou mascarpone com açúcar, depois arrume novamente uma camada de kosunacci embebido em calda, creme por cima e decore com pêssegos fatiados. O ideal é que o bolo fique na geladeira por 6 horas (pelo menos 40 minutos) para embeber bem os biscoitos. Por cima você pode decorar com creme a seu gosto.

Aliás, biscoitos de Páscoa acesos não devem ser jogados fora. Como último recurso, você sempre pode levá-los de volta à igreja ou apenas secar os biscoitos.

E os ovos?

Muitas vezes acontece que na Páscoa há muitos ovos cozidos e nos cansamos de comê-los. Use metades de ovo em vez de pão (de qualquer maneira, você terá muitas guloseimas pastosas de Natal) para criar sanduíches alternativos. Esta variedade de petiscos será uma surpresa para a mesa festiva. Oferecemos 11 recheios que testamos, mas existem centenas de opções. Escolha as suas combinações preferidas e prepare sanduíches festivos e originais sem pão.

Conselho: Para que o recheio grude melhor no ovo, misture os ingredientes picados com a gema batida. Escolha as proporções ao seu gosto:

11 ótimos recheios de ovos:

  • Coentro + gengibre + wasabi + suco de limão + maionese + sal + pimenta preta moída na hora
  • Alho + bacon + manjericão + maionese + pimenta vermelha em flocos + sal + pimenta preta moída na hora
  • Requeijão + pimenta + mel + vinho branco + sal + pimenta preta moída na hora
  • Atum em lata + azeitonas + páprica + aipo + iogurte + sal + pimenta preta moída na hora
  • Presunto + queijo azul + natas + cream cheese + micro legumes + sal + pimenta rosa
  • Casca de limão e laranja + iogurte + maionese + amêndoas + cebolinha + sal + pimenta preta moída na hora
  • Mostarda Dijon + aipo + maionese + iogurte + suco de limão + sal + pimenta preta moída na hora
  • Filé de frango + maionese + cebolinha + salsa + endro + limão + sal + pimenta preta moída na hora
  • Cogumelos + cebola + queijo duro + azeite + tomilho + manteiga + sal + pimenta preta moída na hora
  • Manteiga + queijo duro + rúcula + manjericão + alho + sal + pimenta preta moída na hora
  • Queijo salmoura branco + homus + cebola roxa + iogurte + orégano + alho em pó + azeitonas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *