6 receitas interessantes
O arroz é um cereal saudável, rico em vitaminas e antioxidantes. Está presente no tesouro culinário de todo o mundo. Cada nação tem o seu próprio prato de arroz, que orgulhosamente chama de nacional. Hoje decidimos partilhar consigo apenas uma pequena parte destas especialidades, e você decidirá se as experimenta.
salada grega
Se sobrar arroz do acompanhamento do prato principal, acrescente alguns temperos e vegetais e sirva uma salada grega na mesa.
Produtos: 200 g de pimenta vermelha em lata, 125 g de arroz de grão longo, 125 g de arroz selvagem, 2 raminhos de manjericão, 2 raminhos de hortelã, 2 raminhos de salsa, 1/2 pimenta, 1 colher de sopa de raspas de limão.
Para o molho: 3 colheres de sopa. uma mentira. azeite, 1 colher de sopa. uma mentira. suco de limão, sal e pimenta a gosto.
Preparação: Ferva os dois tipos de arroz, transfira para uma peneira e deixe esfriar. Lave e seque as especiarias verdes em papel de cozinha. Pique finamente. Pique também os pimentões. Limpe as sementes da pimenta e sature-a.
Prepare o molho misturando o suco de limão com o azeite e os temperos, misture delicadamente com um garfo. Transfira o arroz resfriado para uma tigela grande, adicione os temperos verdes picados, os pimentões e as raspas de limão raladas. Despeje sobre o molho e misture.
Sopa kharcho
A picante e rica sopa kharcho georgiana é um ótimo prato para a primavera. Para a receita da sopa caseira não é necessário usar ameixas tkemali. O prato também fica ótimo se adicionar molho de cereja, suco de romã ou tomate, como na nossa receita.
Produtos: 500 g de pernil bovino, 2 cebolas, 5 colheres de sopa. uma mentira. arroz de grão longo, 5 tomates, 2 dentes de alho, pimentão vermelho (opcional), erva-doce, salsa, louro, pimenta em grão, coentro.
Preparação: Prepare o caldo de carne: corte a carne, coloque numa panela e despeje 2,5 litros de água. Ligue o fogão e depois de ferver retire a espuma e acrescente sal. Ferva o caldo por cerca de 1,5 horas, continuando a remover periodicamente a espuma. Você pode adicionar ervas frescas ou outros temperos a gosto durante o cozimento. Retire a carne e coe o caldo.
Pique a cebola e frite na manteiga até dourar. Adicione a carne e frite por mais alguns minutos. Adicione 2-3 colheres de sopa de caldo à carne, cubra com uma tampa e deixe ferver por cerca de 10-12 minutos. Durante esse tempo, cuide dos tomates. Deixe-os cair alguns minutos em água fervente para poder descascá-los com mais facilidade, corte-os finamente. Para a nossa receita “simplificada”, você também pode pegar uma lata de tomate pelado em lata.
Adicione o vegetal à carne e cozinhe por mais 7 minutos. Transfira a carne, a cebola e o tomate refogado para o caldo e leve a panela ao fogo. Espere até ferver e adicione 5 colheres de arroz. Após 5-7 minutos, adicione os temperos, o alho picado e as ervas. Cozinhe por mais cerca de 5 minutos.
Deixe a sopa tampada por alguns minutos e você pode chamar a família para a mesa.
Almôndegas mexicanas
As especiarias são a parte mais importante deste prato. Não se esqueça de comprá-los em uma loja especializada que venda alimentos e temperos de diferentes cozinhas mundiais.
Produtos: 500 g de carne picada, 1 cebola, 100 g de arroz, 4 colheres de sopa. uma mentira. Molho mexicano, 1/2 xícara de creme, 2 colheres de sopa. uma mentira. óleo vegetal, 1 colher de sopa. uma mentira. Taco temperado.
Preparação: Ferva o arroz até a metade, coe e deixe esfriar. Não há necessidade de enxaguar. Pique a cebola e frite até dourar. Misture a carne moída com o arroz, a cebola e metade do tempero para taco. Misture bem com as mãos. Faça almôndegas com cerca de 5 cm de diâmetro. Unte a bandeja com 2 colheres de sopa de creme de leite e arrume as almôndegas próximas umas das outras.
Para o molho, misture o creme restante com o molho mexicano, um copo de água e o restante do tempero para taco. Despeje o molho sobre cada almôndega. Leve ao forno pré-aquecido e leve ao forno a 180 graus por 30 minutos, até dourar.
Frango com curry e arroz basmati
O curry é feito de uma mistura de especiarias à base de raiz de açafrão. É usado na Índia e em outros países orientais. Nestes países dificilmente encontrará um prato sem curry.
Produtos: 2 xícaras de chá de arroz basmati, 1 kg de peito de frango ou coxas desossadas, 1 colher de caldo, 2 colheres de sopa. uma mentira. purê de tomate, 1 cebola grande, 3 colheres de sopa. uma mentira. óleo vegetal, 1 cacho de coentro, 1/2 abacaxi para servir, 1,5 colheres de sopa. uma mentira. curry, sal a gosto.
Preparação: Corte o filé de frango em cubos. Descasque a cebola e corte-a em rodelas. Aqueça o azeite numa frigideira e frite o frango. Adicione a cebola picada e frite por mais 20 minutos. Adicione os temperos e regue com o caldo e o purê de tomate, tempere com sal. Cozinhe tampado, em fogo baixo, por 35-40 minutos, mexendo ocasionalmente.
Despeje 2-3 xícaras de chá de água em uma panela separada, adicione o arroz e deixe ferver. Deixe ferver por 5 minutos e desligue o fogo. Cubra com uma tampa e deixe no fogo por mais 15 minutos. Adicione ao arroz 2 colheres de sopa. uma mentira. molho de frango, feche bem a tampa e deixe descansar por mais 10 minutos.
Corte o abacaxi em cubos. Coloque o arroz separadamente em uma tigela, o abacaxi e o frango no molho e sirva juntos. Polvilhe com coentro fresco.
Sarmi de videira quaresmal
O sarmi de videira recheado com carne é considerado um prato tradicional armênio. Oferecemos uma versão testada e comprovada de sarma magro, adequada para vegetarianos e pessoas em jejum.
Ingredientes: 200 g de folhas de videira, 1 xícara de chá de arroz, 1 ramo de erva-doce, 1 ramo de hortelã, 1/2 limão, sal e pimenta a gosto, pimenta malagueta a gosto, 2 colheres de sopa. uma mentira. azeite.
Preparação: Lave as folhas da videira e deixe-as secar. Ferva o arroz até ficar pronto e deixe esfriar. Pique finamente o funcho e a hortelã, junte a casca de limão, o sumo de limão e o azeite.
Tempere o arroz com a mistura resultante a gosto e misture. Tempere com sal e pimenta caiena. Espalhe o recheio sobre as folhas de videira, cerca de 1,5 colheres de sopa cada. uma mentira. e torça os sarms. Coloque na geladeira por algumas horas.
Risoto de abóbora e alho-poró
Um verdadeiro risoto italiano deve ser viscoso, mas não líquido.
Produtos: 450 g de arroz, 400 g de abóbora, 2 raminhos de alho-poró, 3 colheres de sopa. uma mentira. azeite, 1,5 l de caldo quente de frango ou carne, 60 g de manteiga, 60 ml de vinho branco seco, 80 g de queijo parmesão ralado, 1 colher de chá. salsa picada, 1 cebola.
Método de cozimento: Descasque e limpe a abóbora, corte a polpa em cubinhos. O alho-poró (só a parte branca) é cortado em tiras finas e frito numa frigideira no azeite em fogo baixo até ficar macio, sem dourar. Adicione um pouco de caldo para evitar queimaduras. Após 10 minutos, acrescente a abóbora e misture bem. Cozinhe por cerca de 30 minutos, acrescentando caldo de vez em quando. No final do cozimento acrescente a salsa, mexa e retire a panela do fogo. Mantenha a panela em fogo baixo para não esfriar.
Em uma panela larga de fundo grosso, derreta 40 g de manteiga e frite a cebola picada até ficar macia. Aumente o fogo para médio, acrescente o arroz e frite por 1 minuto, até dourar levemente. Despeje o vinho e deixe evaporar.
Despeje o caldo no arroz para que fique completamente coberto. Cozinhe, mexendo, até que todo o líquido seja absorvido. Continue adicionando o caldo, uma concha de cada vez, deixando absorver. Quando o arroz estiver quase pronto, acrescente o alho-poró e a abóbora. Misture bem, acrescente um pouco mais de caldo – o prato deve ficar viscoso, mas não líquido.
Retire o risoto do fogo e misture com o restante do azeite e o parmesão ralado. Sirva imediatamente.