O que colocar na mesa no Ano do Coelho

 

A Lua começa em 23 de janeiro. Está no Coelho da Água Negra, que anuncia bondade e paz.

O coelho não é apenas um animal doméstico, mas também vive em estado selvagem. Por isso é melhor não incluir carne de coelho, coelho bravo ou outras carnes de caça no menu de Ano Novo. Apesar destas limitações, os pratos que pode colocar na mesa beiram o infinito.

AS SALADAS

Com repolho chinês e milho

Você precisa de: 1 couve chinesa, 200 g de milho, 100 g de raiz de aipo, 1/2 cebola, sal e azeite a gosto.

Preparação: Limpe o repolho e se necessário retire as folhas de cima. Lave e pique finamente. Transfira para uma tigela funda. Descasque a raiz de aipo e corte-a em tiras finas. Adicione ao repolho chinês. Adicione o milho. Sal, tempere com óleo vegetal e misture bem a salada.

Com feijão, croutons e pepino fresco

Você precisa deles: 300 g de feijão vermelho cozido ou enlatado, 1 pacote de croutons com o sabor de sua preferência, 1 a 2 pepinos frescos, maionese a gosto, temperos verdes para decoração.

Preparação: Coloque o feijão e os pepinos em cubos em uma saladeira. Adicione os croutons. Tempere com maionese e misture bem. Na hora de servir, decore a salada com ervas verdes frescas.

Lula com ovo cozido e cogumelos

Você precisará de: 3 lulas, 2-3 ovos cozidos, 100 g de cogumelos cozidos, 1 cebola, sal, especiarias e maionese a gosto, óleo vegetal para fritar as cebolas.
Preparação: Coloque as lulas em água fervente com sal e deixe ferver por dois minutos. Retire, deixe esfriar e corte em círculos ou tiras. Corte também os cogumelos cozidos.

Descasque a cebola, pique finamente e frite em óleo vegetal até ficar macia. Misture com as lulas e os cogumelos, acrescente os ovos cozidos ralados. Adicione sal, especiarias e maionese. Misture bem.

OS APETIZADORES

Tomates recheados

Você precisará de: 3 tomates, 1 pacote de biscoitos, 1 pacote de nozes salgadas, endro fresco ou seco a gosto, temperos verdes frescos para decoração.

Preparação: Lave os tomates e corte-os ao meio em cruz. Corte-os com cuidado. Prepare o recheio com biscoitos triturados, nozes picadas e endro. Recheie os tomates. Disponha-os num prato de servir e decore.

Sirva o molho de maionese como aperitivo separadamente.

Com cogumelos

Você precisa de: 10 cogumelos marinados inteiros ou outros cogumelos, 1 ovo cozido, 70-100 g de queijo de pasta mole, maionese a gosto, endro e azeitonas para decoração, espetos para enfiar.

Preparação: Escorra o líquido dos cogumelos e retire os caules, se houver. Prepare o recheio com ovo cozido esmagado, queijo de pasta mole e endro e tempere com maionese. Recheie os cogumelos e coloque-os num prato de servir.

Corte as azeitonas em rodelas, pique a erva-doce em pequenos raminhos. Coloque um círculo de azeitona em cima de cada cogumelo recheado e passe um palito.
Decore com raminhos de endro fresco.

Palitos de Rachek recheados

Você vai precisar deles: 10 palitos de peixe (surimi), 100 g de queijo de pasta mole, 100 g de pepino fresco, maionese a gosto, espetos para enfiar.

Preparação: Prepare o recheio. Lave o pepino. Pique metade do pepino, misture com o queijo de pasta mole, a maionese e o endro picado, corte a outra metade em círculos bem finos.

Retire os rolinhos de caranguejo da embalagem e desdobre-os. Espalhe o recheio sobre eles em uma camada uniforme. Enrole novamente os rolinhos, pressionando levemente o recheio. Corte os rolos acabados transversalmente em várias partes.

Disponha em um prato de servir e decore com um “leque” de pepino em rodelas finas. Passe os pedaços em um espeto e decore com raminhos de erva-doce fresca.
Ideia: A composição do recheio pode ser alterada a seu critério, por exemplo, adicionar arroz cozido e um ovo cozido picado.

Bônus para crianças:

Coelhinho (14-7)

Você vai precisar de: para uma porção – 1 ovo cozido, 1/3 cenoura, 2 cravos, 1 pimenta preta, erva-doce e alface para decoração.

Preparação: Corte o “fundo” do ovo cozido para fixá-lo na tigela. Cubra o prato com folhas de alface e coloque o ovo por cima.

Faça “orelhas” para o coelho com uma cenoura e insira-as nos cortes previamente feitos na parte superior do ovo. Cole os cravos no lugar para obter “olhos”, e com a ajuda de um grão de pimenta-do-reino faça o nariz, e de dois raminhos de endro – o bigode.

O nariz do “coelho” também pode ser feito com um pedaço de pimenta vermelha.

PRATOS PRINCIPAIS

Rolinhos de frango com queijo e cogumelos em uma panela

Você vai precisar de: para um pãozinho – 1 pedaço de peito de frango, 50 g de cogumelos cozidos, 50 g de queijo duro, sal e temperos a gosto, óleo vegetal para fritar.

Preparação: Lave o filé de frango, seque um pouco, desosse mantendo a pele. A carne é picada finamente. Faça o mesmo com os cogumelos.

Esfrie bem o queijo e rale-o no ralador fino. Misture o filé, os cogumelos picados e o queijo, sal e acrescente temperos a seu gosto.
Coloque a pele do frango sobre uma tábua e cubra com o recheio de filé de cogumelos e queijo. Enrole em um rolo apertado e frite em uma frigideira em óleo bem aquecido por todos os lados até ficar pronto.

O queijo (queijo duro) é muito mais fácil de ralar se estiver bem gelado ou mesmo ligeiramente congelado.

Pato com mel e maçãs

Você precisará de: 1 pato eviscerado, 2 colheres de sopa. uma mentira. querida, 4 colheres de sopa. uma mentira. molho de soja, 2-3 dentes de alho, 1-2 maçãs, sal, alecrim e outras especiarias a gosto, óleo de cozinha.

Preparação: Lave e seque bem o pato. Esfregue com sal e especiarias. Em uma tigela separada, misture o mel, o molho de soja e o alho amassado.

Despeje o óleo vegetal em uma assadeira, coloque o pato por cima e regue com o molho preparado, coloque os raminhos de alecrim por cima. Leve o tabuleiro ao forno pré-aquecido e leve ao forno a 200°C até ficar cozido (a carne do pato deve ficar macia e fácil de separar do osso). 15 minutos antes de desligar o forno, corte as maçãs em rodelas, retire o tabuleiro com o pato e espalhe as rodelas junto à carne.

Se o óleo vegetal e a gordura separados do pato não forem suficientes para evitar que a carne queime, coloque água na panela de vez em quando. Também é importante regar ocasionalmente o pato com o molho que se separou na frigideira.

Abóbora com queijo

Você precisará de: 500 g de abóbora descascada e limpa, 100 g de queijo de pasta mole, sal e temperos a gosto, óleo vegetal para fritar, ervas para decoração, água.

Preparação: Corte a abóbora em cubos e frite em óleo vegetal até ficar macia. Se quiser deixar a abóbora um pouco mais macia, adicione um pouco de água. 2-3 minutos antes de retirar do fogo, adicione sal e temperos, misture. Na hora de servir decore o prato com queijo e ervas.

SOBREMESA

Salada de frutas com iogurte

Você vai precisar de: 100 g de banana, 100 g de laranja, 100 g de kiwi, 100 g de maçã, 100 g de frutas pequenas (ou bagas) frescas ou descongeladas, iogurte a gosto, raminhos verdes para decoração.

Preparação: Os frutos descascados e descongelados são cortados finamente ou em círculos. Distribua-os em copos largos ou taças de sobremesa, decore com os temperos verdes. Despeje sobre o iogurte adoçado ou sirva separadamente.

“Coelhos”

Você precisa de: por porção – 80-100 g de sorvete de creme, 50 g de biscoitos com leite, 50 g de nozes, 1 pretzel “orelhas”, cerejas sem caroço, raspas de coco, bolos redondos e marshmallows a gosto.

Preparação: Moa os biscoitos e as nozes separadamente. Despeje os biscoitos triturados e o sorvete em camadas em um copo, adicionando 2-3 cerejas entre as fileiras. Polvilhe a sobremesa com raspas de coco por cima e nozes trituradas no centro. Faça o focinho do coelho com biscoitos redondos e as orelhas com biscoitos folhados. Sirva a sobremesa imediatamente à mesa ou leve à geladeira para que o sorvete não derreta.

Sobremesa de frutas “Elhichka”

Você precisará de: 2 kiwis, framboesas, mirtilos, cranberries ou qualquer outra fruta multicolorida (algumas frutas cada).

Preparação: Lave o kiwi, descasque-o e corte-o longitudinalmente em duas partes. Corte-os em fatias finas. Da parte larga das fatias de kiwi, corte retângulos – eles farão parte do “tronco”, e as fatias restantes serão os “galhos” da árvore. Em uma placa plana adequada, arrume todas as partes do “tronco” uma acima da outra e, em ambos os lados em ângulo, arrume bem os “galhos” das fatias de kiwi. Sobre eles, assim como nas bordas, arrume as frutas. Use a baga maior para um “top” de Natal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *