Desde a antiguidade, o ovo é considerado um símbolo de fertilidade e origem da vida. É por isso que se tornou um dos atributos da Páscoa cristã. Todos os anos, os crentes pintam e decoram ovos, transformando esta atividade em uma emocionante atividade criativa. Existem muitas maneiras de tingir ovos para todos os gostos e cores – escolha as técnicas que você mais gosta e decore a mesa de Páscoa com toda a família!
A Páscoa se aproxima, o que significa que é hora de se preparar para o feriado: escolha uma receita de bolo de Páscoa de sucesso, pense na decoração da casa e nas formas de pintar os ovos. As lojas oferecem uma grande variedade de corantes artificiais, mas não há necessidade de pressa para comprá-los, pois com certeza todo mundo já tem os naturais necessários em sua cozinha.
Claro, todo mundo conhece as cascas de cebola, que devem ser especialmente colhidas e armazenadas pouco antes da Páscoa. A casca da cebola roxa dá um rico tom bordô, mas mesmo isso pode ser enfadonho. Por isso, hoje vamos te ensinar como conseguir cores inusitadas usando corantes naturais.
Você aprenderá a tingir ovos com vinho tinto, cúrcuma, repolho roxo, mirtilo e chá de hibisco. Notemos desde já que estes ingredientes não darão aos ovos uma cor viva, mas apenas delicados tons pastéis.
Preparando ovos para tingir
Antes de ferver, é melhor tirar os ovos da geladeira com antecedência para que atinjam a temperatura ambiente. Portanto, a casca deles não quebrará.
Antes de tingir os ovos, deve-se lavá-los bem e enxugá-los com um pano embebido em vinagre. Isso desengordurará a superfície da casca e a tinta “pegará” de maneira mais uniforme. Algumas colheres de vinagre também podem ser adicionadas à tinta natural, para que a cor cubra melhor.
Se quiser padrões irregulares no ovo, você pode envolvê-lo com um elástico ou linha fina.
Coloração com vinho
A maneira mais fácil e rápida de tingir ovos para obter diferentes tons de bordô é com vinho tinto. Você não precisa comprar uma garrafa inteira para isso, concentre-se na quantidade que você tem disponível.
Para colorir os ovos, ferva-os em vinho. Se não for suficiente, adicione um pouco de água. A cor vai depender da concentração do vinho: quanto mais, mais rico é o tom bordô.
Com chá de hibisco
O chá de hibisco é um excelente corante natural para ovos. Curiosamente, não dá a cor rosa esperada, mas sim um delicado lilás.
Para o preparo, tome 3 sopas. uma mentira. chá seco e um copo de água. Deixe ferver e cozinhe por 10-15 minutos até que o líquido fique vermelho escuro. Em seguida, ferva os ovos no caldo resultante.
Se quiser que a casca tenha uma cor uniforme, primeiro passe o caldo por um pano de algodão. Para obter listras interessantes e padrões irregulares, deixe as pétalas de hibisco na solução.
Com açafrão
A cúrcuma pode ser usada para colorir claras de ovo com um lindo tom de amarelo. Isso é feito com muita facilidade e rapidez.
A proporção ideal é 1 colher de sopa de cúrcuma para 1 xícara de água. Adicione o tempero à água fervente. Coloque os ovos ali e acrescente 1 colher de sopa. uma mentira. vinagre. Ferva por 30 minutos em fogo baixo. A cúrcuma não se dissolve completamente na água, por isso os ovos devem ser mexidos periodicamente para garantir uma distribuição uniforme da cor. Você terá um verdadeiro guarda-sol de primavera!
Com mirtilos
Para colorir com mirtilos, é melhor usar frutas congeladas.
Primeiro comece a fazer a poção. Tome 50 g de mirtilos, 2 colheres de sopa de vinagre e 2 xícaras de chá de água. Deixe ferver e cozinhe por 10 minutos.
Ferva os ovos separadamente. Despeje o caldo resultante sobre eles e deixe por 40 minutos. A cor é preto azulado ou cinza escuro.
Com repolho roxo
Usar repolho roxo como corante natural leva muito tempo. Porém, garantimos que o resultado vale a pena, pois os ovos são obtidos em uma delicada cor azul.
Você precisará de um repolho médio. Corte em pedaços grandes e amasse um pouco com as mãos para liberar o suco. Coloque o repolho em um prato fundo, despeje 3 xícaras de água e adicione 6 colheres de sopa. uma mentira. vinagre. Cubra com uma tampa e leve à geladeira durante a noite.
No dia seguinte, coloque os ovos já cozidos no suco resultante e deixe para outro dia. O suco rosa do repolho quase magicamente transforma os ovos em azul celeste.