Saladas com tomate

 

Receitas criativas e deliciosas

Se você está cansado das saladas clássicas, agora é a hora de preparar algo novo e refrescante. Experimente receitas criativas de blogueiros, chefs de restaurantes e talentosas estrelas da culinária. Algumas saladas podem substituir o jantar ou o almoço.

1. Com bulgur

Uma combinação de ingredientes inesperada, mas saudável e extraordinariamente saborosa.

Produtos: 1 berinjela, 150 g de bulgur, uma cebola roxa, 300 ml de caldo de legumes, 2 colheres de sopa. uma mentira. azeite, 400 g de queijo Halloumi ou Suluguni, 3 colheres de sopa. uma mentira. farinha, um ramo de hortelã fresca, um ramo de salsa, 1 pepino, 3 tomates, 1 xícara de chá de grão de bico enlatado ou cozido, 100 g de sementes de romã.

Para o molho: 3 colheres de sopa. uma mentira. azeite, 3 dentes de alho, suco de limão, 1 colher de chá. pasta de tahine (opcional).

Preparação: Pique a cebola finamente e coloque numa panela. Adicione o bulgur, despeje o caldo e deixe ferver. Reduza o fogo e cozinhe por 10-12 minutos até que o bulgur esteja cozido. Transfira para um prato e deixe esfriar. Corte o tomate azul em rodelas. Aqueça uma grelha, cubra com azeite e frite as rodelas de berinjela dos dois lados. Retire e reserve. O queijo é cortado em rodelas e enrolado na farinha. Adicione o óleo restante na frigideira e frite o queijo até dourar.

Em uma tigela pequena, misture todos os ingredientes do molho para salada.

Pique finamente a hortelã e a salsa. Os pepinos são cortados em cubos pequenos e os tomates em pedaços pequenos.

Em uma saladeira, misture as ervas frescas picadas, os vegetais, o grão de bico, as sementes de romã e o bulgur cozido, regue com o molho e misture. Disponha por cima os tomates azuis fritos e o queijo. Servir.

2. Marroquino

Produtos: 400 g de tomate, 2 pimentões verdes, 1 colher de chá. cominho em pó, 1/2 ramo de salsa, 1 colher de sopa. uma mentira. azeite, 1 colher de sopa. uma mentira. vinagre de vinho branco, sal e pimenta a gosto

Preparação: Corte os tomates em cubinhos, acrescente um pouco de sal, misture e coloque em uma peneira ou peneira, colocando uma tigela por baixo. Com uma colher, pressione suavemente os tomates com uma colher e deixe em temperatura ambiente por 20-30 minutos para liberar o suco – ele escorrerá para a tigela abaixo. Enquanto isso, retire os caules e as sementes dos pimentões e corte-os em cubos pequenos. Pique a salsa. Misture a pimenta e a salsa em uma tigela separada, adicione o vinagre, o azeite e o cominho em pó. Deixe descansar por alguns minutos também.

Combine os pimentões e os tomates, polvilhe com pimenta preta moída na hora e sirva imediatamente.

Você provavelmente tem uma dúvida: o que fazer com o suco de tomate? Não está incluído na receita, caso contrário a salada simplesmente “flutuará”. Mas como um coração não permite simplesmente jogá-lo fora, você pode simplesmente bebê-lo ou adicioná-lo a outro prato.

3. Refrescante

Produtos: 1 alface americana grande (pode ser Romano), 250 g de queijo branco (ou mussarela), ervas italianas a gosto, 1 lata (250-350 g) de alcachofras.

Para decoração: manjericão e tomate

Preparação: corte a salada (pode ser em duas e com grelha de 5×5 cm) e transfira para uma tigela funda e transparente. Por cima espalhe o queijo cortado em cubos de 2×2 cm, ou um pacote da menor mussarela, por exemplo. Polvilhe com ervas italianas, regue com a salmoura do queijo (se houver) e regue com a lata de alcachofras, juntamente com a marinada e o azeite. Decore com tomate cereja e folhas de manjericão.

4. Com arroz

Pode ser um aperitivo ou acompanhamento de pratos de carne ou peixe grelhados. Prato magro.

Produtos: 2 abacates, tomate cereja, 1 dente de alho, 2 cabeças de chalota, 100 g de arroz de grão longo, 2 colheres de sopa. uma mentira. orégano fresco, 50 ml de azeite, 1 embalagem. mix de rúcula ou salada, suco de laranja a gosto

Preparação: Corte os tomates cereja ao meio. A chalota é cortada em círculos finos e o alho picado. Numa saladeira grande, misture o azeite, o tomate, o alho, a cebolinha, o suco de laranja, as raspas de limão e o sal (para que saia mais suco dos tomates para o molho). Reserve enquanto prepara o arroz e o abacate. Ferva o arroz em água e sal até ficar macio. Descasque o abacate, retire o caroço, corte em cubos e coloque imediatamente numa saladeira para não oxidar e escurecer. Lave a alface e seque com uma toalha. Quando o arroz estiver cozido, transfira para uma peneira, deixe esfriar um pouco e coloque também na tigela. Adicione as folhas de alface e misture tudo bem.

5. Com cuscuz

Esta salada permitirá que você se familiarize novamente com o cuscuz e entenda que ele não pode ser usado apenas como acompanhamento.

Produtos: Cuscuz pequeno, 2 filetes de salmão fumado a frio, 2 rabanetes, 1 pepino, 2 tomates, uma rodela de laranja, um raminho de cebolinha verde, 2 raminhos de hortelã fresca, algumas folhas de manjericão, alguns raminhos de coentros, 2 sopa. uma mentira. azeite, pimenta branca, sal e alho seco a gosto.

Preparação: Deite o cuscuz pequeno numa tigela, adicione sal, polvilhe com pimenta preta, adicione um pouco de alho seco, duas colheres de azeite e rale as raspas de 1/3 de limão. Esprema um pouco de suco de limão em uma tigela e despeje água quente (cerca de 3-4 mm acima do cuscuz). Cubra com uma tampa e deixe cozinhar. Corte o rabanete e o pepino em círculos finos. Mergulhe os anéis de rabanete fatiados brevemente em água gelada para remover o calor e a acidez. Pique finamente a cebolinha verde e rasgue as folhas de hortelã, pique grosseiramente um pequeno ramo de coentros. As folhas de manjericão são rasgadas, enroladas em tubo e cortadas em pedaços suficientemente grandes. O salmão rosa fumado a frio é limpo de pele e ossos e cortado em pequenos pedaços. Misture o cuscuz estufado com os legumes, o pepino fatiado e as rodelas de rabanete secas em papel de cozinha. Misture a salada e transfira para uma tigela funda. Disponha os pedaços de peixe por cima e regue com um pouco de azeite.
Para frescor, adicione rodelas de tomate em fatias finas e esprema o suco de uma pequena fatia de laranja.

6. Com frutos do mar

Produtos: 450-500 g de coquetel de frutos do mar (congelado), 2 pimentões (vermelho e amarelo), 5 tomates, alface crespa, 2 dentes de alho, 1 colher de chá. vinagre de arroz, 2 colheres de chá. azeite, sal e pimenta a gosto

Preparação: Descongele o coquetel de frutos do mar, despeje em uma panela, acrescente o alho picado e cozinhe em fogo moderado por 10 minutos. Corte os pimentões em cubinhos, os tomates ao meio e rasgue a alface crespa com as mãos. Transfira todos os ingredientes para a saladeira e tempere com azeite e vinagre, sal e pimenta a seu gosto.

7. Com atum

Produtos: 1 lata de atum, 500 g de feijão verde, 3 tomates, uma cabeça de cebola roxa, um cacho de cebolinha verde, azeite a gosto, 2 sopas. uma mentira. suco de limão, sal e pimenta a gosto.

Preparação: Deixe cair o feijão verde durante 5-7 minutos em água a ferver. Corte os tomates em rodelas grandes e a cebola em rodelas pequenas. Misture todos os ingredientes, tempere com azeite e suco de limão. Você também pode polvilhar queijo por cima da salada.

8. Com peito de frango cozido no vapor

Para os homens, você pode deixar a salada mais recheada se adicionar macarrão tagliatelle e molho de queijo!

Produtos: 300 g de peito de frango, 20 g de alface, 200 g de tomate, 200 g de pepino, 100 g de repolho, 100 g de temperos verdes (qualquer), 100 g de pimentão, óleo de semente de abóbora ou vinagre balsâmico.

Preparação: Corte os legumes como desejar, tempere com azeite. Peito de frango no vapor e cortado em pedaços. Organize tudo em setores em um prato. Cubra a salada com manteiga de abóbora ou vinagre balsâmico.

9. Legumes grelhados

Produtos: 3 berinjelas, 3 pimentões vermelhos, 3 tomates, pimenta (opcional), sal e pimenta a gosto.

Preparação: Passe legumes inteiros em espetos e grelhe ou grelhe. Corte em pedaços, acrescente a pimenta malagueta e tempere com sal e pimenta. Você pode servir como está ou polvilhar com azeite ou molho de azeite.

10. Com fígado de coelho

Esta salada pode ser servida quente ou fria. Tudo depende do clima!

Produtos: (1 porção): 20 g de espinafre, 80 g de fígado de coelho, 20 g de abóbora descascada e limpa, 1/4 de pêra, 1-2 tomates cereja, 1 colher de sopa. uma mentira. suco de romã, 2 colheres de chá. vinho branco seco, 2 colheres de chá. açúcar, 2 colheres de chá. suco de limão, 2 colheres de chá. azeite, 1 colher de sopa. uma mentira. óleo de girassol, 20 g de manteiga, 1 ovo, uma pitada de sal marinho.

Preparação: Frite o fígado de coelho em óleo de girassol. Adicione o espinafre picado. Adicione metade da manteiga de vaca à panela, 1 colher de chá. açúcar e um pedaço de pêra. Despeje 1 colher de chá. vinho, metade do suco de limão e 1 colher de chá. Azeite. Evapore o vinho em fogo baixo e caramelize a pêra por cerca de 5 minutos.

A abóbora é cortada em cubos e caramelizada da mesma forma que a pêra, mas um pouco mais, cerca de 8 minutos. Faça um ovo escalfado. Empilhe o fígado com espinafre no meio do prato. Regue com o molho de romã. Cubra com o ovo escalfado e tempere com sal.

Decore o prato com metades de cereja domita e pêra caramelizada e abóbora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *