FAÇA VOCÊ MESMO: Forno Externo

 

A tecnologia dos fornos Dome remonta aos tempos antigos, sendo uma das primeiras encontradas há 9.000 anos. Cada cúpula refratária, na qual há um furo, desempenha o papel de um forno. A cúpula funciona como uma bateria, absorvendo o calor da combustão. Uma vez apagado o fogo, você pode limpar as brasas e assar pães e caçarolas com o calor armazenado. Quando o forno estiver quase frio, pode-se secar cogumelos silvestres, ervas e frutas, por exemplo.

A ideia que apresentamos aqui é feita de argila em pó – argila refratária e areia. Você pode começar a assar em 15 a 20 minutos enquanto o fogo do forno ainda está aceso e atingir o cozimento completo em cerca de uma hora e meia. Embora a casca seja mais fina, em comparação com um tijolo, ela é bem isolada por baixo e por cima, podendo ser usada por dias em uma única queima. No verão, depois de preparar o jantar, se fecharmos a porta e colocarmos isolamento na frente dela, o forno quase sempre estará a 200 graus C no dia seguinte – quente o suficiente para outra refeição.

Existem várias ideias sobre a plataforma sobre a qual deve ser feita – uma base montada a partir de troncos e ramos, paletes e outros restos de madeira, seja sobre base de pedra ou outra alvenaria. A base de madeira pode ser acabada com betonilha de cimento. Mas antes escolha um local conveniente para cozinhar no quintal e, se possível, mais próximo da cozinha. Proteja o forno da chuva com uma lona ou um telhado simples e ele durará a vida toda.

Nas fotos você vê um forno com cerca de 90 cm de diâmetro, construído sobre uma mesa de madeira maciça, com uma espessa camada de material isolante entre o piso do forno e o tampo de madeira. A cúpula é uma mistura de 3 partes de areia e 1 parte de argila refratária, que terá 3 cm de espessura nas laterais e 10 cm na parte superior. Construímos a cúpula sobre uma pilha de areia molhada. Iremos então isolá-lo com duas a quatro camadas de isolamento cerâmico, alternando com folha de alumínio, e finalizar com uma camada de gesso, uma mistura mais úmida de argila refratária e areia ou palha embebida em pasta de argila úmida e pintada com cal.

A fundação

A conveniente altura de cozimento da base pode ser de 95 a 100 cm, superior à altura padrão da bancada da cozinha, o que permitirá que você olhe para o forno sem se curvar. Considerando o piso de tijolos, a areia sobre a qual são colocados os tijolos e o isolamento, as pernas devem ter de 70 a 90 cm de altura. O tamanho ideal do tampo do forno com diâmetro de 90 cm é 140 cm.

Isole a bancada, mesmo que a base do forno seja de concreto ou pedra. Uma opção é fazer uma moldura de fôrma com as dimensões da mesa. Misture perlita ou vermiculita com cimento na proporção de 6 para 1 a 10 cm e cubra com uma camada compactada e nivelada de areia fina. A camada isolante inferior de vermiculita e cimento e a camada superior de areia compactada e nivelada irão segurar o piso de tijolos, que iremos então assentar.

Cúpula de areia

Com giz e barbante, marque um círculo com 90 cm de diâmetro, no centro, mas um pouco mais para dentro, para que você tenha um espaço confortável na frente na hora de cozinhar. Despeje areia no meio do círculo e insira um palito de 40 cm. Semelhante a um castelo de areia, também aqui formamos uma cúpula de areia molhada com as mãos até chegar à ponta do bastão. Importante: As paredes devem ser tão verticais quanto possível até cerca de 25 centímetros e não inclinadas mais de 25 graus. Quando você achar que terminou, alise a areia e verifique a simetria.

Após completar o monte de areia, cubra-o com jornal e borrife água para evitar que a próxima camada de argila grude; teremos que retirar a areia mais tarde.

A seguir vem a confecção de uma cúpula de barro. A mistura base é 3 para 1 de areia fina a argila refratária (argila refratária). Outras misturas são possíveis. Se estiver construindo quando o tempo estiver frio e úmido, adicione 1/2 parte de cimento. A textura é crucial. Esteja você misturando em um carrinho ou em uma tela, meça primeiro a areia e depois a argila. E o cimento é o penúltimo. Misture os ingredientes secos antes de adicionar a água.

Antes de fazer lotes de produção, faça alguns pequenos testes. Misture 3 xícaras de areia com 1 xícara de argila refratária. Adicione um pouco de água e misture. Procure a mistura mais seca. Teste sua mistura formando uma bola. Solte a bola na altura dos ombros. Se espirrar é porque há muita água; se desmoronar, não é suficiente. Se mantiver a forma, ótimo! Agora vamos para a mixagem principal.

Aplique um punhado de cada vez e bata com firmeza para comprimir e alisar a superfície. Bater com as mãos abertas, como um tambor, também é eficaz. Se a mistura estiver muito úmida, ela pode ceder e deixar uma grande lacuna, mas isso é facilmente corrigido. Corte o pedaço que é a bolota e misture com areia e argila refratária 3 para 1.

Teste com um palito para obter uma espessura consistente de 6 cm nas laterais. Use um palito para garantir que 10 cm seja a espessura na parte superior. À medida que o calor aumenta, a massa extra no topo se traduzirá em melhor desempenho térmico.

Buraco no pescoço

Corte a porta assim que terminar de moldar a cúpula. A altura deve ser 63% da altura da cúpula interna. Para uma cúpula de 40 cm, a porta deve ter 25 cm de altura. Deixe-a larga o suficiente para colocar uma bandeja no forno; 35 cm é uma largura confortável. Além disso, se você tiver um feijoeiro favorito, tenha certeza de que ele conseguirá sair pela porta.

Retire a areia com uma enxada após o endurecimento da cúpula, o que pode levar horas ou até um ou dois dias, dependendo do clima. Se você adicionou cimento, o forno geralmente endurece em algumas horas. Agora você pode ligar o forno para expelir suavemente a água até que o vapor pare de sair da cúpula.

Se ocorrerem rachaduras, preencha com uma mistura 1 para 1 de areia e argila refratária.

Isolamento

Duas a quatro camadas de isolamento de fibra cerâmica são suficientes, cada camada coberta com uma folha de papel alumínio e tela de arame. Isso retardará o resfriamento do forno. Com duas camadas de isolamento cerâmico, o forno estará a aproximadamente 170 graus pela manhã, após o preparo do jantar. Com camadas adicionais você pode aumentar isso. Uma camada de perlita ou concreto vermiculita 8:1 na parte externa da cúpula pode reduzir a quantidade necessária de isolamento de fibra cerâmica.

Finalize o forno com betonilha: cal ou mistura de argila refratária, palha, argila e água até a consistência de creme espesso. Mexa com uma enxada. Após 20 a 30 minutos, a palha terá absorvido a água argilosa e estará macia. Cubra o forno com as mãos e alise. Cortar a palha em pedaços mais curtos criará uma superfície mais lisa.

Trabalhos de acabamento:

  • A cal de construção misturada com água é uma tinta exterior tradicional.
  • Porta do forno. Você pode improvisar, por exemplo, a partir de uma bandeja plana, um pedaço de lata ou, porque não, um prato de cerâmica coberto com várias camadas de papel alumínio. A porta é o elo mais fraco da cadeia de isolamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *