Refeições fáceis para todos os dias

 

Nas próximas semanas, que antecedem a Páscoa, muitos se limitarão a um cardápio bastante modesto. Excluindo os produtos de origem animal, é importante garantir que a alimentação seja variada e equilibrada. Além disso, queremos que os pratos magros sejam saborosos, fartos e inusitados. Oferecemos várias ideias interessantes para um menu enxuto para todos os dias.

Aveia de chocolate com alfarroba

Uma das opções para um delicioso café da manhã magro é a aveia. Sugerimos não se limitar à aveia comum com água, mas adicionar produtos inusitados.

Produtos: 100 g de aveia, 250 ml de água quente, 1 colher de sopa. uma mentira. óleo vegetal, 2-3 colheres de sopa. uma mentira. alfarroba, ½ sopa. uma mentira. casca de limão, mel a gosto.

Preparação: Despeje a aveia na água quente, acrescente o óleo vegetal e cozinhe até ficar macia. O tempo depende de como a aveia é processada, leia as instruções do fabricante da embalagem. No final da cozedura junte a alfarroba e a casca de limão, mexa e retire do lume. Tampe a panela, cubra com uma toalha e deixe por 15 minutos.

Decore a aveia com rodelas de banana, nectarina ou caqui antes de servir. Se a doçura da alfarroba e dos frutos silvestres não for suficiente, acrescente um pouco de mel. E para um sabor sutil, polvilhe com lascas de coco ou nozes trituradas.

Panquecas de batata com ervas

Durante o jejum, essas panquecas podem ser consumidas tanto no café da manhã leve quanto como complemento das refeições principais.

Produtos: 5-6 batatas médias, 1 xícara de chá de farinha, 5 raminhos de salsa, 5 raminhos de endro, 2-3 cebolinhas verdes, 2 colheres de sopa. uma mentira. óleo aromático (a seu gosto), 20 ml de azeite, sal e pimenta preta moída na hora a gosto.

Preparação: Ferva as batatas com casca, deixe esfriar um pouco e descasque. Amasse as batatas, salgue e adicione pimenta preta e óleo aromático. É o óleo que confere às panquecas um aroma único. Pique as verduras grosseiramente e adicione às batatas. Mexa bem. Adicione farinha ao purê de batatas. Você vai precisar de cerca de uma xícara, depende da variedade de batatas. Sove a massa primeiro em uma tigela e depois transfira para a superfície de trabalho. A consistência da massa deve ser espessa. Forme uma “salsicha” com a massa, corte em discos e estenda pequenos pães. Frite em um pouco de óleo dos dois lados até dourar.

Salada de flores com beterraba e laranja

Você pode incluir diferentes saladas no cardápio enxuto, não há limites para sua imaginação. A variedade de molhos e combinações de sabores é infinita, resta escolher o que mais lhe convém. Oferecemos-lhe uma receita de salada light com beterraba. Como molho, você pode usar molho de nozes pronto.

Produtos: 2 cabeças de beterraba vermelha, 1 laranja, 3 colheres de sopa. uma mentira. azeite, 1 colher de sopa. uma mentira. suco de limão, 1 cacho de rúcula, 1 colher de chá. mel líquido, 1 colher de chá. gergelim, sal a gosto.

Preparação: Lave as beterrabas, seque com uma toalha e embrulhe em papel alumínio. Asse por 1-1,5 horas em forno a 180°C. Descasque as beterrabas resfriadas e corte-as em cubos. Descasque a laranja e retire as sementes, corte em rodelas.

Faça o molho: Misture azeite, suco de limão e mel líquido, tempere com sal se necessário.

Disponha a rúcula em um prato de servir. Espalhe a beterraba e a laranja por cima. Regue com o molho e decore com sementes de gergelim.

Funchoza com legumes

Por trás desse estranho nome, funchoza, está o espaguete de arroz, que vem ganhando cada vez mais popularidade. Alguns consideram o funchose com legumes uma salada, e para outros é uma refeição completa. Se você gosta de comida picante, o funchose com certeza terá lugar na sua mesa mesmo na Quaresma.

Produtos: 100 g de espaguete de arroz, 1 cenoura, 1 pepino, ½ pimenta, 1 colher de sopa. uma mentira. vinagre, 30 ml de molho de soja, 1 colher de chá. molho de pimenta, 1 dente de alho, 2 colheres de sopa. uma mentira. Óleo de gergelim.

Preparação: Coloque o espaguete de arroz em uma tigela funda e cubra com água fervente, deixe por 5 minutos. Rale o pepino (você pode pular o caroço) e as cenouras, corte a pimenta em tiras finas.

Para o molho, misture o molho de soja com vinagre, pimenta e manteiga, acrescente o alho prensado, misture.

Transfira o espaguete para uma peneira, enxágue com água fria e despeje em uma saladeira, regue com o molho e misture.

Almôndegas de lentilha

Almôndegas de lentilha se encaixam perfeitamente no menu magro. Como acompanhamento, você pode servir espaguete com molho de tomate, batata cozida com óleo vegetal ou qualquer purê de vegetais.

Produtos: 250 g de lentilhas vermelhas, 700 ml de água, cebola, cenoura, 2 colheres de sopa. uma mentira. azeite, 3 colheres de sopa. uma mentira. semolina, 1 hora de mentira. curry, sal e pimenta – a gosto.

Preparação: Mergulhe as lentilhas em água durante a noite. Despeje a água, despeje uma nova e leve ao fogo. Ferva até ficar macio. Corte os legumes e frite-os no azeite em fogo baixo. Espere que esfriem. Misture as lentilhas resfriadas, a semolina, o sal, a pimenta-do-reino e o curry. Bata no liquidificador ou processador de alimentos até ficar homogêneo. Forme almôndegas com o purê resultante e frite em óleo vegetal até ficarem crocantes.

Sopa de abóbora com creme de cocoa

Para o almoço, aconselhamos preparar um creme espesso de sopa de abóbora, e o creme de coco, que você encontra nos grandes supermercados, vai te ajudar a deixá-lo mais macio.

Produtos: 30 g de cogumelos secos, cebola, 2 colheres de chá. pimenta vermelha, 500 g de abóbora, 200 ml de creme de coco, 2 dentes de alho, 3 colheres de sopa. uma mentira. óleo vegetal, sal a gosto.

Preparação: Corte a abóbora em pedaços aleatórios e corte a cebola em meias luas. Disponha os legumes num tabuleiro, polvilhe com sal, regue com azeite e leve ao forno a 180 °C até a abóbora ficar macia. 15-20 minutos serão suficientes.

Durante este tempo, mergulhe os cogumelos secos em água morna por 30 minutos. Coloque a abóbora e a cebola preparadas no liquidificador, acrescente o pimentão vermelho e o creme de leite aquecido e bata até obter um purê. Tempere com sal e pimenta.
Frite os cogumelos num pouco de azeite com o alho, tempere com um pouco de sal. Despeje a sopa em tigelas, cubra com os cogumelos e decore com temperos verdes. Para um sabor mais brilhante, pode-se colocar uma pitada de cominho e coentro.

Caçarola de batata com legumes

Todas as caçarolas tornarão o menu enxuto mais original. Você sempre pode experimentar vegetais sazonais. Abóbora cozida no vapor, berinjela e pimentão com molho de tomate são adequados como base para este prato. Todas essas coberturas vão bem com um delicado “chapéu” de purê de batata.

Produtos: 1 kg de batatas, 5-6 dentes de alho, cenoura, 300 g de cogumelos, 300 g de ervilhas congeladas, uma cabeça de cebola, um talo de alho-poró, 3 colheres de sopa. uma mentira. purê de tomate, sal e pimenta preta moída na hora a gosto.

Preparação: Descasque e ferva as batatas. Amasse as batatas quentes e adicione 2-3 colheres de sopa. uma mentira. óleo e algumas colheres de sopa da água em que foram fervidos. Adicione sal e pimenta. Você deve obter um purê macio e espesso.

Prepare os legumes: Descasque as cenouras e as cebolas, lave bem o alho-poró, descasque o alho, cubra as ervilhas congeladas com água quente. Corte as cenouras e as cebolas em cubinhos, pique o alho-poró e passe o alho numa prensa. Frite os legumes em fogo baixo em um pouco de óleo. Após 10 minutos, acrescente os cogumelos picados, aumente o fogo e frite por mais 5 minutos. Adicione o purê de tomate, misture e tempere com sal e pimenta. No final, adicione as ervilhas e cozinhe por mais 2 minutos. O recheio está pronto!

Transfira o conteúdo da panela para uma forma untada com óleo vegetal e espalhe o purê de batata por cima. Leve o prato ao forno a 200 °C para assar e fazer uma crosta apetitosa.

Pilaf doce com nozes e frutas secas

O arroz é um ingrediente indispensável em um cardápio enxuto. Sugerimos que você prepare uma versão doce de pilaf magro com frutas secas.

Produtos: 200 g de arroz jasmim, cenoura, 100 g de avelãs, 50 g de passas, um punhado de damascos secos, 1 colher de sopa. uma mentira. açúcar, 10-12 bagas de bérberis (cardo azedo), uma pitada de noz-moscada, canela em pó – na ponta de uma faca.

Preparação: Frite 100 g de avelãs numa frigideira seca e pique-as com uma faca. Aqueça 2 colheres de sopa. uma mentira. óleo vegetal, frite nele as cenouras cortadas em palitos finos e, em seguida, adicione as nozes e o açúcar. Cozinhe por cerca de 2 minutos e acrescente as passas e os damascos secos picados. Frite, mexendo sempre, por 5 minutos. Adicione especiarias e bérberis à base de pilaf e despeje 5 colheres de sopa. uma mentira. água e cozinhe por 2-3 minutos.

Adicione o arroz lavado às nozes e frutas secas, despeje a água para cobrir o arroz em 3 cm. Feche a tampa e cozinhe por 25-30 minutos em fogo baixo até que a água evapore.

Bolo Quaresmal com Cenoura

Muffins de cenoura vão agradar quem está em jejum com algo saboroso e doce. Você pode cortar o bolo acabado em vários pedaços e calar ou cobrir com geléia – você obtém um bolo improvisado.

Produtos: 1 cenoura grande, 120 ml de óleo vegetal, 120 g de açúcar, uma pitada de sal, 150 g de farinha, 1 colher de chá. fermento em pó, 1 colher de chá. canela, 200 ml de suco de laranja, um punhado de nozes.

Preparação: Misture o açúcar com óleo vegetal. Adicione sal. Adicione o suco e misture. As cenouras cruas são raladas no ralador fino e adicionadas à mistura previamente preparada. Peneire a farinha e o fermento na mistura. Faça isso em porções. Adicione as nozes picadas à massa resultante. Transfira para uma assadeira com revestimento antiaderente e leve ao forno por cerca de 40 minutos a 180°C.

O bolo aromático está pronto!

Mesmo em uma dieta magra, sempre há espaço para experiências culinárias. E quanto menos produtos tivermos disponíveis, mais interessantes serão os pratos. Inspire-se, fantasie, cozinhe conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *