Há algum tempo, compartilhamos com vocês ideias interessantes sobre como aproveitar as claras que sobraram do preparo dos seus pratos preferidos. Esperamos que você tenha gostado. Hoje decidimos buscar opções de aproveitamento das gemas restantes.
A gema é rica em gordura. Pode engrossar quase qualquer mistura, tornando-a mais nutritiva e cheia de cor e sabor. Algo mais. Acontece que este ingrediente é adequado tanto para enlatados como para preparar bebidas ou sobremesas inusitadas.
Gemas de ovo salgadas
Esta iguaria é especialmente popular nos países asiáticos. Gemas de ovo salgadas são adicionadas a sopas, saladas ou simplesmente espalhadas no pão. Quanto mais tempo o produto fica nos temperos, mais denso ele se torna.
Após dois dias, as gemas adquirem uma textura cremosa. E depois de sete dias eles se transformam em discos duros. Dessa forma, não é mais possível espalhá-los, mas são facilmente ralados e usados no lugar do sal.
Produtos: 200 g de sal, 200 g de açúcar, 4 gemas.
Preparação: Misture o sal e o açúcar. Polvilhe a mistura resultante no fundo de um recipiente limpo feito de material não oxidante (vidro, silicone ou plástico). É importante que o nível dos temperos seja de 0,5–1 cm. Faça quatro pequenos buracos na mistura e preencha cada um com uma gema. É melhor que as covinhas estejam espaçadas. Cubra as gemas com o restante do sal e do açúcar para que fiquem completamente cobertas pela mistura. Feche bem o recipiente e leve à geladeira. Guarde as gemas por 2 a 7 dias.
Molho Bearnaise
As gemas são uma ótima base para molho. Talvez o molho mais famoso baseado neles seja a maionese.
Béarnaise é um molho de ovo e manteiga, servido com carne vermelha ou peixe grelhado.
Produtos: 150 g de manteiga, 150 ml de vinho branco, 4 gemas, 2 chalotas, 3 colheres de sopa. uma mentira. vinagre de vinho branco, 1 colher de sopa. uma mentira. água, 2 raminhos de estragão, 1/2 colher de chá. sal, pimenta a gosto.
Preparação: Pique a cebola finamente. Em uma panela, derreta 1 colher de sopa. uma mentira. manteiga, acrescente a cebola picada, os raminhos de estragão, o vinho e o vinagre. Refogue a mistura até a cebola ficar macia. Retire o estragão, deixe esfriar um pouco a mistura e bata no liquidificador até ficar homogêneo.
As gemas são levemente batidas com a água e adicionadas ao purê picante. Coloque a mistura em banho-maria. Adicione a manteiga aos poucos, mexendo vigorosamente o molho.
Tempere a Béarnaise acabada com sal e pimenta.
Macarrão de ovos caseiros
A massa caseira não pode ser comparada à massa comprada em loja. Aqui você decide o que adicionar. Por exemplo, algumas pitadas de açafrão darão ao macarrão um tom dourado. E folhas de manjericão colocadas entre as camadas de massa darão um padrão interessante. É verdade que antes de cortar a massa é preciso estendê-la novamente.
Produtos: 450 g de farinha, 120 ml de água, 6 gemas, 1 colher de chá. sal
Preparação: Peneire a farinha sobre a superfície de trabalho. Faça um buraco e coloque ali as gemas. Comece a amassar a massa com cuidado. Despeje metade da água em um copo e dilua o sal nele. Adicione líquido à massa.
Continue amassando, adicionando gradualmente o restante da água. A massa deve ser amassada por cerca de 10 minutos. Durante este tempo, ficará elástico. Embrulhe em filme plástico para armazenamento fresco e deixe agir por 30 minutos.
Divida a massa em 5 partes e embrulhe novamente em película aderente. Polvilhe a superfície de trabalho com farinha e estenda um dos pedaços bem finos. Aconselhamos deixar o restante da massa no papel alumínio para que não resseque. Polvilhe generosamente a crosta enrolada com farinha e enrole-a num rolo, corte em tiras de 1 cm de largura. Desdobre as tiras e transfira-as para uma placa enfarinhada. Corte o resto da massa da mesma forma.
Ferva o macarrão pronto imediatamente ou deixe por 30 minutos em temperatura ambiente. Transfira o produto seco para um recipiente, feche bem e congele.
nhoque
A cozinha alpina “deu-nos” um prato original de batata – o nhoque. Os inusitados bolinhos costumam ser servidos com pesto, manteiga derretida, queijo ralado ou molho de tomate picante. Em vez de farinha, às vezes é adicionada à massa semolina, além de outros aditivos: espinafre, ricota ou abóbora.
Produtos: 1 kg de batata, 300 g de farinha, 2 gemas, 1 colher de sopa. uma mentira. azeite, 1 colher de chá. sal, 1/2 colher de chá. Pimenta preta da terra.
Preparação: Ferva as batatas até ficarem macias. Escorra a água e amasse até obter uma massa homogênea. Peneire a farinha, acrescente sal e pimenta e misture bem. Adicione as gemas e o azeite. Sove uma massa elástica.
Polvilhe a superfície de trabalho com farinha.
Divida a mistura de batata em 3-4 partes e enrole cada uma em um pavio de 3 cm de espessura. Congele os nhoques moldados ou ferva-os em água fervente com sal. Os bolinhos devem ser removidos 2 minutos depois de flutuarem até o topo. Frite na manteiga e sirva.
Carbonara
A famosa massa italiana é preparada apenas com gema de ovo. O creme não é especificado nas receitas tradicionais. O molho espesso é preparado misturando as gemas, o queijo e a água do cozimento do macarrão. É melhor esfriar um pouco a água, pois as gemas podem coalhar na água quente.
Produtos: 150 g de espaguete, 100 g de bacon, 100 g de queijo duro, 2-3 gemas, sal e pimenta a gosto.
Preparação: Cozinhe o espaguete em água e sal até ficar al dente. Escorra o líquido, separe 3-4 conchas de água e transfira o macarrão para uma peneira.
Frite o bacon em óleo vegetal, acrescente o espaguete e misture bem. Deixe em fogo baixo. Rale o queijo duro num ralador fino e misture metade com as gemas. Tempere com sal e pimenta. Coloque com cuidado as gemas com o queijo no espaguete, despeje a água resfriada e misture vigorosamente. Você tem que agir rápido ou os ovos cruzarão.
Divida a massa em tigelas, polvilhe com o queijo restante e sirva.
Creme de limão
O creme cítrico sedoso é adequado para toques de frutas brilhantes. É utilizado como recheio de pastelaria, para decoração ou simplesmente como sobremesa numa tigela. Durante o cozimento, o creme pode ser aromatizado, por exemplo, com raminhos de alecrim fresco.
Produtos: 1 limão, 75 g de açúcar, 4 gemas, 60 g de manteiga.
Preparação: Retire a casca do limão. Coloque a fruta no micro-ondas por 30 segundos – isso vai liberar mais suco. Esprema o suco em uma panela. Adicione a casca ralada, as gemas, a manteiga e o açúcar. Coloque a mistura em fogo lento. Com agitação contínua, o creme é fervido até formar grandes bolhas. A mistura deve ficar espessa. Passe por uma peneira, despeje em tigelas e deixe esfriar. Leve à geladeira durante a noite.
As gemas de Santa Teresa
A iguaria espanhola leva o nome de Santa Teresa de Avril. A autêntica receita da sobremesa ainda é um mistério. Acredita-se que seja conhecido apenas em três confeitarias de Avril e só é repassado de boca em boca.
Produtos: 200 g de açúcar, 6 gemas, 1 limão, 80 ml de água, 50 g de açúcar de confeiteiro.
Preparação: Retire a casca do limão e coloque-a numa panela. Você não precisa da fruta em si. Adicione o açúcar e a água à panela. Coloque a panela no fogão e deixe ferver. Retire a casca e ferva a calda. Quando estiver pronto, retire do fogo e deixe esfriar.
Em outra panela, despeje as gemas. É melhor passá-los por uma peneira para retirar a casca. Despeje a calda sobre as gemas em jato fino, misture bem e leve ao fogo. Mexendo sempre, espere a mistura começar a engrossar e se separar das laterais da panela.
Transfira a mistura quente para uma tigela e deixe esfriar. Despeje o açúcar de confeiteiro em uma tigela limpa. Role as mãos e comece a formar bolas do tamanho de nozes com a mistura de ovos. Passe cada bolinha no açúcar de confeiteiro e coloque em uma forma de papel.
Coloque a guloseima na geladeira por 10-15 minutos.
Sorvete de baunilha
Sobremesas frias caseiras não têm estação. Você sempre encontrará fãs da delícia gelada. Em vez de vagens de baunilha, você pode usar açúcar de baunilha ou baunilha, mas é preciso ter cuidado com o adoçante. O açúcar de confeiteiro pode ser substituído pelo normal, mas é preciso ter certeza de que o tempero está completamente dissolvido.
Produtos: 1 litro de creme de pasteleiro, 8 gemas, 170 g de açúcar de confeiteiro, 2 unid. Vagens de baunilha.
Preparação: Despeje o creme em uma panela de fundo grosso. Retire as sementes das vagens de baunilha e junte-as ao creme. Aqueça suavemente sem ferver.
Bata as gemas com o açúcar de confeiteiro até ficar homogêneo. Isso levará de 6 a 8 minutos. Misture as gemas com o creme quente, misture bem com um batedor e leve ao fogo. Leve o creme para ferver, espere engrossar e desligue o fogo.
Despeje a base do sorvete em um recipiente plástico, espere esfriar e leve à geladeira por 6 a 8 horas.
Massa de manteiga
Esta massa é universal. Se decidir fazer uma torta saborosa, basta não adicionar açúcar de confeiteiro. Basta adicionar gotas de chocolate e os deliciosos biscoitos estão prontos. E se não der tempo para assar, a massa pode ser congelada.
Produtos: 250 g de farinha, 130 g de manteiga, 50 g de açúcar de confeiteiro, 2 gemas, 2 colheres de sopa. uma mentira. água, 2 pitadas de sal.
Preparação: Misture a farinha peneirada com o açúcar e o sal. A manteiga fria é cortada em cubos e misturada com a farinha adoçada. Sove a massa até ficar quebradiça. Adicione as gemas e a água fria. Forme uma bola com a massa, embrulhe em película aderente e deixe repousar no frigorífico ou no congelador para congelar.
Cacau com gema
O ovo realça as notas cremosas da bebida e a torna mais nutritiva. Esse cacau substituirá um lanche, por isso é melhor não combiná-lo com doces e sobremesas com alto teor calórico. O sal enfatiza o sabor adocicado e, para notas mais picantes, pode-se polvilhar a bebida com pimenta amassada. Uma pequena pitada é suficiente.
Produtos: 400 ml de leite fresco, 2 gemas, 3 colheres de sopa. uma mentira. cacau, 1-2 colheres de sopa. uma mentira. açúcar, uma pitada de sal.
Preparação: Adicione o açúcar e o sal ao leite frio e mexa até que os temperos estejam completamente dissolvidos. Adicione as gemas. Coloque a panela em fogo médio e comece a mexer a mistura. Assim que aparecerem os primeiros sinais de fervura, desligue o fogo, acrescente o cacau e misture bem novamente. Reaqueça o cacau até o primeiro sinal de fervura.
Despeje a bebida em copos, decore a gosto e sirva.