5 receitas de molhos e geléias
A temporada das amoras-pretas tentadoramente suculentas vai do início de agosto ao final de setembro, às vezes se estendendo até outubro. Os frutos de um arbusto amadurecem gradualmente e podem proporcionar uma colheita durante várias semanas. E se você não conseguiu passar pela barraca da loja ou do mercado e comprou um ou dois quilos da deliciosa fruta, nossas receitas de conserva de amoras para o inverno serão úteis para você.
A preparação para o inverno nem sempre é um processo longo e com muitas etapas complicadas. Use nossas receitas fáceis para diversos tipos de conservas e divirta-se na estação fria.
Purê com açúcar
Amoras frescas não podem ser consumidas nas mesmas quantidades que framboesas ou mirtilos. Levemente adstringentes e ácidas, essas frutas são mais indicadas para decorar sobremesas e preparar diversos molhos caseiros. Uma das receitas mais simples são amoras polvilhadas com açúcar. Eles são armazenados na geladeira. O açúcar se dissolve gradualmente e se transforma em uma calda espessa. Se quiser um molho menos espesso e menos doce, basta reduzir a quantidade de açúcar.
Produtos: 1 kg de amoras, 1 kg de açúcar.
Preparação: Misture as frutas e o açúcar em uma tigela grande (guarde uma pequena quantidade para a última etapa). Purê de amoras com um liquidificador de imersão. Despeje o purê em potes, acrescente as frutas inteiras e polvilhe com açúcar por cima. Isso impedirá o desenvolvimento de mofo. Feche bem as tampas e coloque na geladeira.
Molho de queijo e carne
Os pretzels de Blackberry não precisam ser doces! Oferecemos uma receita incomum de um rico molho picante com gengibre e especiarias. Se você adicioná-lo a queijos de pasta mole com mofo branco, ou a pratos de carne bovina, suína e cordeiro, a iguaria está garantida. O molho pode ser usado como molho para salada, misturando-o com azeite. Expanda os limites dos seus gostos habituais e experimente.
Produtos: 1 kg de amoras, 40 ml de água, 40 g de alho, ½ pimenta, 1 colher de sopa. uma mentira. açúcar, 1 colher de chá. sal, 1 colher de chá. gengibre seco, alguns raminhos de hortelã, coentro, estragão e manjericão.
Preparação: Lave as frutas, limpe os caules e transfira para uma panela funda. Cubra com água. Rasgue as folhas das especiarias verdes e pique-as. Reserve – você precisará deles um pouco mais tarde. Amarre as hastes e galhos no pulso, eles também serão úteis.
Leve a panela com frutas ao fogo e espere o conteúdo ferver. Ferva por 2 minutos. No liquidificador, bata as folhas verdes, o alho e a pimenta malagueta. Passe as frutas cozidas por uma peneira e esprema a mistura restante na peneira por várias camadas de pano de algodão. Também contém uma grande quantidade de suco. Adicione os talos das ervas aromáticas ao suco resultante, leve ao fogo e cozinhe por 10 minutos, depois retire os talos. Adicione o purê de ervas, pimenta preta, alho, gengibre, sal e açúcar ao molho e cozinhe por mais 5 minutos.
Prove o molho e adicione mais sal ou açúcar a gosto.
Despeje o molho de amora em garrafas, feche e guarde para o inverno. Agora, ao prato caseiro, você pode servir um molho original.
Geléia sem ferver
Muitas donas de casa gostam de receitas de amora sem cozinhar. Acredita-se que mais vitaminas sejam armazenadas dessa forma. Porém, deve-se lembrar que esses espaços em branco necessitam de conservante. Neste caso, é açúcar. Para que a geleia de amora seja armazenada por muito tempo, o açúcar deve ultrapassar em 1,5 vezes a quantidade da fruta. A geleia de amora é adequada para todos os doces caseiros: panquecas, cheesecakes, bolinhos preguiçosos.
Produtos: 1 kg de amoras, 1,5 kg de açúcar.
Preparação: Limpe as frutas e coloque em uma tigela funda. Despeje a água quente e deixe por 2 minutos. Escorra as frutas em uma peneira e volte para a tigela. Bata as amoras no liquidificador de imersão, acrescentando o açúcar aos poucos. Passe o purê resultante por uma peneira, ajudando a empurrar a parte carnuda com uma concha ou espátula de silicone. Não jogue fora a polpa, você pode fazer uma torta ou bolo com ela.
Despeje o purê coado em potes e feche. As amoras contêm muita pectina natural e nenhum espessante adicional é necessário.
É melhor guardar a geleia de amora sem ferver na geladeira. Uma receita simples, útil para quem não tem tempo – apenas 15 minutos – e a geleia está pronta!
Amoras em seu próprio suco
Esta receita tem baixo teor de açúcar. Amoras em seu próprio suco são adequadas para fazer xarope de marshmallows, podendo ser adicionadas a bebidas frias e quentes. Para guardar o estoque para o inverno, será necessário esterilizar os potes novamente.
Produtos: 500 g de amoras, 250 g de açúcar.
Preparação: Lave as frutas em água corrente e seque levemente. Transfira-os para uma tigela funda e polvilhe com açúcar. Agite bem e deixe por 6 horas em local fresco, coberto com uma toalha.
Os potes e tampas são bem lavados (para a quantidade indicada serão necessários 2 potes de 0,5 l), esterilizados a vapor e as tampas fervidas. Distribua as amoras nos potes, cubra com as tampas, mas não estrague. Coloque um pano de prato no fundo de uma panela grande e arrume os potes por cima. Despeje água em temperatura ambiente na panela, até o gargalo dos potes. Ligue o fogo médio e esterilize 15 minutos após ferver a água.
Retire os frascos com cuidado, feche bem as tampas e vire os frascos de cabeça para baixo. Como estão quentes, coloque-os sobre uma toalha. Espere até que esfriem completamente.
Geléia de groselha
Se experimentar esta compota, sentirá a riqueza de sabores destes frutos silvestres. Aconselhamos adicionar um pouco de manjericão, o seu aroma irá realçar o veio ligeiramente azedo da fruta.
Produtos: 800 g de amoras, 1 kg de groselha, 1 kg de açúcar, algumas folhas de manjericão.
Preparação: Lave a groselha e limpe-a dos galhos e folhas. Combine-o. Leve ao lume e espere ferver, junte o manjericão e cozinhe durante 3 minutos, continuando a mexer.
Retire do fogo e quando a mistura esfriar um pouco passe por uma peneira ou esprema o suco por um pano de algodão.
Agora é a hora de cuidar das amoras: se as bagas forem grandes, corte-as ao meio.
Despeje o açúcar no suco de groselha na proporção de 1:1, leve ao fogo e deixe ferver. Mexa para dissolver o açúcar. Despeje o suco sobre as amoras e deixe por 6 a 8 horas. Passado o tempo, leve a mistura ao fogo, espere ferver e cozinhe por 5 minutos.
Despeje a geléia em potes.