11 receitas de sucesso de sarmi de repolho

O sarmi de couve é preparado de diferentes formas, com recheios diversos, é embrulhado não só em folhas de couve, mas também em folhas de videira, folhas de beterraba ou alface.

É difícil dizer a que cozinha pertence este prato. Desde a criação da receita, ela passou por muitas alterações. As sardinhas de repolho são consumidas em toda a Europa Oriental e nos países asiáticos, e você também pode encontrá-las na culinária dos Balcãs. E cada dona de casa tem o seu “segredo” no preparo. As únicas coisas que permanecem inalteradas são os ingredientes – o recheio de carne e grãos e as folhas nas quais o recheio deve ser embrulhado.

Para o recheio pode-se usar qualquer carne picada: porco, vaca, frango ou uma mistura. Outro componente do recheio são os cereais, principalmente o arroz, mas também pode ser preparado com bulgur ou trigo sarraceno. Os restantes produtos para o recheio – cebola, cenoura, tomate, cogumelos, etc. – são adicionados conforme desejado.

Para que o recheio seja facilmente embrulhado nas folhas, é necessário prepará-las com antecedência. Você pode escaldá-los brevemente em água fervente para torná-los macios e flexíveis. Outra opção é embrulhar as folhas em papel alumínio e levar ao forno pré-aquecido por 6 a 8 minutos.

1. Clássico

Para preparar o clássico sarmi de repolho, leve 1 kg de repolho branco, 1 kg de carne picada, 150 g de arroz cozido, 1 cebola, 1 cenoura, 4 sopas. uma mentira. purê de tomate, pimenta preta e sal a gosto.

Preparação: Separe 15-20 folhas da couve, corte as veias grossas e coloque-as numa panela com água a ferver durante 3-5 minutos. Misture a carne picada com as cenouras e cebolas picadas, junte o arroz cozido, tempere com pimenta preta, sal e misture bem. Coloque cerca de 2 colheres de sopa em cada folha de couve. uma mentira. do recheio acabado e torça as folhas, formando o sarmi. No fundo da panela onde serão cozidos, coloque algumas folhas de couve e arrume o sarmi por cima.

O purê de tomate é diluído em água e colocado na panela. Cozinhe em fogo baixo por 30-40 minutos até terminar. Sirva os rolinhos de repolho quentes, polvilhados com ervas picadas e iogurte.

2. Preguiçoso

Lazy Sarmi é uma opção rápida e fácil para um almoço durante a semana.

Para prepará-los, são necessários 500 g de carne picada, 1/2 cebola, 400 g de tomate, 1/2 couve, 1 xícara de arroz cozido, 1 colher de chá. alho seco, 1/4 colher de chá. tomilho seco, 1/4 colher de chá. pimenta moída, 1/2 colher de chá. sal, 1,5 xícaras de água, 1 xícara de queijo duro ralado (opcional), salsa fresca, azeite, sal e pimenta a gosto.

Preparação: Numa frigideira grande frite a carne picada e a cebola em óleo vegetal. Adicione o alho, o tomilho, o sal e a pimenta. Mexer. Adicione o tomate picado, o arroz e a água. Deixe ferver, adicione o repolho, tampe e cozinhe por 10 minutos. Tempere com sal e pimenta a gosto. Polvilhe queijo ralado por cima (se desejar), cubra com uma tampa por 1-2 minutos para derreter. Retire do fogo, polvilhe com salsa fresca picada e sirva.

3. Em uma multicooker

Na multicozinha, os sarmi ficam mais frágeis e muito suculentos.

Para prepará-los você vai precisar de: 1 couve, 1/2 xícara de arroz, 1 sopa. uma mentira. manteiga, 1 cebola, 1 dente de alho, 500 g de carne picada, 1 ovo, 1 colher de chá. alecrim seco, 400 g de tomate, 2 colheres de sopa. uma mentira. açúcar, 2 colheres de sopa. uma mentira. suco de limão, sal e pimenta.

Preparação: Escalde um pouco as folhas de couve em água e sal. Numa frigideira derreta a manteiga e frite a cebola até ficar macia, acrescente o alho e frite por mais 1 minuto. Misture a cebola preparada com o arroz cozido, junte a carne picada, o ovo, o alecrim, o sal e a pimenta e misture tudo bem. Enrole o recheio nas folhas e coloque o sarmi com as “costuras” voltadas para baixo na multicozinha. Em uma tigela separada, misture os tomates picados, o açúcar e o suco de limão e despeje a mistura sobre o sarmi. .

4. No forno

Em essência, estes são os mesmos sarmi de repolho clássicos, mas não são cozidos, mas assados.

Produtos: 1 couve, 450 g de carne picada, 1 xícara de arroz cozido, 1 cabeça de cebola, 1 cenoura, 4 dentes de alho, 2 xícaras de caldo (ou água), 3 sopas. uma mentira. purê de tomate, azeite, pimenta preta, sal e salsa fresca (opcional).

Preparação: Aqueça o forno a 180 graus. Frite as cebolas picadas e as cenouras raladas no azeite e junte à carne picada. Adicione o arroz, a salsa, a pimenta preta, o sal e misture tudo bem. Coloque o recheio nas folhas escaldadas e torça cada uma. Disponha o sarmi em uma assadeira. Num tacho, misture o caldo de galinha (ou água) com o alho picado e o puré de tomate, deixe ferver, adicione sal e pimenta e regue com o molho preparado sobre as sardinhas. Asse por 45-50 minutos. Sirva com iogurte.

5. No microondas

Em um forno de micro-ondas moderno, você pode cozinhar qualquer coisa, até sarmi.

Para prepará-los, você vai precisar de 1 couve, 400 g de carne picada, 1 xícara de arroz, 1 cebola, 1 cenoura, óleo vegetal, purê de tomate, sal e pimenta.

Preparação: Separe as folhas grandes da couve, coloque-as de forma resistente ao calor, regue com água a ferver e leve ao forno micro-ondas na potência máxima durante 3-4 minutos. Se necessário, corte as veias grossas das folhas. Numa frigideira aqueça o azeite e frite a cebola picada e a cenoura ralada, junte a carne picada e cozinhe até ficar macia. Ferva o arroz separadamente em água e sal, deixe esfriar e misture com a carne picada. Enrole o recheio nas folhas de couve e arrume-as na forma. Misture o purê de tomate com o caldo em que o sarmi foi escaldado, salgue e polvilhe com pimenta-do-reino, despeje este molho sobre o sarmi. Cozinhe em fogo alto por 7 a 9 minutos, depois vire e cozinhe por mais 7 a 9 minutos.

6. Com repolho fresco

O repolho jovem confere ao sarmicki um sabor mais pronunciado. E os rolinhos recheados de repolho jovem prontos ficam brilhantes e lindos.

Para o preparo leve: 1 kg de carne picada, 200 g de arroz, 1 cenoura, 2 tomates, 1 cebola, 2 dentes de alho, 1 sopa. uma mentira. purê de tomate, 1 colher de sopa. uma mentira. páprica doce, pimenta preta moída, sal e óleo vegetal.

Preparação: Ferva o arroz em água e sal e enxágue com água fria. Misture o arroz com a carne picada, sal, pimenta-do-reino, misture. Ferva as folhas de couve por cerca de 20 minutos. Pique a cebola e o alho, rale as cenouras num ralador grosso, descasque os tomates e corte-os em cubos. Frite todos os legumes (exceto as folhas de couve) numa frigideira, acrescente o purê de tomate e misture. Coloque a carne picada e o recheio de arroz nas folhas cozidas e embrulhe. No fundo de uma panela funda, coloque uma fileira de sarmi de repolho e depois uma fileira de vegetais fritos. Repita as camadas conforme necessário, temperando cada uma com sal e pimenta a gosto.

Despeje água quente até a metade das laterais, cubra com uma tampa e deixe ferver em fogo baixo por cerca de 20-40 minutos. Sirva o sarmi de repolho pronto com iogurte e endro fresco.

7. Em folhas de videira

Uma variante do sarmi usual são aqueles em folhas de videira, recheados com carne picada e arroz, às vezes chamados de dolma (ou tolma).

No verão não é difícil encontrar folhas de videira, todo o resto são os ingredientes habituais do sarmi: folhas de videira (de preferência jovens), 400 g de carne picada, 100 g de arroz, 2 cebolas, 3 dentes de alho, 1/2 h. pimenta vermelha, 1/2 colher de chá. coentro seco, sal a gosto.

Preparação: Lave as folhas da videira, corte os caules e coloque-as numa panela com água fervente com sal, ferva por 5 minutos e depois transfira imediatamente para água fria. Ferva o arroz até ficar meio cozido. Misture a carne picada, o arroz, as ervas picadas, a cebola, o alho, o sal, a pimenta preta e os coentros. Coloque as folhas com o lado liso voltado para baixo. Coloque cerca de uma colher de sopa de carne picada na base da folha e torça. Coloque algumas folhas de videira no fundo de uma panela de fundo grosso (de preferência de ferro fundido), coloque bem o sarmi sobre elas, pressione por cima com um prato pesado, despeje água com sal para cobrir levemente o sarmi. Cubra com uma tampa e deixe o dolma ferver em fogo baixo por 40 minutos. Sirva com iogurte e molho de alho.

8. Com beterraba

Outra opção inusitada é embrulhar o sarmi em folhas de beterraba. Acredite, este prato não é menos saboroso que os clássicos rolinhos de repolho.

Pegue 3 cachos de beterraba, 400 g de carne picada, 70 g de arroz, 1 cebola, 1 cenoura, 1 sopa. uma mentira. purê de tomate, 1 tomate, ervas, sal e pimenta-do-reino moída a gosto.

Preparação: Lave as folhas, corte os caules, coloque as folhas em uma tigela e despeje água quente sobre elas, deixe por 5 minutos. Despeje a água e seque as folhas. Adicione a cebola picada, o arroz cru lavado e a cenoura ralada à carne picada. Tempere com sal e pimenta, acrescente as verduras frescas picadas e misture bem. No final de cada folha coloque uma colher do recheio e torça com cuidado. Numa frigideira funda frita-se o tomate aos cubos, junta-se o puré de tomate, o sal, a pimenta-do-reino e deita-se água quente. Disponha as sardinhas no molho, adicione água suficiente para cobri-las completamente. Tampe e deixe ferver por 40 minutos. Retire do fogo, tampe a panela com um pano e deixe o sarmicchi refogar por mais 30 minutos.

9. Em folhas de alface

O tenro sarmi em folhas de alface não deixará ninguém indiferente.

Para prepará-los você precisa de: 1 salada verde média, 300 g de carne picada, 50-100 g de arroz, 1-2 cebolas, 1-2 cenouras, 50 g de purê de tomate, óleo de girassol, sal, pimenta preta , seus temperos favoritos têm gosto de 1-2 folhas de louro.

Preparação: Ferva o arroz até a metade. Misture a carne picada com a cebola picada, a cenoura ralada finamente, o arroz, o sal, a pimenta e outras especiarias. Lave as folhas da salada, seque-as e embrulhe o recheio.

Para o molho, frite a cebola e a cenoura no óleo de girassol, acrescente o purê de tomate, o sal, a pimenta e a água, espere ferver e acrescente ao sarmicki disposto em uma panela funda. Cozinhe até terminar.

10. Em folhas de ruibarbo

Para a receita você precisa de: 1 xícara de arroz, 500 g de carne picada, 3 cenouras, 2 cebolas, folhas de ruibarbo, ervas, sal e pimenta a gosto.

Preparação: Ferva o arroz até ficar pronto e enxágue com água fria. Misture com a carne picada, tempere com sal e pimenta a gosto. Escalde as folhas de ruibarbo com água quente, seque-as e embrulhe o recheio.

Frite a cebola picada e a cenoura ralada grosseiramente em óleo vegetal. Coloque o sarmi numa panela, coloque as cebolas e as cenouras por cima e cubra com água. Deixe cozinhar em fogo baixo por 30 minutos.

11. Em folhas de acelga

Se você gosta de experiências gastronômicas, não deixe de experimentar fazer sarmi de acelga.

Para fazer isso, leve 400-450 carne picada, folhas de acelga, 200 g de arroz, 1-2 colheres de sopa. uma mentira. pasta de tomate, sal e pimenta.

Preparação: Mergulhe as folhas em água fervente com sal por literalmente 1 minuto e coloque-as imediatamente em água gelada e seque bem. Para preparar o recheio, ferva o arroz em água e sal até a metade e misture com a carne picada. Misture bem, adicione sal e pimenta a gosto. Coloque o recheio pronto sobre as folhas e torça. Unte o fundo de uma panela com óleo e arrume o sarmi. São despejados em água com purê de tomate diluído, levemente salgados e cozidos em fogo médio até ficarem macios.



















































Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *