Couves de Bruxelas são deliciosas e interessantes

 

Você ama couve de Bruxelas? Caso contrário, talvez você ainda não tenha encontrado uma receita que revele todas as suas qualidades gustativas. Este vegetal combina perfeitamente com vários produtos. Com ele você pode preparar praticamente tudo – saladas, acompanhamentos, sopas, pratos principais e até doces. Reunimos as receitas mais interessantes para o preparo de couves de Bruxelas, que vão diversificar o cardápio de inverno.

Couves de Bruxelas assadas

Como assar couves de Bruxelas? Primeiro você precisa remover as folhas duras superiores das cabeças pequenas e cortar os caules. Caso contrário, o prato pode queimar. Para obter pedaços crocantes, coloque as florzinhas em gordura quente. Porém, é preciso ter cuidado, pois o óleo quente respinga muito. Se não quiser experimentar, basta espalhar o repolho em uma assadeira e levar ao forno.

Produtos: 500 g de couve de Bruxelas, 4 colheres de sopa. uma mentira. gordura vegetal, 2 colheres de sopa. uma mentira. vinagre balsâmico, 1 colher de sopa. uma mentira. mel, sal e pimenta a gosto.

Preparação: Lave e seque os floretes de repolho. Disponha-os sobre papel de cozinha para retirar o excesso de umidade. Limpe as folhas superiores e caules. Corte-os ao meio e transfira-os para uma tigela funda. Adicione o vinagre balsâmico, o mel, o sal e a pimenta, misture bem e deixe descansar por 10-15 minutos.

Pré-aqueça o forno a 180°C. Despeje o óleo em uma assadeira e leve ao forno por 3 minutos. Coloque cuidadosamente o repolho, com o lado cortado voltado para baixo, em uma bandeja aquecida. Tenha cuidado, a graxa pode respingar. Asse por 25-30 minutos.

Com molho bechamel

Couves de Bruxelas incrivelmente deliciosas com molho bechamel. Antes de levar o repolho ao forno, é necessário escaldá-lo em água fervente por 4 a 5 minutos. E para que o repolho mantenha a cor rica, transfira-o para uma peneira e despeje imediatamente água fria sobre ele.

Produtos: Principal: 350 g de couve de Bruxelas, 70 g de queijo.

Para o molho bechamel: 250 ml de leite fresco, 30 g de manteiga, 30 g de farinha, uma pitada de noz-moscada moída, sal e pimenta a gosto.

Preparação: Escalde as couves de Bruxelas em água fervente por 5 minutos. Transfira as florzinhas para uma peneira, enxágue com água gelada ou coloque no gelo.

Derreta a manteiga em uma panela de fundo grosso. Adicione a farinha e misture bem, desfazendo os grumos. Aos poucos adicione o leite fresco. Mexa constantemente. Tempere com noz-moscada, sal e pimenta, cozinhe até engrossar o molho.

Espalhe o repolho em uma panela untada com óleo. Regue com o molho, polvilhe com queijo ralado e leve ao forno a 200°C durante 12-15 minutos.

Almôndegas com molho de tomate

Para o molho, você pode usar purê de tomate pronto ou prepará-lo você mesmo com tomates frescos.

Produtos: 400 g de carne picada, 300 g de couve de Bruxelas, 250 g de purê de tomate, cebola, cenoura, pimenta, 2 pitadas de temperos para carne picada, sal e pimenta a gosto.

Preparação: Sal e polvilhe com pimenta preta a carne picada. Forme almôndegas do tamanho de uma noz. Escalde as couves de Bruxelas em água fervente por 5 minutos. Em seguida, escorra em uma peneira e enxágue com água fria. As cebolas são cortadas em cubos pequenos, as cenouras – em tiras. Frite os legumes em óleo até a cebola ficar transparente. Pique a pimenta grosseiramente e coloque na frigideira. Cozinhe tudo junto por 2-3 minutos. Adicione as almôndegas e frite até dourar. Adicione o repolho, despeje o purê de tomate, as ervas secas, o sal e a pimenta.

Leve ao forno por 30-40 minutos a 180°C.

Salada quente

A salada de couve-flor com cuscuz, cogumelos e cenoura complementará maravilhosamente o cardápio de inverno. Não se esqueça de servir o prato quente, guarnecido com ervas frescas.

Produtos: 200 g de couve de Bruxelas, 150 g de cuscuz, 150 g de cogumelos, cenoura, 20 g de manteiga, 3 colheres de sopa. uma mentira. azeite, 1 colher de sopa. uma mentira. suco de limão, sal e pimenta a gosto.

Preparação: Despeje 300 ml de água fervente sobre o cuscuz, adicione uma pitada de sal, tampe e deixe em infusão por pelo menos 15 minutos. Cozinhe as couves de Bruxelas em água pré-fervida por 10 minutos.

Transfira para uma peneira. Corte os cogumelos em rodelas e as cenouras em círculos. Derreta a manteiga e frite os cogumelos. Após a evaporação do líquido, acrescente as cenouras. Cozinhe tudo junto por cerca de 5 minutos.

Misture o cuscuz tufado e a couve de Bruxelas cozida com os cogumelos salteados e as cenouras. Regue a salada com uma mistura de azeite e sumo de limão, decore e sirva.

Frango ao molho de queijo

Você pode cozinhar este prato em uma sequência diferente. Sugerimos fritar cada um dos ingredientes principais separadamente e depois refogá-los juntos. Não tenha medo de combinar queijos diferentes. Pegue alguns cubos de queijo azul para obter notas picantes.

Produtos: Principal: 300 g de filé de frango, 300 g de couve de Bruxelas, 1 colher de sopa. uma mentira. óleo vegetal, 2 colheres de chá. pimenta vermelha, 2 colheres de chá. alho seco, 2 colheres de chá. sal, 2 horas de mentira. pimenta preta moída, 1 colher de chá. suco de limão.

Para o molho: 150 ml de leite fresco, 100 g de queijo fundido, 20 g de manteiga, 2 colheres de chá. farinha.

Preparação: Misture pimenta vermelha, alho seco, sal e pimenta preta. Aplique a mistura nos filés e deixe marinar por 30 minutos. As couves de Bruxelas são cortadas ao meio e colocadas em água quente com sal, adiciona-se suco de limão e fervem por 7 minutos. Quando terminar, transfira para uma peneira.

Frite o filé de frango em óleo vegetal até dourar. Retire a carne da panela. Na mesma panela, refogue as metades da couve de Bruxelas por 5 a 7 minutos. Transfira para uma tigela. Na mesma panela, derreta a manteiga, acrescente a farinha e misture. É importante que não permaneçam grumos. Aos poucos, despeje o leite fresco morno, mexendo sempre. Adicione o queijo derretido e espere o molho “borbulhar”. Retorne o frango com as couves de Bruxelas ao molho e deixe tudo junto no fogo por mais 5 minutos. Sirva imediatamente.

Decore com batatas

Couve de Bruxelas e nozes são uma combinação deliciosa. Especialmente se você adicionar batatas frescas. Mas como é improvável que você encontre alguma no momento, você pode usar batatinhas pequenas. Em vez de batatas, você pode usar couve-flor, brócolis, batata doce ou rodelas de abóbora. Assim, você obterá um acompanhamento de carne delicioso e original.

Produtos: 300 g de couve de Bruxelas, 300 g de batata, cebola, 30 g de pinhão, 2 colheres de sopa. uma mentira. óleo vegetal, 1 colher de sopa. uma mentira. suco de limão, dente de alho.

Preparação: Descasque as batatas e ferva-as em água e sal até ficarem macias. Escalde as couves de Bruxelas por 5 minutos, depois transfira para uma peneira e enxágue com água fria. Pique a cebola e corte o alho em rodelas finas.

Em uma panela funda, aqueça o azeite e frite o alho e a cebola. Adicione as batatas cozidas e as couves de Bruxelas escaldadas. Despeje tudo com suco de limão e cozinhe por 5-7 minutos em fogo moderado. Espalhe a mistura de couve e batata sobre folhas de alface, polvilhe com pinhões, decore e sirva.

Sopa de legumes

Qual é a melhor sopa de couve de Bruxelas? Experimente o colorido minestrone de vegetais. O prato costuma ser servido com queijo duro ralado, manjericão fresco e pesto. E não se esqueça de torrar algumas fatias de pão no forno.

Produtos: 2 litros de caldo de legumes, 150 g de couve de Bruxelas, 2 batatas, abobrinha, cenoura, cebola, 2 talos de aipo, 2 colheres de sopa. uma mentira. óleo vegetal, 2 dentes de alho, 2 pitadas de ervas provençais secas, sal e pimenta a gosto.

Preparação: Corte a cebola e a cenoura em cubos e o aipo em meias luas. Numa panela aqueça o azeite e frite os legumes picados. Adicione o alho esmagado e cozinhe até ficar macio. Despeje o caldo, espere ferver e deixe ferver em fogo baixo por 15-20 minutos.

Corte as batatas e as abobrinhas em cubos grandes e as couves de Bruxelas ao meio. Adicione-os à sopa e cozinhe por mais 20-30 minutos. Os vegetais devem ficar macios, mas não moles. Tempere com ervas secas da Provença, sal e pimenta e tampe o prato. Deixe a sopa tampada por 5-7 minutos antes de servir.

Quiche de camarão

Quiche com couve de Bruxelas será apreciada pelos amantes de salgados. É verdade que você terá que ser paciente e deixar a guloseima esfriar. Você pode experimentar o recheio adicionando filés de peixe, pedaços de frango ou cubos de queijo.

Produtos: Para a massa: 200 g de farinha de trigo, 100 g de manteiga, 1 ovo, 1 colher de sopa. uma mentira. Água, 1/2 colher de chá. sal

Para o recheio: 300 g de camarão, 200 ml de natas 20%, 4 ovos, 150 g de couve de Bruxelas, 100 g de queijo, 1 colher de sopa. uma mentira. água, 2 pitadas de sal, uma pitada de noz-moscada moída.

Preparação: Rale a manteiga resfriada. Adicione o sal, a farinha peneirada e misture com as migalhas de manteiga. Adicione o ovo e uma colher de água fria e sove a massa. Forme uma bola. Embrulhe com filme plástico e deixe no frio por 1 hora.

Abra a massa e transfira para uma forma de 22–24 cm de diâmetro, pique em vários lugares com um garfo e pressione com um peso. Leve ao forno a 200°C por 15 minutos.

Escalde as couves de Bruxelas em água fervente por 5 minutos, escorra em uma peneira e enxágue com água fria. Ferva e descasque os camarões. Em uma tigela funda, misture as natas com os ovos, o sal e a noz-moscada. Retire com cuidado a forma com a base.

Espalhe as couves de Bruxelas e os camarões sobre a crosta assada. Adicione o creme de leite e o recheio de ovo. Devolva a lama ao forno por mais 40 minutos. É preferível reduzir a temperatura do forno para 180°C. 10 minutos antes de retirar do forno polvilhe com queijo ralado.

Couve de Bruxelas com bacon

Se você embrulhar pequenas cabeças de repolho com fatias de bacon e levar ao forno por 20-25 minutos, obterá um aperitivo original. Você pode servir com molho de alho. Para maior comodidade, é melhor fixar o bacon com palitos ou enfiar as bolinhas em espetos de madeira.

Produtos: 500 g de couve de Bruxelas, 300 g de bacon, 2 colheres de sopa. uma mentira. azeite, 2 dentes de alho, 1/2 colher de chá. tomilho, ½ colher de chá. raspas de limão, sal e pimenta a gosto.

Preparação: Numa tigela funda, misture o azeite com o alho amassado, o tomilho, as raspas de limão, o sal e a pimenta. Adicione as couves de Bruxelas lavadas e misture bem. Enrole o chucrute em fatias de bacon e prenda com um palito. Disponha numa frigideira e leve ao forno a couve embrulhada em bacon a 180°C durante 20-25 minutos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *