Truta deliciosa e suculenta no forno

Dicas e receitas de como prepará-lo

A truta é um peixe nobre. A sua principal vantagem é a carne tenra e de sabor delicado, em que dificilmente se sente o amargor característico inerente a outros representantes da família do salmão. Em vários países europeus, a truta é chamada de “peixe real”. E por boas razões, tem sido servida em festas nas cortes francesas e espanholas desde tempos imemoriais, e receitas de pratos de truta podem ser encontradas em livros de receitas de mosteiros do século XIX. Idade Média.

Você pode cozinhar trutas de diferentes maneiras. O peixe ficará igualmente saboroso numa salada quente e numa sopa rica ou no espeto. É muito conveniente assar no forno. Pode ser colocado inteiro ou cortado em pedaços numa assadeira. E vegetais, molhos, temperos e ervas vão te ajudar a tornar o sabor do prato mais interessante.

Truta do mar ou do rio?

Dependendo da espécie, a truta pode viver tanto em água salgada como em água doce. É impossível confundir truta marinha com truta de água doce, pois diferem no tamanho, sabor e cor da carne. Até a composição dos macro e microelementos será diferente.

Os peixes capturados no mar distinguem-se pelo maior teor de proteínas, pela presença de iodo e ácidos graxos ômega-3, ômega-6, além de um impressionante conjunto de vitaminas, que inclui ácido ascórbico, vitaminas D, E, K, PP e grupo B. A truta marinha tem sabor característico e a carne é de cor vermelha brilhante com leves camadas de gordura na região abdominal.

A composição química da truta fluvial é muito mais modesta. Este peixe contém menos vitaminas, proteínas e gorduras e carece de iodo e aminoácidos. Quanto à carne, na maioria das vezes apresenta tonalidade rosa pálido, textura delicada e sabor agradável e discreto.

Conselhos

A truta assada no forno é nutritiva e deliciosa. Cozinhado desta forma, mais nutrientes são preservados no peixe do que quando frito. E para evitar contratempos culinários, recomendamos fazer o seguinte antes de assar:

  • Primeiro, descongele o peixe aos poucos – na prateleira mais baixa da geladeira, para que a carne mantenha sua textura deliciosa e cor natural;
  • Para um descongelamento mais rápido, pode-se colocá-lo, embrulhado em saco fechado, em um recipiente fundo e despejar água fria. Depois de cerca de uma hora, a truta relaxará e você poderá começar a cozinhar;
  • se o peixe estiver inteiro, estripe-o. Se necessário, retire as barbatanas, guelras e cabeça. Enxágue bem em água fria e seque com papel toalha;
  • Recomenda-se não retirar as escamas – depois de assadas, elas ficarão quase invisíveis, mas ao mesmo tempo evitarão que o peixe resseque. Se você já limpou a truta da balança, salgue com cuidado.

Não descongele completamente se pretende cortar a truta em bifes antes de grelhar. Pedaços levemente congelados ficarão mais limpos e fáceis de estripar.

Como assar truta para que fique suculenta







A truta é um “produto autossuficiente”, por isso não se apresse em polvilhar com temperos brilhantes por todos os lados. Muitas vezes são supérfluos. Este peixe combina bem com vegetais, inclusive folhosos.

Para fazer uma deliciosa truta assada no forno, asse-a com aspargos, pimentão vermelho, abobrinha, tomate, batata doce ou endro. Para sabores adicionais, use alcaparras, alho, limão, cream cheese, mel, vinho branco e gengibre.

Quanto aos vegetais, a truta combina melhor com espinafre, endro, salsa, alecrim, manjericão, coentro e estragão.

Para ter certeza de que o peixe ficará suculento, mergulhe-o na marinada, para cujo preparo você pode usar as seguintes combinações:

  • suco de limão, azeite, mistura de ervas picadas;
  • molho de soja, mel, alho, suco de limão;
  • mostarda Dijon suave, xarope de bordo, azeite, alho;
  • óleo de gergelim, molho de soja, gengibre, pimenta preta, alho;
  • suco de limão e laranja espremido na hora, pimenta em pó, cominho;
  • manteiga derretida, alho, suco de limão;
  • abacaxi em lata, iogurte natural, alho, ervas picadas;
  • salsa, vinho branco (ou vinagre de vinho), suco de limão, azeite.

Lembre-se que a truta seca facilmente no forno. A suculência da carne depende da temperatura correta e do tempo que o peixe fica no forno.

Para verificar o cozimento do peixe, espete-o com um palito. Se sair um suco claro, significa que a truta está pronta. Quando o peixe está bem cozido, a barbatana dorsal sai facilmente.

Como assar uma truta inteira







A truta assada é um prato versátil e bastante fácil de preparar em casa. Escolha peixes maiores para que haja o suficiente para toda a família e siga as recomendações da receita.

Produtos: 1 kg de truta (sem cabeça, eviscerada), limão, laranja, 2-3 tomates cereja, 2 raminhos de alecrim, 4 colheres de sopa. uma mentira. azeite, pimenta preta moída e sal a gosto.

Preparação: Lave bem o peixe eviscerado em água corrente. Seque por fora e por dentro com papel toalha. Corte as barbatanas. Com uma faca afiada, faça 4-5 cortes superficiais em um lado do peixe. Regue a truta com azeite. Espalhe com as mãos por toda a carcaça. Polvilhe o peixe por todos os lados com suco de limão. Tempere com pimenta e sal, inclusive por dentro.

Corte a laranja e o limão restante em rodelas.

Forre uma assadeira com duas camadas de papel alumínio. Coloque a truta sobre ela, com o lado cortado para cima. Para evitar que o suco vaze para a assadeira durante o cozimento, faça as laterais do papel alumínio sobre o qual o peixe repousa. Deixe a truta descansar por 25 minutos. Em seguida, adicione tomate cereja, rodelas de frutas cítricas e raminhos de alecrim ao peixe. Leve o tabuleiro ao forno e leve ao forno a 220 °C durante 20 minutos.

Bifes de peixe assado








Cozinhar tenros bifes de truta no forno é uma ótima maneira de agradar seus entes queridos com um jantar delicioso e saudável. Você mesmo pode cortar o peixe ou comprar bifes prontos na loja.

Produtos: 5 bifes de peixe (discos), uma pitada de açafrão seco, 1 colher de sopa. uma mentira. óleo vegetal, 25 ml de suco de limão, pimenta preta moída e sal a gosto.

Preparação: Misture o suco de limão espremido na hora, o sal, a pimenta-do-reino moída e o açafrão em uma tigela funda. Mergulhe cada bife sucessivamente na marinada resultante. Deixe o peixe marinar por 50-60 minutos.

Unte a assadeira com óleo vegetal, arrume os bifes e leve ao forno pré-aquecido a 215°C por 25–30 minutos.

Sirva os suculentos bifes de truta acompanhados de abobrinha ou arroz branco.

Filé com legumes








Truta assada no forno com legumes vai decorar tanto a mesa do dia a dia como a mesa festiva. Os vegetais podem ser escolhidos de acordo com o seu gosto.

Produtos: Básico: 500 g de filé de truta, 2 cenouras, 1/4 cabeça de brócolis fresco, 1/4 cabeça de couve-flor, 1/2 limão, 1 colher de sopa. uma mentira. azeite, sal e pimenta preta moída na hora a gosto.

A marina: 1 sopa. uma mentira. azeite, 1 colher de sopa. uma mentira. molho de soja, 1 colher de sopa. uma mentira. mel líquido, 1 colher de sopa. uma mentira. suco de laranja, 1 colher de chá. suco de limão, pimenta preta moída na hora e sal a gosto.

Preparação: Corte o filé em porções. Misture todos os ingredientes da marinada, coloque o peixe e deixe por 30 minutos.

Prepare legumes. Corte as cenouras e o limão em círculos e rasgue o repolho em florzinhas. Polvilhe um prato de cerâmica com azeite e despeje os legumes. Salgue-os e polvilhe-os com azeite. Sobre eles são colocados pedaços de truta marinada. Pincele cada pedaço com a marinada restante. Adicione rodelas de limão.

Leve a forma ao forno pré-aquecido a 220°C e leve ao forno por 20 minutos.

Em papel alumínio com abacate e vinho branco








Apresentamos-lhe uma receita inusitada para cozinhar trutas. Além de ingredientes tradicionais como limão e azeite, há também um exótico abacate.

Produtos: 500 g de filé de truta, limão, 1/2 cebola, 20 ml de azeite, 80 ml de vinho branco seco, abacate, 6 tomates cereja, manjericão seco a gosto, pimenta preta moída e sal a gosto.

Preparação: Descasque o limão e esprema o suco da polpa cítrica. Salgue o peixe e polvilhe com suco de limão espremido na hora. Deixe marinar por 20 minutos. Descasque o abacate e retire o caroço. Corte a fruta em cubos grandes. Corte a cebola descascada em meias argolas.

Numa frigideira coloque o abacate e a cebola, regue com o azeite e frite em lume moderado durante 3-4 minutos. Retire a panela do fogo. Adicione o vinho branco, a pimenta e o sal e o manjericão à cebola e ao abacate. Mexer. Deixe por 20 minutos.

Forre a assadeira com papel alumínio e faça bordas nas laterais. Adicione um pouco do molho de abacate e polvilhe com as raspas de limão. Coloque o filé por cima. Despeje sobre o molho restante e acrescente as metades do tomate cereja.

Cubra o peixe com papel alumínio para manter o suco dentro. Asse a 180°C por 35 minutos.

Truta em um saco








Se você quiser incluir a truta em seu cardápio saudável, considere a seguinte receita. Apesar da falta de óleo, o peixe fica macio e suculento.

Produtos: 500 g de truta, 3 raminhos de salsa fresca, tempero para peixe e sal a gosto.

Preparação: Corte a truta eviscerada e sem pele em pedaços grandes. Sal e polvilhe com especiarias. Deixe o peixe “descansar” na geladeira por 50 minutos. Coloque um saco de cozimento nele – não é necessário picar os pedaços de peixe por cima. 190°C e leve ao forno por 30-35 minutos.

Com batatas assadas








A nossa seleção de receitas termina com um prato para cada ocasião – truta com natas assada no forno com batatas.

Produtos: 700 g de batata, 400 g de filé de truta, 100 g de parmesão, 2 cebolas, 300 ml de natas 20%, 150 ml de leite fresco, 2 colheres de sopa. uma mentira. óleo vegetal, ervas frescas a gosto, sal e pimenta preta moída na hora a gosto.

Preparação: A cebola é cortada e frita em óleo vegetal até ficar macia. Descasque as batatas e corte-as em rodelas finas. Unte uma assadeira com óleo vegetal, arrume uma camada de batatas e polvilhe com sal e pimenta. Coloque a próxima camada de cebola frita. Repita as camadas, acrescentando temperos a gosto.

Misture o leite fresco e 200 ml de natas. Despeje a mistura sobre as batatas na panela até que as camadas de vegetais estejam quase completamente cobertas. Asse as batatas a 200°C por 45 minutos.

O filé de truta é picado finamente, misturado com o restante das natas e as ervas picadas. Retire as batatas do forno e polvilhe com queijo parmesão ralado. Coloque o peixe no molho de natas por cima do queijo.

O prato é assado a 200°C por mais 20 minutos. Sirva quente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *