Sopas de primavera com produtos sazonais

 

7 receitas simples

A natureza já nos dá seus frutos úteis e saborosos. Os legumes frescos preferidos, de que tanto sentimos falta no inverno, estão agora regularmente presentes na mesa. A melhor coisa que você pode preparar com eles para toda a família são sopas de primavera

De azeda

A sopa de azeda verde é a personificação da primavera – brilhante, suculenta e aromática. As variações são muitas, mas a sopa de azedinha com ovo continua sendo um clássico. Este prato tem duas opções de preparo: os ovos crus podem ser batidos e colocados no caldo ou fervidos separadamente e adicionados na hora de servir. A opção que você prefere depende de você e do gosto da família.

Produtos: 2 litros de caldo, 1 ramo de azeda, 3 batatas, 2 ovos, sal e pimenta a gosto, 4 raminhos de temperos verdes frescos.

Preparação: Prepare o caldo com antecedência. Pode ser frango, carne e vegetais. Se desejar, deixe a carne que foi cozinhada no caldo e acrescente à sopa posteriormente. Corte as batatas descascadas em cubos e coloque-as no caldo quente. Ferva até a metade. A azeda é cortada em tiras e adicionada às batatas quase cozidas. Agora é a hora de adicionar o resto da carne ao caldo.

Leve a sopa para ferver, tempere com sal e pimenta a gosto e retire do fogo. O prato deve ser cozido por 5 a 7 minutos e servido guarnecido com ovo cozido, temperos verdes e iogurte.

Sopa creme de abobrinha

A primeira abobrinha da primavera delicia com um sabor fresco e um bouquet de vitaminas. Eles também são perfeitos para sopas cremosas delicadas. Mesmo os gourmets mais exigentes não resistirão a tal prato. E se servir a sopa com cogumelos fritos, pedaços de frango ou camarão, obterá não só um prato saboroso, mas também bastante nutritivo.

Produtos: 3 abobrinhas, 3 batatas, 1,5 l de caldo, 50 g de nozes, uma pitada de noz-moscada moída, 200 ml de natas – 20%, sal a gosto.

Preparação: A abobrinha é cortada em rodelas e frita no azeite até ficar levemente avermelhada.

Deixe ferver o caldo, acrescente as batatas picadas e as abobrinhas fritas. Cozinhe por 30 minutos. Bata no liquidificador até ficar homogêneo. Adicione as nozes trituradas e misture novamente. Despeje o creme de leite aquecido, sal a gosto, leve ao fogo e deixe ferver.

Decore a sopa a gosto e sirva.

Sopa fria de ruibarbo

O ruibarbo fresco e suculento está em plena floração desde abril. Se você gosta de sopas “estranhas e inusitadas”, esta é para você. Afinal, as mais deliciosas sopas dele são incomuns para nós. Com o ruibarbo você pode fazer um delicioso ensopado ou um prato frio com peixe branco ou vermelho. Oferecemos-lhe uma receita para este último.

Produtos: 500 g de peixe, 1,5 l de água, 300 g de ruibarbo, 2 batatas, 2 ovos, pepino, sal e açúcar a gosto.

Preparação: Os talos do ruibarbo são cortados em tiras, despejados em água quente e escaldados por 3-4 minutos. A planta não deve ser fervida. Retire a poção do fogo e deixe descansar tampada por 2 horas. Adoce e adicione sal a gosto.

Ferva as batatas e os ovos separadamente e corte-os aleatoriamente. Corte o pepino em meias luas. Ferva ou cozinhe o peixe no vapor conforme desejar.
Nos pratos são dispostas batatas fatiadas, ovos e pepino, acrescentam-se pedaços de peixe e cobre-se tudo com caldo de ruibarbo.

Decore com ervas frescas se desejar e sirva com creme de leite.

Com ervilhas

Concordo, já estamos cansados ​​​​das sopas de inverno feitas de feijão ou lentilha. A sopa de creme de ervilhas verdes da primavera será um novo desafio. Antes de servir, decore os pratos de sopa com ervas verdes frescas. Como experiência, você pode pegar folhas de hortelã. Essa natureza morta irá deliciar os olhos com cores vivas e o corpo com um buquê de vitaminas.

Produtos: 550 g de ervilha, 50 g de bacon, cebola, dente de alho, 100 ml de natas – 20%, 500 ml de caldo de legumes, sal a gosto.

Preparação: O bacon é cortado em pedaços grandes e frito até ficar crocante. Transfira para uma tigela limpa. Pique finamente a cebola e o alho e frite até dourar na mesma frigideira onde cozinhou o bacon. Adicione as ervilhas congeladas à cebola dourada com alho e cozinhe por 2-3 minutos. Transfira para o caldo já aquecido e cozinhe por 10 minutos. Bata a sopa no liquidificador. Despeje o creme aquecido e espere a sopa ferver.

Distribua em tigelas, decore com bacon e ervas e sirva.

Com nabo

Os nabos são uma raiz maravilhosa que amadurece na hora certa, cheia de vitaminas, enzimas e óleos essenciais. As sopas de nabo são extremamente saborosas e saudáveis. O farto ensopado caipira vai conquistar os amantes das sopas frias. E o resto da família não ficará indiferente.

Produtos: 5 batatas, 1 nabo médio, um cacho de cebolinha, um cacho de coentro fresco, 3-4 colheres de sopa. uma mentira. creme de leite, 1 litro de pão kvass (você pode comprar em lojas russas ou prepará-lo em casa), sal e creme a gosto.

Preparação: Ferva as batatas com casca, descasque e corte em cubos. Descasque o nabo e rale num ralador médio. Pique finamente a cebolinha e os coentros. Transfira todos os ingredientes para uma panela e tempere com sal e pimenta a gosto.
O preparo é distribuído em pratos, temperado com creme de leite, regado com kvass e servido.

Sopa rápida de legumes

Os espargos congelados podem ser encontrados nos supermercados durante todo o ano. Mas agora é fresco, saboroso e saudável como nunca antes experimentar algo novo. Se você definiu uma meta para ficar em forma, esta sopa de legumes o ajudará a alcançá-la mais rapidamente.

Produtos: um talo de alho-poró, 2 dentes de alho, 10 talos de aspargos, 700 ml de caldo de legumes, 2 batatas, uma cenoura, 100 g de ervilha, 3 talos de aipo, sal a gosto.

Preparação: O alho-poró é picado finamente, o alho picado e as duas cebolas fritas juntas no azeite até dourar. Retire as partes duras dos talos dos espargos e corte-os em palitos médios. Adicione-os à cebola frita e ao alho. Adicione o caldo de legumes quente e cozinhe por 10 minutos após ferver.

Corte as batatas em cubos, as cenouras em tiras grandes e o aipo aleatoriamente. Adicione os legumes, juntamente com as ervilhas à sopa, adicione sal e deixe ferver por mais dez minutos.

Creme de sopa de espinafre

O espinafre pode “ostentar-se” de um suprimento generoso de vitaminas e elementos valiosos de que tanto precisamos na primavera. É por isso que a sopa de espinafre é tão útil para o corpo. O tenro creme de sopa de espinafre coberto com camarão é a combinação perfeita.

Produtos: cebola, 4 dentes de alho, 1 colher de sopa. uma mentira. farinha, 600 g de espinafre, 500 ml de caldo, 500 ml de leite fresco com maior teor de gordura (3,2% ou mais), 400 g de camarão, 2 raminhos de alecrim, uma pitada de noz-moscada moída, 6 colheres de sopa. uma mentira. óleo.

Preparação: Pique a cebola e 2 dentes de alho e frite em 3 colheres de azeite. Adicione a farinha e o espinafre picado e misture. Despeje o caldo e cozinhe por 10 minutos. Adicione o leite e cozinhe por mais 10 minutos. Retire a sopa do fogo, tempere com sal e noz-moscada. Bata no liquidificador até obter uma mistura lisa e cremosa.

Numa frigideira limpa aqueça o restante azeite, junte 2 dentes de alho esmagados e os raminhos de alecrim. Espere até que o azeite ganhe o aroma das especiarias. Retire o alho assado com alecrim e frite brevemente o camarão descascado no óleo aromático.

Coloque a sopa em tigelas, decore com camarão frito e sirva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *