Você ama couve de Bruxelas? Se não, talvez você ainda não tenha encontrado uma receita que revele todo o seu sabor. Este vegetal combina harmoniosamente com muitos alimentos. Com ele você pode preparar tudo o que seu coração deseja – saladas, acompanhamentos, sopas, pratos principais e até assados. Reunimos para você receitas interessantes de preparo de couves de Bruxelas que vão animar o seu cardápio de inverno.
Assado
Como assar couves de Bruxelas? Primeiro, é necessário remover as folhas duras superiores das pequenas cabeças de repolho e cortar os caules, caso contrário o prato pode ficar rançoso. Para deixá-las crocantes, é melhor colocar as inflorescências em óleo bem quente. Porém, é preciso ter cuidado, pois a gordura quente pode respingar. Se não quiser experimentar, basta espalhar o repolho em uma assadeira e levar ao forno.
Produtos: 500 g de couve de Bruxelas, 4 colheres de sopa. uma mentira. óleo vegetal, 2 colheres de sopa. uma mentira. vinagre balsâmico, 1 colher de sopa. uma mentira. mel, sal e pimenta a gosto.
Preparação: Lave o repolho com água e seque com um guardanapo para retirar o excesso de umidade. Remova as folhas e caules superiores. Corte o repolho pela metade e coloque em uma tigela funda. Adicione o vinagre balsâmico, o mel, o sal e a pimenta, misture bem e deixe agir por 10-15 minutos.
Aqueça o forno a 180°C, despeje o óleo em uma assadeira e leve ao forno por 3 minutos. Na frigideira aquecida, arrume cuidadosamente o repolho, com o lado cortado voltado para baixo. Tenha cuidado porque o óleo pode respingar. Asse o repolho por 25-30 minutos.
Com molho bechamel
Couve de Bruxelas com molho bechamel é incrivelmente deliciosa. Antes de levar o repolho ao forno, é necessário escaldá-lo em água fervente por 4-5 minutos.
Produtos: Principais: 350 couves de Bruxelas, 70 g de queijo.
Para o molho bechamel: 250 ml de leite fresco, 30 g de manteiga, 30 g de farinha, uma pitada de noz-moscada moída, sal e pimenta a gosto.
Preparação: Coloque as couves de Bruxelas em água fervente por 5 minutos. Escorra as florzinhas em uma peneira. Para manter fresco, enxágue com água gelada ou coloque no gelo.
Derreta a manteiga em uma panela de fundo grosso. Adicione a farinha e misture bem para não formar grumos. Aos poucos, adicione o leite a esta mistura. O molho deve ser mexido continuamente. Adicione noz-moscada, sal, pimenta e cozinhe até engrossar.
Coloque o repolho em uma frigideira untada com óleo. Despeje sobre o molho, polvilhe com queijo ralado e leve ao forno a 200°C por 12–15 minutos.
Almôndegas com molho de tomate
É muito conveniente usar tomates já amassados para o molho. Se você não tiver nenhum em mãos, pode prepará-lo com tomates frescos. Escalde-os com água fervente e descasque-os com cuidado. Em seguida, são cortados aleatoriamente e cozidos em uma frigideira. Outra opção é misturar o purê de tomate com água.
O prato pode ser assado e guisado.
Produtos: 400 g de carne picada, 300 g de couve de Bruxelas, 250 g de purê de tomate, cebola, cenoura, pimenta, 2 pitadas de temperos secos, sal e pimenta a gosto.
Preparação: Salgue e apimente a carne picada, forme almôndegas do tamanho de uma bola de pingue-pongue. Escalde as couves de Bruxelas em água fervente por 5 minutos. As cebolas são cortadas em cubos pequenos e as cenouras em tiras. Frite em óleo até a cebola ficar transparente. Pique a pimenta aleatoriamente e adicione aos legumes na panela. Cozinhe tudo junto por 2-3 minutos. Adicione as almôndegas e frite até dourar. Adicione o repolho, o purê de tomate, as ervas secas, o sal e a pimenta.
Asse as almôndegas com couve de Bruxelas no forno durante 30-40 minutos a 180°C.
Salada quente
Uma colorida salada quente com cuscuz, cogumelos e cenoura é o complemento perfeito para o cardápio de inverno. Sirva quente, polvilhado com ervas frescas.
Produtos: 200 g de couve de Bruxelas, 150 g de cuscuz, 150 g de cogumelos, cenoura, 20 g de manteiga, 3 colheres de sopa. uma mentira. azeite, 1 colher de sopa. uma mentira. suco de limão, sal e pimenta a gosto.
Preparação: Despeje o cuscuz com 300 ml de água fervente, adicione uma pitada de sal, tampe e deixe por pelo menos 15 minutos. Ferva as couves de Bruxelas em água quente por 10 minutos e escorra em uma peneira. Corte os cogumelos em rodelas e as cenouras em rodelas. Derreta a manteiga, frite os cogumelos, depois que o líquido evaporar, acrescente as cenouras. Cozinhe tudo junto por cerca de 5 minutos. Misture o cuscuz preparado e as couves de Bruxelas cozidas com os cogumelos fritos e as cenouras. Tempere a salada com uma mistura de azeite e sumo de limão, decore e sirva.
Frango ao molho de queijo
Este prato pode ser preparado em diferentes sequências. Sugerimos fritar cada um dos ingredientes principais separadamente e depois refogá-los juntos. Porém, você pode cozinhar primeiro o frango, depois fazer o molho e por último adicionar o repolho. Não tenha medo de combinar queijos diferentes. Por exemplo, você pode usar alguns cubos de queijo azul para adicionar um sabor picante.
Produtos: Principais: 300 g de filé de frango, 300 g de couve de Bruxelas, 1 colher de sopa. uma mentira. óleo vegetal, 2 colheres de chá. pimenta vermelha, alho seco, sal e pimenta preta moída, 1 colher de chá. suco de limão.
Para o molho: 150 ml de leite fresco, 100 g de queijo fundido, 20 g de manteiga, 2 colheres de chá. farinha.
Preparação: Misture pimenta vermelha, alho seco, sal e pimenta preta moída. Cubra os filés com a mistura resultante e deixe por 30 minutos. Corte as couves de Bruxelas ao meio e coloque em água quente com sal, acrescente o suco de limão e ferva por 7 minutos. Quando terminar, escorra as cabeças em uma peneira.
Frite o filé de frango em óleo vegetal até dourar. Retire a carne da panela. Na mesma frigideira, frite as metades da couve de Bruxelas por 5-7 minutos. Transfira o repolho para uma tigela.
Derreta a manteiga na panela, acrescente a farinha e misture. É importante que não haja grumos. Aos poucos, despeje o leite morno, lembrando de mexer sempre. Adicione o queijo derretido e espere o molho engrossar. Retorne o frango e as couves de Bruxelas ao molho e cozinhe por mais 5 minutos. Sirva imediatamente.
Acompanhamento de couve de Bruxelas e batatas
Couve de Bruxelas e nozes são uma combinação deliciosa. Especialmente se você adicionar batatas frescas. Mas como agora não é época, você pode conseguir pequenas variedades de batatas. Em vez de batatas, você pode usar couve-flor, brócolis, batata doce ou pedaços de abóbora. Este prato será um acompanhamento original para carnes ou aves.
Produtos: 300 g de couve de Bruxelas, 300 g de batata, cebola, 30 g de pinhão, 2 colheres de sopa. uma mentira. óleo vegetal, 1 colher de sopa. uma mentira. suco de limão, dentes de alho.
Preparação: Descasque as batatas e ferva-as em água e sal até ficarem macias. Escalde as couves de Bruxelas por 5 minutos, depois escorra em uma peneira e enxágue com água fria. Pique a cebola e corte o alho em rodelas finas.
Aqueça o óleo vegetal em uma frigideira funda e frite o alho e a cebola. Adicione as batatas cozidas e as couves de Bruxelas escaldadas. Despeje tudo com suco de limão e cozinhe por 5-7 minutos em fogo moderado.
Coloque a mistura de repolho e batata sobre uma folha de alface, polvilhe com pinhões e decore com ervas verdes se desejar. Servir.
Sopa de vegetais
Qual é a melhor sopa de couve de Bruxelas? Experimente o variado minestrone de vegetais. Este prato costuma ser servido com queijo duro ralado, manjericão fresco e molho pesto. E não se esqueça de torrar algumas fatias de pão no forno.
Produtos: 2 litros de caldo de legumes, 150 g de couve de Bruxelas, 2 batatas, abobrinha, cenoura, cebola, 2 talos de aipo, 2 colheres de sopa. uma mentira. óleo vegetal, 2 dentes de alho, 2 pitadas de ervas provençais secas, sal e pimenta-do-reino moída a gosto.
Preparação: As cebolas e as cenouras são cortadas em cubos e o aipo em meias-luas. Numa panela aqueça o azeite e frite os legumes picados. Adicione o alho picado e refogue até ficar macio. Despeje o caldo, espere ferver e deixe ferver em fogo baixo por 15-20 minutos.
Corte as batatas e as abobrinhas em cubos grandes e as couves de Bruxelas ao meio. Adicione-os à sopa e cozinhe por mais 20-30 minutos. Os vegetais devem amolecer, mas não perder a forma. Tempere com as ervas provençais secas, sal, pimenta e tampe a panela.
Deixe a sopa repousar por 5-7 minutos e sirva.
Quiche de camarão
Quiche com couve de Bruxelas será apreciada pelos amantes de salgados. É verdade que você terá que ser paciente e deixar esfriar. Você pode experimentar o recheio. Por exemplo, experimente adicionar pedaços de frango ou cubos de queijo, até mesmo peixe.
Produtos: Para a massa: 200 g de farinha, 100 g de manteiga, 1 ovo, 1 colher de sopa. uma mentira. água, ½ colher de chá. sal
Para o recheio: 300 g de camarão, 200 ml de natas 20%, 4 ovos, 150 g de couve de Bruxelas, 100 g de queijo, 1 colher de sopa. uma mentira. água, 2 pitadas de sal, uma pitada de noz-moscada moída.
Preparação: A manteiga resfriada é ralada. Adicione sal, acrescente a farinha peneirada e misture até obter uma mistura quebradiça. Bata o ovo, despeje a água gelada e forme uma bola com a massa. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 1 hora. A massa “descansada” é distribuída em uma forma de 22–24 cm de diâmetro, furada com um garfo, colocado um peso por cima (por exemplo, feijão cru) e assado no forno a 200°C por 15 minutos.
Coloque as couves de Bruxelas em água fervente por 5 minutos, escorra em uma peneira e enxágue com água fria. Ferva os camarões e descasque-os. Em uma tigela funda, misture o creme de leite com os ovos, o sal e a noz-moscada.
Retire com cuidado a panela do forno e retire o peso. Espalhe as couves de Bruxelas e os camarões sobre a massa. Adicione o recheio de ovo. Leve a lama ao forno por mais 40 minutos. Recomenda-se reduzir a temperatura para 180°C. Dez minutos antes de retirar polvilhe com queijo ralado.
Com bacon
Se você embrulhar pequenas cabeças de repolho em rodelas de bacon e levar ao forno por 20-25 minutos, obterá um aperitivo original. Você pode servir com alho ou molho de leite. Para maior comodidade, é melhor prender o bacon com palitos ou colocar as bolinhas em espetos de madeira.
Produtos: 500 g de couve de Bruxelas, 300 g de bacon, 2 colheres de sopa. uma mentira. azeite, 2 dentes de alho, ½ colher de chá. tomilho, ½ colher de chá. casca de limão ralada, sal e pimenta a gosto.
Preparação: Numa tigela funda, misture o azeite com o alho picado, o tomilho, as raspas de limão, o sal e a pimenta. Adicione as couves de Bruxelas lavadas e misture bem. Enrole o repolho em conserva em rodelas de bacon e prenda com um palito. Asse o repolho com bacon a 180°C por 20-25 minutos.
Graten
Este recheio pode ser servido como acompanhamento ou como prato principal. Para os amantes de carne, recomendamos misturar o pão ralado com pedaços de bacon. Então é melhor reduzir a quantidade de óleo.
Produtos: 500 g de couve de Bruxelas, 150 ml de natas 20%, 100 g de pão ralado, 100 g de queijo duro, 1 colher de sopa. uma mentira. óleo, 1 colher de sopa. uma mentira. manteiga, sal a gosto.
Preparação: Corte as couves de Bruxelas ao meio, cubra com óleo vegetal, sal e pimenta. As metades são colocadas em um recipiente refratário e levadas ao forno por 20-30 minutos a 200°C. Em seguida, o repolho é regado com creme aquecido e levado ao forno por mais 10 minutos. É melhor reduzir para 180°C.
Numa tigela, misture o pão ralado com o queijo esfarelado e a manteiga amolecida. Espalhe a mistura sobre o repolho e leve ao forno por mais 5 minutos.