A maneira mais maravilhosa de usar pétalas de rosa é fazer geléia com elas, cuja receita foi inventada pelos nossos ancestrais. No início usavam infusões de rosas. O doce era considerado não apenas requintado, mas também extremamente útil, com propriedades curativas.
Apenas rosas cor-de-rosa ou vermelhas com aroma pronunciado e cor rica são adequadas para fazer compotas. A opção ideal são as pétalas de uma rosa aromática ou de chá. Na culinária, além da rosa-chá, utilizam-se pétalas de botões entreabertos de rosas vermelhas e roseiras. Você pode misturar pétalas rosa e vermelhas e adicionar pétalas de rosa mosqueta a elas. Aliás, ao adicionar pétalas vermelhas, lembre-se que elas são um pouco mais grossas que as rosas.
O mais importante na hora de fazer geléia de rosa é não atrasar a coleta das pétalas, pois o tempo de floração é muito curto. O melhor é colher as rosas ao amanhecer, quando revelam todo o seu perfume. Assim a geléia terá sabor especial e aroma delicado. Se você não coletar rosas suficientes de uma vez, não se desespere, elas podem ser colhidas em vários dias. Coloque com cuidado a preciosa matéria-prima em um saco plástico, amarre bem para preservar o aroma e coloque na geladeira por enquanto. Quando houver o suficiente, separe as pétalas das sépalas e use uma peneira para retirar o pólen delas. Em seguida, corte a parte branca inferior das pétalas, coloque-as em uma peneira e despeje água fervente sobre elas. Em seguida, mergulhe imediatamente em água fria. Repita o processo duas vezes e deixe as pétalas secarem ao ar.
1. Geléia de rosas (dos livros antigos)
Produtos: 100 g de pétalas de rosa, 1 kg de açúcar, 1 xícara de chá de água, 2 colheres de sopa. uma mentira. suco de limão.
Método de preparação: As pétalas de rosa chá acabadas e lavadas são secas em uma toalha. Adicione o açúcar à água e deixe ferver. Despeje as pétalas de rosa na calda de açúcar. Espere a calda ferver e deixe por 12 horas. Quando o tempo acabar, aqueça a calda novamente. Retire a espuma e cozinhe por 25 minutos, mexendo de vez em quando.
Deixe a calda engrossar. Para deixar a calda com um tom mais claro, adicione suco de limão. Ferva por mais 3 minutos e despeje a geléia pronta em potes esterilizados preparados.
2. “Capricho de Senhora”
Ingredientes: 300 g de pétalas de rosa, 600 g de açúcar, 6 xícaras de chá de água.
Preparação: Retire as partes inferiores brancas das pétalas coletadas, enxágue e seque.
Polvilhe as folhas limpas com 2 colheres de sopa. uma mentira. açúcar e esfregue bem com as mãos. Despeje o suco resultante em outra tigela. Leve a água ao lume para ferver, junte o açúcar restante e ferva a calda durante cerca de 2 minutos.
Coe e leve à geladeira. Despeje as pétalas de rosa com a calda preparada, espere ferver em fogo alto, reduza o fogo e cozinhe por 6 minutos, não esquecendo de mexer e retirar a espuma.
Adicione o suco das pétalas esfregadas à mão à geléia e continue cozinhando por mais 15 minutos em fogo baixo até a calda engrossar.
Despeje a geléia pronta em potes preparados.
3. Doce clássico “Tentação”
Ingredientes: 500 g de pétalas de rosas rosa e vermelhas da variedade chá, 1,5 kg de açúcar, 1 xícara de chá de água, 1 limão (suco), 2 gotas de óleo de rosas.
Preparação: As pétalas de rosa preparadas e secas são misturadas em recipiente de porcelana ou esmaltado com suco de limão, acrescentando cerca de 300 g de açúcar e deixadas por 4-6 horas.
Prepare uma calda com o açúcar e a água restantes, retire periodicamente a espuma resultante. Despeje as pétalas de rosa na calda fervente e cozinhe em fogo baixo por cerca de 15 minutos. Verifique se a geléia está pronta nas pétalas – elas devem amolecer e não flutuar na superfície. No final do cozimento, adicione 2 gotas de óleo de rosa para dar um aroma ainda mais intenso à sua criação culinária. Despeje em potes e feche bem.
4. Geléia preguiçosa
Ingredientes: 300 g de pétalas de rosa, 600 g de açúcar, 3 xícaras de chá de água, 1,5 colher de chá de ácido cítrico.
Preparação: Enxágue e seque as pétalas de rosa. Despeje o açúcar em uma panela, cubra com água, acrescente meia colher de chá de ácido cítrico e ferva por cerca de 20 minutos. Polvilhe o ácido cítrico restante sobre as pétalas de rosa e ‘esmague-as’. Despeje-os na calda e cozinhe por 15 minutos. Despeje a geléia em potes, feche as tampas e leve à geladeira.
5. Geléia “triturada”
Produtos: 500 g de pétalas de rosa, 1,5 kg de açúcar, 1 xícara de chá de água, 1/2 limão (suco).
Método de preparação: Prepare as pétalas: enxágue, seque, retire as partes brancas e pique finamente. Misture as pétalas trituradas com 500 g de açúcar e deixe agir por 2 dias.
Do restante açúcar, água e suco de limão, ferva a calda e despeje ali as pétalas de rosa cristalizadas. Cozinhe em fogo baixo até a calda engrossar.
6. Chá rosa com limão
Produtos: 1,5 kg de chá de pétalas de rosa, 2 limões, 1,5 kg de açúcar, 1 litro de água.
Método de preparação: Pique finamente os limões com a casca e misture-os com as pétalas de rosa. Despeje a água e leve ao fogo, espere ferver, ferva por 10 minutos, retire do fogo e deixe por 1 dia.
No dia seguinte, coe, acrescente o açúcar e cozinhe até engrossar a geléia. Despeje a geléia quente imediatamente em potes e feche.
7. Com ácido tartárico
Produtos: 125 g de pétalas de rosa, 1 kg de açúcar, 500 ml de água, 1 colher de chá. ácido tartárico.
Método de preparação: Lave as pétalas de rosa e seque-as com uma toalha. Despeje o açúcar na água e leve ao fogo. Assim que a calda ferver, retire a espuma e só então acrescente as pétalas de rosa. Ferva a geléia até a espessura desejada. Inicialmente a geléia terá um tom esverdeado não muito agradável, mas assim que você adicionar o ácido tartárico adquirirá uma bela cor rosada. Após adicionar o ácido tartárico, ferva a geléia por mais 3-5 minutos.
8. “Dietético”
Composição: 700 g de pétalas de rosa, 700 g de açúcar (para as pétalas), 500 g de açúcar (para a calda), limão ácido.
Método de preparação: Misture as pétalas acabadas com 100 g de açúcar, amasse em uma tigela de esmalte ou porcelana até ficar homogêneo (isso pode ser feito com um martelo de madeira ou colher). Dissolver a calda de açúcar em 200 ml de água, deixar ferver e ferver durante 5 minutos. Misture a polpa da rosa com o açúcar restante e acrescente à calda, cozinhe em fogo baixo por mais 10-12 minutos e despeje em potes.
9. Com mel
Produtos: 80 g de pétalas de rosa, 100 g de mel, 100 ml de água quente.
Método de preparação: Despeje as pétalas de rosa preparadas com água quente, deixe ferver por 15 minutos e depois deixe de molho por um dia em temperatura ambiente. No dia seguinte, misture a massa de rosas com o mel, leve ao fogo baixo e cozinhe até a mistura ficar homogênea. O mel de rosa acabado é colocado em potes esterilizados e bem fechados. Guarde em local fresco.
Lembre-se de que o mel de rosa é um medicamento e deve ser tomado somente se necessário, por exemplo, para doenças inflamatórias dos pulmões ou como agente tônico e fortalecedor geral, deitado estritamente de 1 a 2 horas. 3 vezes ao dia.
10. Com limão e suco de laranja
Produtos: 50 g de pétalas rosa ou vermelhas, 250 g de açúcar, 50 ml de água, 1 colher de sopa. uma mentira. suco de limão, 1 colher de sopa. uma mentira. suco de laranja.
Preparação: Corte as bases brancas das pétalas, lave bem o restante e deixe escorrer a água. Faça uma calda com açúcar, água e sucos. Adicione as rosas à calda e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 30 minutos em fogo baixo até engrossar.
Despeje a geléia pronta em potes esterilizados e feche.
11. Geléia crua
Produtos: 300 g de pétalas de rosa, 600 g de açúcar.
Método de preparação: Corte as partes brancas das pétalas de rosa, polvilhe com açúcar e esfregue bem com as mãos até o suco começar a sair. Transfira toda a mistura, junto com o suco, para potes, tomando cuidado para prensar e compactar.
Cubra com tampas de plástico e coloque em local fresco. Sirva a geléia no café da manhã, com chá ou apenas quando estiver com vontade de comer algo doce.
12. Geléia seca
Ingredientes: 400 g de pétalas de rosa, 2,5 xícaras de chá de açúcar, açúcar de confeiteiro a gosto.
Método de preparação: Retire a parte branca inferior das pétalas, enxágue e seque. Amasse as pétalas junto com o açúcar granulado até obter uma mistura homogênea. Leve ao lume e cozinhe em lume brando até obter uma massa pegajosa. Espalhe em uma camada uniforme em uma assadeira, seque um pouco e polvilhe a geléia seca acabada com açúcar de confeiteiro. Você pode armazenar em formas de metal ou papelão polvilhadas com açúcar.
13. Pétalas de rosa aromáticas e xarope de rosa mosqueta
Para fazer isso, junte pétalas frescas de rosa e rosa mosqueta e espalhe-as em camadas finas em uma jarra, polvilhando cada camada com açúcar e pressionando firmemente com uma colher. Coloque o pote na geladeira e quando a calda se separar, escorra e polvilhe novamente as pétalas com açúcar. O xarope assim obtido é extremamente útil.