Almôndegas de peixe suculentas

 

Picantes, aromáticas, douradas por fora e suculentas por dentro – as preferidas de muitos de nós, as almôndegas, convidam você a comê-las direto da frigideira. Os bolinhos de peixe não são exceção. Confira nossa seleção de receitas acessíveis que se tornarão cem por cento algumas de suas favoritas.

1. De um amigo

Almôndegas gordurosas são uma excelente opção para um jantar leve, com acompanhamento à sua escolha ou uma salada picante de legumes regada com molho de limão e alho.

Você precisará de: 1 kg de peixinho gordo, cebola grande, ovo, pão ralado, mistura de pimentão moído, temperos para peixe, sal, óleo de girassol para fritar, um ramo de salsa fresca.

Método de preparação: Lave a salsa e escorra em uma peneira. O peixe deve ser cortado (retirar espinhas, pele, cabeça, vísceras). Lave bem o filé e seque-o com papel de cozinha ou guardanapos. Corte a carne em pedaços. Pique a cebola descascada e frite em óleo vegetal por pelo menos seis a oito minutos.

Moa o filé de peixe, junto com a salsa, em um moedor de carne de furos médios. Tempere a carne picada com sal e pimenta, tempere com uma mistura de pimentão moído e ervas. Adicione o ovo, o pão ralado e a cebola frita e amasse bem a carne picada com as mãos.

Forme almôndegas uniformes e frite com tampa, virando periodicamente até dourar.

Quando terminar, transfira para papel de cozinha para retirar o excesso de gordura.

2. De salmão

O salmão é um peixe tenro e nutritivo que combina bem com diferentes sabores e métodos de cozimento. A receita dessas almôndegas é simples, mas confere ao prato sabor e aroma sofisticados graças à pimenta e às raspas de limão.

Você precisa: 500 g de salmão picado, 2 batatas médias, 2 ovos, uma cabeça grande de cebola branca, farinha, cascas de limão, pimenta vermelha picante em flocos, sal, pimenta preta moída, manteiga.

Método de preparação: Descasque as batatas lavadas e rale-as num ralador médio. Rale ou pique a cebola descascada e misture com as batatas. A mistura resultante é mexida e adicionada ao peixe picado. Adicione um pouco de farinha e os ovos. Tempere com especiarias de acordo com suas preferências de gosto. Adicione as raspas de limão e os flocos de pimenta. Amasse a mistura com as mãos e forme almôndegas aproximadamente iguais. Polvilhe com farinha.

Disponha as almôndegas numa frigideira com gordura e cubra com uma tampa. Deixe refogar em fogo moderado (não se esqueça de virar para o outro lado depois de sete a oito minutos). Antes de terminar o cozimento, retire a tampa e aumente o fogo para fritar as almôndegas até dourar.

3. Da febre

O bacalhau é um peixe de sabor suave, perfeito para uma variedade de pratos, incluindo almôndegas e costeletas.

Você precisará de: 1 kg de filé de peixe (bacalhau), uma cebola grande, ovos, várias fatias de pão branco, especiarias e aromas de acordo com a sua preferência, azeite ou óleo de girassol, pão ralado, leite fresco.

Método de preparação: Mergulhe as fatias de pão no leite fresco. Verifique se há espinhas no filé de peixe e remova-as se necessário. Corte a carne em pedaços aproximadamente iguais.

Corte a cebola descascada em vários pedaços e passe-a num moedor de carne juntamente com o filé de peixe e o pão amolecido. Adicione especiarias.

Adicione os ovos e amasse a carne picada com as mãos até ficar homogêneo. Com as mãos molhadas, forme bolinhas – almôndegas. Polvilhe com farinha de rosca por todos os lados e frite em uma frigideira com óleo aquecido até dourar.

4. Do inferno

Almôndegas de pescada vão bem com qualquer acompanhamento – de vegetais a batatas, arroz e macarrão.

Você precisará de: 700 g de peixe picado, ovos, algumas fatias de pão, uma cabeça de cebola, um pouco de leite fresco ou água fervida, especiarias e aromas a seu gosto, um pouco de farinha e óleo para fritar.

Método de preparação: Mergulhe as fatias de pão em água ou leite. Pique a cebola descascada aleatoriamente e misture com o pão espremido. Moa com um liquidificador ou moedor de carne. Adicione os ovos e um pouco de farinha à carne picada. Tempere com os temperos e amasse com as mãos. Molde as almôndegas e frite em fogo alto até dourar de cada lado. Em seguida, abaixe o fogo e cubra com uma tampa. Cozinhe até que as almôndegas estejam macias por dentro (verifique com um palito ou palito).

5. Com conservas de peixe

A última receita é tão fácil que até um iniciante consegue lidar com ela.

Você precisará de: 2 latas de peixe, 1 a 2 ovos, 8 a 10 batatas médias, uma cebola grande, 1 xícara de chá de arroz de grão longo, um ramo de salsa fresca, temperos a seu gosto, óleo vegetal.

Método de preparação: Limpe e lave as batatas. Descasque-os e ferva-os em água ligeiramente salgada. Lave o arroz várias vezes e ferva-o também em água levemente salgada. Escorra em uma peneira e deixe esfriar.

Se necessário, limpe a carne da lata dos ossos. Pique a cebola descascada. Lave a salsa e seque em papel de cozinha. Transfira a cebola, a batata, o arroz, a salsa e a carne de peixe enlatada para o liquidificador e bata. Adicione os ovos e os temperos à carne picada. Amasse com as mãos e forme as almôndegas. Frite em fogo alto até dourar de cada lado, depois reduza o fogo e deixe refogar sob a tampa até ficar totalmente cozido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *