O que você pode cozinhar com o champanhe inacabado?

 

A euforia do Ano Novo já passou, mas como já dissemos, Janeiro é o mês com mais dias com nome, ou seja, janeiro. refeições festivas e ocasiões para brindar. A mesa festiva, via de regra, está repleta de pratos deliciosos e vários tipos de bebidas alcoólicas. Entre toda esta variedade, o champanhe muitas vezes ganha um papel secundário como bebida com a qual fazemos um brinde na passagem de ano, e depois esquecemos e muitas vezes a garrafa fica sem consumir.

Na manhã seguinte ao feriado, muitas donas de casa simplesmente despejam o restante do champanhe na pia. Sem bolhas agradáveis, o espumante perde o sabor brilhante. No entanto, acreditamos que uma bebida nobre não merece um destino tão triste, por isso encontramos várias maneiras de aproveitar melhor o champanhe de ontem.

Compartilhamos com vocês receitas fáceis!

Panquecas finas

A maneira mais fácil de não jogar fora o espumante inacabado é adicioná-lo à massa da panqueca. As panquecas de champanhe são finas, esponjosas e com bordas levemente desfiadas. Se sobrarem enchidos fatiados e queijos da mesa festiva, melhor ainda – fique à vontade para colocá-los nas panquecas e o seu pequeno-almoço está pronto. Rápido e nutritivo, e você utilizará os aperitivos restantes da maneira certa.

Produtos: 250 ml de champanhe, 250 ml de água mineral, 60 ml de óleo vegetal, 400 g de farinha, 2 ovos, 2 colheres de sopa. uma mentira. açúcar, uma pitada de sal.

Preparação: Os ovos são batidos com açúcar e sal. Adicione óleo vegetal. Misture a água mineral e o champanhe e despeje na mistura de ovos. Adicione a farinha peneirada e misture. Pode ser necessário um pouco mais de farinha.

Frite as panquecas em uma frigideira quente.

Geléia delicada

Esta sobremesa é boa para preparar com o champanhe doce restante. Então você não precisará adicionar adoçantes. Se você bebeu espumante seco na noite anterior, pode colocar um pouco de açúcar na base da geleia. Para 300 ml de bebida alcoólica, bastam 1 a 2 colheres de sopa. uma mentira. Você pode usar qualquer formato, copo ou tigela para a geleia. As frutas também ficam ao seu gosto, mas não muito azedas. Damascos, mangas, morangos e pêssegos são adequados.

Produtos: 300 ml de champanhe, 25 g de gelatina, frutas, por exemplo framboesas.

Preparação: Despeje a gelatina na panela, regue com 100 ml de champanhe e deixe inchar. Lave as frutas e retire os caules.

Coloque a panela de gelatina no fogão. Se quiser uma sobremesa doce, agora é a hora de adicionar açúcar. Mantenha a mistura em fogo baixo até que a gelatina esteja completamente dissolvida. Não há necessidade de superaquecer ou esperar ferver.

Misture a gelatina dissolvida com o champanhe restante e mexa. Despeje a mistura quente nas formas preparadas e acrescente as frutas. Para evitar que as framboesas flutuem muito, cubra as formas com algo não muito pesado e leve à geladeira. Você pode deixá-lo durante a noite, mas 4-5 horas serão suficientes.

Ajuste a quantidade de gelatina dependendo do volume do champanhe restante. O preparo da geleia não levará mais de 30 minutos e, se você fizer de manhã, terá uma sobremesa leve, quase dietética, pronta para os convidados da noite.

Sopa de cebola

Diz-se que a sopa de cebola ajuda com as ressacas. É por isso que é especialmente adequado depois de uma noite difícil para o almoço ou para um brunch tardio pós-feriado. Você pode fazer o caldo com antecedência ou usar o caldo que usou para cozinhar o frango para as saladas festivas. Outra ideia é, se sobrar uma variedade de queijos duros e semiduros, ralar, misturar e polvilhar sobre a sopa antes de levar ao forno. Você obterá uma crosta dourada muito saborosa.

Produtos: 4 cebolas, 2 dentes de alho, 500 ml de caldo de galinha, 150 ml de champanhe, 200 g de queijo, 4 fatias de baguete, 1 folha de louro, 30 ml de azeite, 30 g de manteiga, sal e pimenta a gosto.

Preparação: Descasque a cebola e corte em meias luas, descasque os alhos e pique-os finamente. Derreta a manteiga em uma panela, acrescente o óleo vegetal e despeje a cebola e o alho. Frite levemente. Despeje o champanhe e cozinhe em fogo moderado por 5-7 minutos. Adicione o caldo e deixe ferver novamente em fogo moderado por cerca de 30 minutos. Tempere com sal e pimenta, acrescente uma folha de louro.

Torre as fatias de baguete em uma frigideira seca até dourar. Despeje a sopa em tigelas resistentes ao calor (caçarolas), arrume as torradas ao lado e polvilhe com queijo ralado. Asse em forno pré-aquecido a 180°C por 20 minutos.

Muffin de passas

Você não surpreenderá ninguém com o fato de o álcool fazer parte dos ingredientes dos produtos de panificação. É claro que bebidas de alta qualidade são usadas com mais frequência, mas vinhos espumantes também podem ser adicionados à massa. Com champanhe envelhecido, você pode fazer um maravilhoso bolo de passas e casca de laranja. Se não tiver passas, compre outras frutas secas.

Produtos: 400 g de farinha, 150 g de açúcar, 2 ovos, 180 g de manteiga, 150 ml de champanhe, 80 g de passas, canela em pó – a gosto, 1 colher de chá. casca de laranja, 2 colheres de chá. fermento em pó, uma pitada de sal, manteiga ou óleo vegetal – para barrar.

Preparação: Despeje água fervente sobre as passas e deixe por 15 minutos. Em seguida, escorra o líquido e seque as frutas com papel toalha.

A manteiga amolecida é batida na batedeira, junto com o açúcar e o sal. Pegue 200 g de farinha e peneire junto com o fermento. Adicione à mistura de manteiga e mexa. Adicione o champanhe e a farinha restante peneirada, acrescente a canela. Sove uma massa homogênea. Adicione as passas, a casca da laranja e misture. Transfira a massa para uma forma untada e enfarinhada. Asse em forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 50 minutos, até secar um palito.

Frango ao molho de creme

Molho de natas e espumante formam uma dupla muito harmoniosa! Fique à vontade para pegar o champanhe de ontem e preparar esta receita. Todas as partes do frango são adequadas: filé, coxas, pernas, asas. Use o que tiver em mãos, você pode até fazer um sortimento. Se quiser uma refeição rápida, pegue o filé e corte em tiras finas.

Produtos: 500 g de frango desossado, 200 ml de natas 10%, 2 dentes de alho, 100 ml de champanhe, 30 ml de óleo vegetal, 50 g de manteiga, sal e pimenta, uma pitada de noz-moscada, 2 colheres de sopa. uma mentira. farinha.

Preparação: Descasque o alho e passe numa prensa. Coloque o frango numa frigideira aquecida com óleo vegetal, tempere com sal e pimenta. Frite dos dois lados até dourar. Transfira para um prato.
Derreta a manteiga na mesma panela, acrescente a farinha e frite levemente. Despeje o champanhe e deixe ferver em fogo baixo, mexendo sempre. Adicione as natas e tempere com a noz-moscada e o alho. Devolva o frango e deixe ferver tudo junto em fogo baixo por mais 7 a 10 minutos.
Decore o prato antes de servir ao seu gosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *