O fígado de frango não é apenas um subproduto acessível, com o qual você pode preparar facilmente lanches festivos e até completar os pratos principais. É uma valiosa fonte de ferro, vitaminas e minerais necessários à saúde de todo o organismo.
Quais são os benefícios do fígado de galinha? 100 g do produto contém 90% da necessidade diária de ferro, vitaminas A, E, C, vitaminas B, potássio, magnésio, fósforo, zinco, manganês e outros elementos. O conteúdo calórico do fígado de frango não ultrapassa 140 kcal, e para cada 100 g de miudezas existem 20 g de proteína. Adicioná-lo ao seu cardápio beneficiará tanto quem se preocupa com uma alimentação balanceada quanto quem está de dieta.
Bolo salgado
Bolo Salgado com Cenoura e Ovos é um aperitivo multicamadas que pode ocupar um lugar digno na mesa festiva. Para o preparo, compre fígado não congelado, mas resfriado, pois deixa os pratos mais macios e saborosos. A carne descongelada libera mais líquido na hora da fritura, o que não é o nosso objetivo!
Produtos: Para as “panquecas”: 600 g de fígado de galinha, 3 ovos, 3 colheres de sopa. uma mentira. iogurte, 3 colheres de sopa. uma mentira. farinha integral, óleo vegetal a gosto, uma pitada de sal.
Para o recheio: 3 cenouras, 3 ovos, 2 cebolas, 250 g de iogurte, 1 dente de alho, óleo vegetal a gosto, sal e pimenta preta moída a gosto, especiarias verdes frescas.
Preparação: Lave bem o fígado de frango, retire as veias e bata no liquidificador, junto com os ovos, o iogurte, a farinha de trigo integral e uma pitada de sal. A partir da mistura resultante, asse panquecas finas em uma frigideira bem aquecida e untada.
Prepare o recheio. Frite a cenoura ralada e a cebola picada no azeite, sal e polvilhe com pimenta-do-reino. Ferva os ovos, separe-os em claras e gemas e rale-os separadamente. Esmague o alho e adicione ao iogurte.
Espalhe a panqueca com iogurte, espalhe cenouras e cebolas e clara de ovo ralada. Cubra com a próxima “crosta” e espalhe novamente o recheio. A camada superior é espalhada com iogurte e polvilhada com gemas.
Você pode decorar o prato com ricos temperos verdes – ficará não só saboroso, mas também lindo!
Patê
Patê de fígado de frango, macio e muito apetitoso. Um aperitivo ideal para o pequeno-almoço ou buffet.
Produtos: 450 g de fígado de frango, 130 g de manteiga, 30 g de natas 20%, cebola, 3 colheres de sopa. uma mentira. conhaque, uma pitada de noz-moscada moída, sal e pimenta preta moída a gosto.
Preparação: Pique a cebola. Numa frigideira derreta 15 g de manteiga e frite a cebola até ficar transparente. Adicione o fígado preparado, sal, pimenta e noz-moscada. Mexa e cozinhe, mexendo ocasionalmente, por 7 minutos. Despeje o conhaque e continue cozinhando os fígados para evaporar o álcool. Transfira o fígado pronto para o liquidificador, acrescente 85 g de manteiga e as natas. Moa até ficar homogêneo. Transfira o patê para a panela. Derreta a manteiga restante e despeje sobre o patê. Coloque o café da manhã na geladeira.
Quando o patê esfriar completamente, sirva com pão aromático, rolinhos de grãos, torradas ou rolinhos crocantes.
Com cebola em uma panela
Fígado de frango frito com cebola é outra refeição fácil do dia a dia. O principal é cozinhá-lo bem para que o fígado fique macio e suculento. Para isso, deve ser pré-embebido por 20 minutos em água fria para amolecer e melhorar o sabor. Claro, primeiro limpe bem as veias e os zíperes.
Produtos: 500 g de fígado de galinha, 2 cebolas, 2 colheres de sopa. uma mentira. óleo vegetal, 2 colheres de sopa. uma mentira. farinha, 1 colher de chá. manteiga, 1/2 colher de chá. açúcar, sal e pimenta preta moída a gosto.
Preparação: Prepare os fígados, corte-os e passe-os na farinha. Aqueça em uma panela 1 colher de sopa. uma mentira. óleo e frite os fígados por 5 minutos de cada lado. Distribua as ninharias em porções, para uma crosta dourada pode aumentar o fogo por um curto período de tempo. Abaixe o fogo e deixe o prato ferver por mais alguns minutos, mexendo sempre. Adicione sal no final do cozimento para preservar a suculência da carne. (Lembre-se da receita para cozinhar os fígados – médio até ficar pronto, alto para a crosta e baixo no final para ficar macio.)
Derreta a manteiga em uma panela separada e adicione 1 colher de sopa. uma mentira. óleo. Adicione a cebola picada, o sal e a pimenta. Frite a cebola por 5 minutos em fogo médio, mexendo sempre. Adicione o açúcar e continue cozinhando até a cebola dourar.
A cebola doce dará ao fígado de frango uma maciez e suavidade especiais de sabor. Misture o fígado e a cebola e sirva.
Salada quente
Uma salada quente com fígado de frango, feijão verde, ovos, tomate cereja e molho balsâmico com sementes de mostarda e salsa é o que lhe dará um novo sabor e o ajudará a “sobreviver” até a primavera.
Produtos: Principal: 300 g de fígado, 300 g de feijão verde, 2 ovos, 6 tomates cereja.
Para o molho: 3 colheres de sopa. uma mentira. azeite, 1 colher de sopa. uma mentira. vinagre balsâmico, 1 colher de chá. mostarda em grão, 1 colher de chá. suco de limão, 1/2 colher de chá. mel líquido, um raminho de salsa.
Preparação: O fígado lavado e limpo é picado finamente, polvilhado com pimenta preta e sal. Deixe um pouco. Ferva o feijão verde e deixe esfriar. Frite os fígados de frango em óleo vegetal em fogo médio. Vamos revelar mais um segredo do fígado bem preparado – ele deve ser seco antes de fritar, para que a umidade não transforme a fritura em estufado. Coloque na frigideira em pequenas porções, caso contrário a carne soltará suco e ficará macia. E precisamos de uma crosta! Reduza o fogo e continue cozinhando até ficar macio.
Ferva e corte os ovos em rodelas e corte os tomates cereja ao meio.
Prepare um molho com azeite, vinagre balsâmico, mostarda em grão, suco de limão, mel e 1 colher de sopa. uma mentira. salsa picada. As migalhas são misturadas ao molho, o aperitivo é disposto sobre uma folha de alface e guarnecido com rodelas de ovo.
Com maçãs e cebolas em uma panela
Fígado de frango estufado com maçã pode parecer exótico para muitos, mas experimente e você se apaixonará pela combinação de carne e frutas ácidas.
Produtos: 500 g de fígado de frango, 1 maçã verde, 1/2 pimenta, 1/2 cebola, 2 raminhos de cebolinha, 1 colher de sopa. uma mentira. óleo vegetal, sal e pimenta preta moída a gosto.
Preparação: O fígado de galinha é lavado e cortado em pedaços. Frite em óleo vegetal por 6-7 minutos, tempere com sal e pimenta. Durante este tempo, corte o pimentão e a maçã em rodelas e a cebola em meias-luas. Transfira o fígado pronto para outro recipiente e frite o pimentão, a cebola e a maçã na frigideira. Adicione o fígado aos legumes cozidos e cozinhe por mais 15 minutos em fogo baixo. Não se esqueça de mexer! Decore o prato com cebolinha e sirva.
Em creme
Um prato fácil e ao mesmo tempo muito apetitoso são os fígados de frango fritos com cebola e creme de leite. Às vezes, ninharias são combinadas com cogumelos e creme de cozinha é usado em vez de creme de leite.
Produtos: 500 g de fígado de frango, 400 g de creme de leite 20%, cebola, 20 g de manteiga, sal e pimenta-do-reino moída a gosto.
Preparação: Prepare o fígado de frango mergulhando-o em leite fresco por 30 minutos, se desejar. Cortado em pedacos. A cebola picada é frita no azeite. Adicione o fígado à cebola e continue cozinhando por mais 8 a 10 minutos. Tempere com sal e pimenta e mexa. Adicione o creme de leite, misture tudo novamente e cozinhe por 10 minutos.
Adicione seu enfeite favorito e sirva.
Em molho de creme de tomate
Por mais suculento que seja o fígado de frango frito, se você refogá-lo com cebola e cenoura em molho de creme de tomate, ele ficará ainda mais delicioso. Arroz cozido ou purê de batata são adequados como acompanhamento.
Produtos: 500 g de fígado de frango, 1 cenoura, cebola, 2 colheres de sopa. uma mentira. purê de tomate, 2 colheres de sopa. uma mentira. creme de leite, 1 colher de sopa. uma mentira. farinha, 1 colher de chá. ervas secas, óleo vegetal a gosto, sal e pimenta preta moída a gosto.
Preparação: Prepare o fígado de frango, corte em pedaços. Corte a cebola em semicírculos finos, rale as cenouras.
Aqueça o óleo vegetal em uma frigideira e frite os fígados por todos os lados. Adicione as cebolas e as cenouras, o sal, a pimenta e as ervas secas. Polvilhe com farinha, mexa e cozinhe. Adicione o purê de tomate e o creme de leite, misture bem até obter um molho homogêneo. Se necessário, adicione um pouco de água para que o molho não fique muito grosso. Cozinhe o fígado no molho até ficar pronto, sirva quente.
Em bacon
Para evitar que o fígado resseque e fique frágil durante o cozimento, o bacon é usado na receita. Se desejar, o recheio não pode ser salgado, pois o bacon já vem salgado. Se você estiver cozinhando em casa em uma panela ou forno, use espetos de bambu.
Produtos: 500 g de fígado de frango, 400 g de bacon, temperos a gosto.
Preparação: Mergulhe os espetos de bambu em água por 30 minutos. Então eles não vão queimar ou pegar fogo. Prepare o fígado de frango e seque-o com papel de cozinha. Disponha as tiras de bacon na superfície de trabalho. No final de cada tira coloque um pedaço de fígado e enrole para que a carne fique dentro. Passe os fígados em espetos, um por um. Aqueça bem a grelha e frite os espetos até ficarem prontos, virando-os de vez em quando.
Almôndegas
Se você não tem tempo para preparar um prato complexo com fígado, pode usar uma opção mais simples. Almôndegas de fígado de frango são suculentas e saborosas e podem ser servidas com diversos molhos e acompanhamentos.
Produtos: 500 g de fígado de frango, 600 ml de leite fresco, 1 ovo, 50 g de aveia, cebola, 2 dentes de alho, temperos grelhados a gosto, sal e pimenta moída a gosto, óleo vegetal.
Preparação: O fígado é cortado em pedaços e regado com 500 ml de leite fresco por 30 minutos. Assim, o sabor do prato melhorará e as almôndegas ficarão especialmente macias.
Durante este tempo, bata 100 ml de leite com o ovo e acrescente a aveia. Deixe a mistura um pouco para a aveia inchar. Moa o fígado com um moedor de carne, misture com a aveia amolecida, a cebola picadinha e os dentes de alho picados. Adicione suas especiarias e ervas aromáticas favoritas. A mistura é despejada diretamente com uma colher no óleo aquecido, formando as almôndegas. Eles são fritos dos dois lados até dourar.
Não frite por muito tempo, para que as almôndegas não fiquem muito secas. Quando estiverem prontos, você pode refogá-los delicadamente em fogo baixo com a tampa fechada – apenas alguns minutos.