Pratos em uma panela

 

É sabido que a maioria dos pratos deve ser assado no forno. E agora imagine que justamente quando você convidou pessoas, o forno te traiu e não funcionou. Como sair da situação para não nos expormos e voltarmos a servir um menu festivo. É aqui que a boa e velha panela vem em socorro. Existem muitas receitas interessantes de pratos preparados em uma panela no fogão.

É verdade que para isso é preciso procurar um bom auxiliar. Uma boa frigideira pode ser reconhecida por seu fundo e paredes grossos, revestimento confiável e alças confortáveis.

Então, o que você pode cozinhar em uma panela e servir aos seus convidados?

Bife de peixe vermelho

Salmão, truta ou outro peixe de qualidade superior. Você vai lidar perfeitamente com isso no preparo de um prato principal. O bife de peixe tem vários segredos. Primeiro, é melhor não retirar a pele. Graças a ela, os pedaços não se desfarão e manterão a suculência. Segundo, não corte os pedaços muito finos ou eles ficarão secos. A espessura ideal dos bifes é de 1,5–2 cm. Em terceiro lugar, o peixe não necessita de uma marinada rica. Caso contrário, seu sabor delicado se perderá nos aditivos.

Produtos: 3 bifes de peixe, 1 sopa. uma mentira. azeite, 1 limão, 1 pitada de sal marinho, pimenta a gosto.

Preparação: Lave os bifes e seque bem com papel de cozinha. Se você estiver trabalhando com peixe congelado, primeiro deve descongelá-lo na geladeira. Misture o óleo vegetal com sal marinho grosso e pimenta preta moída. Pincele os bifes com a manteiga aromatizada e deixe descansar por cerca de 2 minutos.

Frite os pedaços em fogo alto por 3-3,5 minutos de cada lado.

Outro segredo para cozinhar bifes são os utensílios certos. Aqui, é melhor escolher uma assadeira para grelhar por causa de sua superfície nervurada. Graças às ranhuras, o excesso de gordura fica no fundo da panela. Desta forma, o produto é frito e não cozido no próprio suco.

Costelinha de porco ao molho agridoce

A carne de costela é considerada uma das mais macias. A camada de gordura evita que resseque e os ossos ajudam a distribuir o calor de maneira uniforme no interior da carne. Escolha carne de porco jovem. Geralmente apresenta uma agradável cor rosa com manchas brancas de gordura. Tons amarelos são sinal de carne velha.

Produtos: 1 kg de costela de porco, 5 colheres de sopa. uma mentira. querida, 2 colheres de sopa. uma mentira. mostarda, 5 colheres de sopa. uma mentira. ketchup picante, 1 colher de chá. sal, 1 colher de chá de açúcar, 150 ml de óleo vegetal, 50 ml de água, 2 colheres de sopa. uma mentira. molho de soja, laranja, pimenta preta a gosto.

Preparação: Corte as costelas em pedaços. Prepare a marinada: misture o azeite, o mel, a mostarda e o ketchup. Adicione sal, açúcar e pimenta e misture. Adicione o suco de laranja, a água e o molho de soja. Cubra as costelas com a mistura resultante e deixe por 2 a 3 horas. Coloque a carne em uma frigideira bem aquecida e frite por cerca de 7 minutos de cada lado, até formar uma crosta. Recomenda-se virar as peças com frequência.

Despeje o restante da marinada na panela, reduza o fogo e cozinhe por mais 10-15 minutos sob a tampa. Para o preparo de costelas, é preferível levar pratos com revestimento antiaderente.

Peito de peru recheado

Na frigideira, este prato fica um pouco mais seco do que se você cozinhá-lo no forno com molho. Para o recheio sugerimos usar queijo, mas você também pode experimentar outros produtos preferidos. Você pode rechear o peito com uma mistura de ricota, espinafre e tomate seco ou com uma mistura de vegetais.

Produtos: 3 filés de peru, 150 g de queijo, 150 g de bacon fatiado, 100 ml de vinho branco seco, 200 ml de natas 20%, 1 colher de sopa. uma mentira. óleo vegetal, 1 colher de chá. pimenta vermelha, 1 colher de chá. uma mistura de ervas secas, 1 colher de sopa. uma mentira. suco de limão, sal e pimenta a gosto.

Preparação: Faça “bolsos” no filé de peru. Misture o óleo vegetal com suco de limão, ervas e temperos verdes frescos. Espalhe a mistura sobre o filé. Corte o queijo em palitos longos de 1,5 cm de largura. Coloque um pedaço de queijo no “bolso” do filé e feche para que o queijo não “espreite” de lugar nenhum. Enrole os filés em fatias de bacon e prenda com barbante de cozinha.

Numa frigideira aqueça um pouco de azeite e frite a carne por todos os lados até dourar. Retire os rolinhos do óleo e transfira-os para um prato.

Na mesma panela despeje o vinho, deixe ferver por 3-4 minutos e depois dilua com creme quente.

Retire os fios do rolinho de peru e transfira para o molho. Deixe ferver em fogo baixo por mais 20-25 minutos.

Ao preparar este prato preste atenção ao volume do molho. Se for muito, é melhor refogar a carne numa panela.

Pernas de pato com laranja

A combinação da carne de frango com frutas cítricas azedas é exótica e muito saborosa. A carne de pato é bastante gordurosa e, portanto, de difícil digestão. Portanto, muitas vezes são adicionadas frutas. As frutas atuam como um sorvente natural. Eles neutralizam a gordura e facilitam a absorção. Se você está preocupado com o fato de a carne não ficar dura, você pode fervê-la levemente de antemão.

Produtos: 6 patas de pato, 2 laranjas, cebola, 2 sopas. uma mentira. azeite, 1 colher de chá. amido, 200 ml de água, sal e pimenta a gosto, casca de uma laranja.

Preparação: Polvilhe bem as coxas com sal e pimenta. Numa frigideira funda, aqueça o azeite e frite as pernas até dourar. Transfira a carne para um prato. Frite a cebola na mesma frigideira. Adicione o amido e misture bem. Volte a carne para a panela, acrescente o suco de laranja e a água. Cozinhe coberto em fogo baixo até ficar macio. Retire a tampa e deixe ao lume por mais 2-3 minutos.

Sirva o pato coberto com o molho e as raspas de laranja.

Medalhões de vitela

Carne perfumada com crosta dourada vai decorar a mesa festiva. Se você não tiver temperos verdes frescos, poderá substituí-los por temperos secos. Porém, lembre-se que os temperos secos têm um sabor mais concentrado, por isso deve haver menos deles no prato. Se você exagerar, pode aparecer amargura. A proporção aproximada de ingredientes secos para frescos é de 1:1,5.

Produtos: 4 medalhões de vitela, 2 colheres de sopa. uma mentira. manteiga.

Para a marinada: 1 limão, 1 cacho de orégano, 7 raminhos de tomilho, 2 colheres de sopa. uma mentira. Azeite, 1/4 colher de chá. pimenta preta moída na hora, 1/2 colher de chá. sal marinho.

Preparação: Rale a casca do limão e esprema o suco. Adicione os temperos verdes, você pode picar com as mãos. Regue com azeite, tempere com sal e pimenta e misture bem a marinada. Cubra generosamente os pedaços de carne com a mistura resultante e deixe marinar por 30 minutos.

Aqueça bem uma frigideira de paredes grossas, coloque a carne e frite até dourar de um lado. Vire os medalhões, coloque manteiga em cada pedaço e frite até ficar pronto.

Os medalhões ficarão ainda mais suculentos se você despejá-los generosamente com manteiga derretida durante a fritura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *