Receitas pouco conhecidas de Botusha
Muitas pessoas associam a Itália ao espaguete à bolonhesa, pizza Margherita, lasanha e outros pratos populares. Mas estes são apenas uma pequena parte da vasta cozinha italiana. Não há pratos menos interessantes que sejam injustamente privados de atenção. Apresentamos uma seleção de receitas caseiras italianas das quais você provavelmente nunca ouviu falar.
Bife florentino
Os amantes de carne vão adorar o bife florentino. É preparado a partir de um pedaço de carne com peso mínimo de 1 kg e espessura de até 5 cm. Na maioria das vezes, é um filé de quarto dianteiro com costela. Oferecemos-lhe uma receita caseira adaptada. Primeiro, sele um bife grande em uma frigideira pré-aquecida com óleo, por um minuto de cada lado. Transfira a carne para uma gradinha na assadeira e leve ao forno por 10 minutos a 200°C. Coloque o bife na travessa e deixe “descansar” por 5 minutos.
Antes de servir, corte o bife em porções, polvilhe com vinagre balsâmico, sal grosso e seus temperos preferidos.
Principalmente com a gremolata
Osobuko é uma receita clássica da culinária italiana, originária de Milão. Simplificando, é um pernil de carne perfeitamente refogado ou um ensopado de carne. Veja como é preparado: Frite 2 pernil em uma frigideira funda até dourar. Despeje 150 ml de vinho branco seco e espere evaporar pela metade.
Refogue separadamente a cebola, a cenoura e 2 talos de aipo. Adicione 2 tomates pelados e um dente de alho esmagado. Deixe o molho ferver por alguns minutos e acrescente as perninhas. Adicione uma xícara de caldo de carne, tampe e cozinhe em fogo baixo por várias horas. Se necessário, adicione um pouco mais de caldo.
Osobucco costuma ser servido com gremolata, um condimento popular na Itália. Rale a casca de limão num ralador fino, pique finamente um dente de alho, pique as folhas de salsa. Misture todos os ingredientes, tempere com sal e pimenta – a gremolata está pronta.
Arrosticini ou espetos de cordeiro
Os italianos cozinham kebab com qualquer carne, geralmente de cordeiro ou fígado de cordeiro. Neste caso, a carne não é marinada, mas imediatamente frita na brasa. Portanto, o fígado deve ser o mais fresco, suculento e macio possível. Corte o cordeiro em cubos aproximadamente iguais de 1 cm de espessura, enfie-o bem em espetos de madeira e frite em uma grelha bem aquecida por todos os lados.
Em geral, isso não levará mais de 5 minutos. Em Abruzzo, berço do arrosticini, o kebab é servido com fatias de pão fresco derretido no azeite.
Panzerotti ou hambúrgueres fritos
Panzerotti são pequenos hambúrgueres recheados e fritos. Oferecemos a opção mais comum.
Fazemos uma massa com 200 ml de água morna, 1 colher de chá. açúcar e um pacote de fermento seco. Peneire 400 g de farinha, faça um “poço”, acrescente o sal e acrescente o fermento ativado e 50 ml de azeite. Sove a massa e deixe descansar por 2 horas.
Prepare o recheio. Descasque 4 tomates, pique-os finamente e refogue-os numa frigideira com azeite. Deixe ferver até obter um molho espesso. Abra a massa e corte em círculos com diâmetro de 10-12 cm
Espalhe com o molho de tomate, coloque uma fatia grossa de mussarela e feche os hambúrgueres. Frite em bastante óleo até dourar.
Orecchiette com ervilhas
Orecchie é um macarrão em formato de “orelhas”, com o qual os italianos preparam deliciosas massas. Ferva 150 g de orecchiette até a metade. Frite numa frigideira 2 dentes de alho amassados, a cebola picadinha e 70 g de ervilha. Tempere com sal, pimenta e ervas italianas. Despeje 100 ml de creme de leite e, mexendo sempre, deixe ferver por 2-3 minutos. No final acrescente a massa pronta e misture tudo.
A massa Orecchiette é servida com molho de manjericão.
Misture 200 g de folhas de manjericão picadas, 3 colheres de sopa. uma mentira. azeite, suco de meio limão, dente de alho. Adicione sal e pimenta, amasse e despeje o molho sobre o macarrão.
Nhoque com molho de cogumelos
Os nhoques italianos lembram os bolinhos cada vez mais populares em nosso país, que são complementados com molhos diversos.
Prepare purê de batata com 3 batatas cozidas, acrescente um ovo e 100 g de farinha e sove a massa. Enrole-o em um pavio e corte-o em círculos, dando-lhes uma forma oblonga. Ferva o nhoque em água e sal com 1 colher de sopa. Uma mentira. azeite, por não mais que 3 minutos.
Numa frigideira frite a cebola com 200 g de cogumelos fatiados. Em outra panela, derreta 1 colher de sopa. Uma mentira. óleo, frite 1 colher de sopa. uma mentira. farinha e despeje 100 ml de creme de leite, cozinhe até engrossar. Deixe algumas rodelas de cogumelos para enfeitar e coloque o restante na panela com o molho. Deixe ferver mais um pouco e bata no liquidificador. Despeje o molho sobre o nhoque, decore com rodelas de cogumelos e folhas de espinafre.
Grissini com presunto
Grissini são pães crocantes que fazem um ótimo café da manhã. São assados com massa simples com fermento. Dissolva 10 g de fermento seco e 1 colher de açúcar em 250 ml de água morna. Adicione 50 ml de azeite, adicione aos poucos 500 g de farinha. Sove a massa e deixe descansar por uma hora. Divida em várias bolinhas, enrole-as em mechas e leve ao forno por 15-20 minutos a 200 °C.
Para a nossa receita de grissini italiano, você também vai precisar de cerca de 200g de presunto em tiras finas. Enrole os palitos com eles para deixá-los ainda mais saborosos.
Eles podem remover:
Casa’ta com ricota e frutas cristalizadas
Passamos aos doces caseiros, nomeadamente à receita da sobremesa italiana cassata. É um pão de ló em camadas com creme. Bata 6 gemas com 100 g de açúcar até ficar cremoso. Separadamente, bata 6 claras de ovo com 100 g de açúcar até obter uma espuma fofa.
Combine cuidadosamente as duas misturas e adicione 130 g de farinha e raspas de limão. Despeje em uma assadeira e leve ao forno os marshmallows por cerca de 40 minutos a 180°C.
Prepare o creme com 350 g de ricota, 100 g de frutas cristalizadas, 50 g de chocolate picado e açúcar de confeiteiro a gosto.
Esfrie os marshmallows e corte-os. Coloque metade num prato de servir e regue com licor de laranja. Espalhe metade do creme por cima e cubra com a outra metade dos marshmallows. Regue novamente com licor. Cubra a massa com filme plástico e leve à geladeira. Retire e cubra o bolo com pasta de maçapão ou chantilly com frutas.
Os italianos costumam decorar a caixa registradora de maneira brilhante e festiva.
Crostata com geléia de damasco
A receita italiana Crostata também pode se tornar a sua favorita. não terá menos apelo aos doces. Corte a manteiga congelada em cubos e amasse com 100 g de açúcar e 2 gemas. Aos poucos adicione 300 g de farinha com uma pitada de sal e amasse a massa elástica. Reservamos cerca de um terço.
O restante é espalhado em uma assadeira redonda, pressionado nas laterais e furado com um garfo em toda a superfície. Cubra bem com geléia de damasco.
Abra a massa separada e corte em tiras. Com as tiras resultantes, faça uma “grade” no recheio. Asse por 20-25 minutos a 180°C. Quando a crostata esfriar, você pode removê-la do molde.
Limoncello
Junto com os pratos tradicionais italianos, também merecem destaque as bebidas. Estamos falando do licor cítrico limoncello de Sorrento. Despeje água fervente sobre 6 limões, seque e retire uma fina camada da fruta com um descascador. É imprescindível não prender a parte branca. Caso contrário, a bebida terá um sabor amargo. Despeje a casca junto com 700 ml de vodka em uma jarra de três litros. Feche bem e deixe em local escuro por 15 dias.
Filtre com gaze em várias camadas. Prepare uma calda com 450 g de açúcar e 300 ml de água, misture com o extrato de limão e feche em garrafas. Limoncello pode ser bebido puro ou adicionado a coquetéis.