Como usar as proteínas restantes

 

Ideias para preparar refeições deliciosas e interessantes

Às vezes, na hora de preparar um prato, só precisamos da gema do ovo, por exemplo na hora de fazer a sopa. O que fazer com a clara de ovo restante? Ainda assim, seria uma pena jogá-lo fora. A clara do ovo tem a propriedade de unir os ingredientes secos e líquidos e também confere à mistura uma textura fofa. Por conter até 85% de água, praticamente não altera o sabor do prato.

Aqui estão algumas idéias sobre o que fazer com as sobras de clara de ovo.

Omelete Assado

A maneira mais fácil de utilizar clara de ovo é fazer uma omelete. O prato pode ser frito, cozido no vapor ou assado. Neste último caso, não é necessário usar óleo. Assim, você obterá um prato com alto teor de proteínas e mínimo de gordura.

Produtos: 4 claras de ovo, 150 g de presunto de peru, 100 g de queijo, 100 g de espinafre, sal e pimenta – a gosto.

Preparação: Bata as claras até formar uma espuma leve. Coloque o espinafre na panela para cozinhar. Adicione o queijo ralado, o presunto fatiado e o espinafre cozido no vapor às claras.

Tempere com sal e pimenta. Despeje a mistura em formas de muffin e leve ao forno por 20-25 minutos a 180°C.

Claras de ovo congeladase

Se você não planeja usá-los em breve, é melhor congelar os ovos que sobraram. Desta forma, as proteínas podem ser armazenadas por bastante tempo.

Coloque o produto em um recipiente limpo e que possa ser fechado novamente e feche bem. Recomenda-se colocar uma nota na tampa com a data de congelamento e a quantidade de claras.

Beijos

A sobremesa pode ser preparada de diversas maneiras. Na versão francesa a mistura é simplesmente assada, na italiana é batida com calda de açúcar quente e na suíça é fervida em banho-maria. Hoje oferecemos a receita mais simples.

Produtos: 4 claras de ovo, 240 g de açúcar de confeiteiro, 2 colheres de chá. suco de limão, uma pitada de sal.

Preparação: Bata as claras com sal até ficarem firmes. Aos poucos, comece a adicionar o açúcar de confeiteiro em pequenas porções. Quando a mistura ficar branca e espessa, adicione o suco de limão e bata novamente. Transfira para um saco de confeitar e modele cuidadosamente os beijinhos em uma assadeira previamente coberta com papel. Leve ao forno durante 1,5–2 horas a 100 °C.

Massa proteica

A partir desta mistura você pode assar ou fritar pedaços que são um ótimo acompanhamento para peixes, aves, vegetais e até frutas. Se desejar, você pode adicionar diferentes tipos de farinha, além de diversificar com temperos secos.

Produtos: 150 ml de água, 2 claras de ovo, 50 g de farinha, 20 g de amido, 1/2 colher de chá. sal

Preparação: Bata as claras com sal até obter picos moles. Adicione aos poucos a água, mexendo sempre. Adicione com cuidado a farinha peneirada com o amido e bata para não formar grumos. Use a massa para fazer seu pastel.

Batatas assadas sem manteiga

A clara de ovo irá ajudá-lo a fazer uma versão mais leve do seu acompanhamento favorito. A receita não leva óleo, então o prato fica com menos gordura, mas com uma crosta deliciosa. Batatas com alto ou médio teor de amido são adequadas para assar.

Produtos: 500 g de batatas, 1 clara de ovo, 1 colher de chá. Sal, 1/2 colher de chá. pimenta vermelha, 1/2 colher de chá. alho seco, 1/2 colher de chá. alecrim seco, 1/2 colher de chá. tomilho seco.

Preparação: Descasque as batatas, corte em palitos finos e enxágue bem. Coloque sobre uma toalha ou papel toalha para remover o excesso de umidade. Numa tigela, bata levemente a clara de ovo com o sal, acrescente o pimentão vermelho, o alho, o alecrim e o tomilho. Despeje as batatas secas em uma tigela limpa, regue com a mistura de clara de ovo e misture bem. Disponha as fatias em uma assadeira forrada de pergaminho. É importante espaçá-los. Asse por 150-20 minutos a 200°C.

“Biscoito Anjo”

Existem alguns truques para fazer um bolo arejado e branco como a neve. Primeiro, as claras devem ser resfriadas. Se você deixá-los por 2 a 3 horas na geladeira, a mistura ficará mais etérea. Em segundo lugar, não negligencie o açúcar de confeiteiro. Dá sabor, mas não pesa na massa. Terceiro, é melhor pegar um molde de pequeno diâmetro. Não unte as laterais da panela. Para que a massa não “caia”, ela deve estar bem fixada nas paredes.

Produtos: 7 claras de ovo, 80 g de açúcar, 80 g de açúcar de confeiteiro, 80 g de farinha, 1/4 limão.

Preparação: Em uma tigela, bata as claras até formar uma espuma. É melhor começar em velocidades baixas, aumentando gradativamente a potência. Adicione o suco de um quarto de limão e acrescente o açúcar aos poucos. Você deve pegar neve espessa. A mistura de proteínas deve manter bem a sua forma, ficar brilhante e muito leve. Peneire a farinha junto com o açúcar de confeiteiro. Adicione-as às claras em neve batidas e misture delicadamente em uma direção.

Despeje a massa na forma e leve ao forno por 30 minutos a 180°C. Retire a forma do forno e inverta-a sobre uma gradinha. Isso evitará que o bolo “caia” ao esfriar.

Depois de esfriar completamente, retire o bolo com cuidado e decore a gosto.

Peixe ao sal

Outra forma de aproveitar as sobras de clara de ovo é fazer uma crosta saborosa. Assim, você pode assar não só peixe, mas também aves ou carnes. O sal grosso é mais adequado para esta receita.

Produtos: 1,5 kg de sal, 1 peixe, 3 claras de ovo, 1 limão, 50 ml de água, 1 colher de sopa. uma mentira. azeite não refinado, 4 raminhos de erva-doce, 2 dentes de alho, 1 colher de chá. uma mistura de pimentões.

Preparação: Limpe o peixe, lave bem e seque com papel toalha. O alho e 2 raminhos de erva-doce são picados e misturados com azeite. Adicione a mistura de pimenta moída. Com a mistura resultante, esfregue bem o peixe por dentro e por fora. Corte o limão em rodelas grandes. Coloque metade, junto com o restante da erva-doce, na barriga do peixe.

Misture o sal com as claras e a água. É preferível que os produtos estejam à temperatura ambiente. A mistura de sal deve parecer neve solta.

Em uma assadeira coberta com papel, coloque um pouco de sal. Coloque o peixe no canapé e cubra com as restantes rodelas de limão. Espalhe o sal restante por cima. É importante que o peixe esteja totalmente coberto.

Asse por cerca de 20-25 minutos a 220°C. Deixe o prato acabado esfriar e remova com cuidado a camada de sal.

Suflê de frango

Vale a pena misturar a massa proteica arejada com a carne picada para obter um magnífico prato picante. Você pode adicionar vegetais descongelados ou cozidos à base do suflê: ervilha, feijão verde, cenoura ou brócolis.

Produtos: 400 g de filé de frango, 100 ml de natas 20%, 1 clara de ovo, 30 g de manteiga, 3 colheres de chá. Farinha, 1/2 maço de especiarias verdes, 1 colher de chá. sal, 1/2 colher de chá. pimenta preta moída e noz-moscada.

Preparação: Ferva o filé até ficar macio, deixe esfriar e pique no moedor de carne ou no liquidificador. Adicione as natas, a manteiga amolecida, a farinha, as ervas picadas, tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Sove a carne picada.

A clara do ovo é batida até formar uma espuma fofa e misturada com o frango picado. É melhor fazer isso gradualmente. Espalhe a mistura resultante em uma assadeira. Coloque o prato em uma bandeja funda e encha com água. O nível do líquido deve ser de 1-2 cm. Asse o suflê a 180°C por 30 minutos.

Biscoitos

Acredita-se que os moradores de um dos principais distritos financeiros de Paris gostavam especialmente de cupcakes em miniatura. É daí que vem o nome da iguaria – “Financiador”. Tradicionalmente, a iguaria é preparada com manteiga derretida.

Produtos: 4 claras de ovo, 150 g de açúcar de confeiteiro, 100 g de amêndoas, 100 g de manteiga, 50 g de farinha.

Preparação: Pique as amêndoas finamente e misture com os restantes ingredientes secos (farinha e açúcar de confeiteiro). Derreta a manteiga e deixe derreter completamente em fogo baixo. Retire até esfriar completamente. Misture as claras com as nozes e a farinha. Adicione a manteiga resfriada e sove a massa. Se desejar, nesta fase você pode adicionar frutas secas. Transfira a massa para uma forma e leve ao forno a 220°C por 15 minutos. Abaixe o forno para 160°C e deixe a massa assar por mais 15 minutos. Corte no formato desejado.

Geada

A cobertura proteica confere aos bolos um aspecto festivo. A densidade da mistura pode ser ajustada pela quantidade de açúcar de confeiteiro e pela duração da batida. A cobertura também pode ser decorada com frutas vermelhas ou suco de frutas ou corante líquido.

Produtos: 2 claras de ovo, 120 g de açúcar de confeiteiro, 2 colheres de chá. suco de limão.

Preparação: Despeje as claras e o suco de limão no açúcar de confeiteiro. Bata na batedeira até a mistura ficar branca e formar uma espuma espessa.
Use a cobertura pronta para decorar seus bolos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *