Como reduzir o desperdício de alimentos em casa e economizar dinheiro

Você sabia que existe o Dia Mundial da Alimentação – 16 de outubro. Este dia lembra-nos o valor dos produtos que, infelizmente, não estão ao alcance de todas as pessoas e nem sempre os obtemos e utilizamos nas “quantidades certas”.

Todos os anos, um terço dos alimentos do mundo acaba em aterros sanitários. Nos países em desenvolvimento, isso acontece por problemas de logística ou pela falta de condições necessárias para armazenamento de alimentos. Nos países desenvolvidos, nós, consumidores comuns, transformamos alimentos utilizáveis ​​em desperdício. O pão de ontem do supermercado, as cenouras tortas da banca do mercado, as sobras do jantar no restaurante – todos esses alimentos podem ser consumidos, mas vão para o aterro.

Para reduzir a quantidade de desperdício de alimentos, várias instituições de caridade compartilham 10 princípios para o consumo consciente de alimentos.

Compre “feio” e “solitário”

frutas e vegetais








Na maioria das vezes, os compradores evitam produtos com aparência pouco atraente, embora seu sabor não seja muito diferente de seus vizinhos mais “bonitos” no balcão. Legumes e frutas com defeitos têm maior probabilidade de serem naturais, já que muitos produtores usam pesticidas e aditivos sintéticos. para manter a aparência atraente dos produtos.

Além disso, algumas redes de varejo oferecem com desconto vegetais e frutas que ficam “solitários” ou “feridos” durante o transporte, para que você também economize.

Escolha produtos sazonais e locais







Ao comprar produtos sazonais a produtores locais, não só apoiamos os pequenos agricultores, mas também reduzimos a pegada de carbono dos nossos alimentos, uma vez que o processo de transporte de frutas e legumes de um país para outro, ou simplesmente por distâncias mais longas, produz emissões de gases com efeito de estufa. . Além disso, vegetais e frutas cultivados perto do ponto de venda não passam por processamento adicional para armazenamento a longo prazo e são mais baratos do que produtos trazidos de longe.

Calcule a data de validade

Via de regra, muitas pessoas escolhem os produtos mais frescos das lojas. Isso se justifica se você não planeja usar o produto imediatamente ou vai armazená-lo por mais tempo. Mas se você planeja comer o iogurte imediatamente ou cozinhar o frango hoje, escolha um produto que ainda falte alguns dias para o prazo de validade. Não será pior em qualidade, mas graças a esta abordagem, menos produtos irão para aterros.

Aliás, muitas redes de varejo oferecem desconto em produtos com prazo de validade. Isto também é benéfico do ponto de vista financeiro.

Não compre muito








83% dos consumidores compram produtos sob a influência de campanhas de marketing. Cedendo à tentação, muitos levam o que é desnecessário e nem sempre necessário – com isso, a comida pode ir parar no lixo. Para evitar tais situações, procure ir às compras na loja bem alimentado e com uma lista feita com antecedência. Isso ajudará você a economizar dinheiro e beneficiar o meio ambiente.

Use todas as sobras com sabedoria

Quando cozinhamos, muitas vezes decidimos que um ou outro não é mais necessário e é um desperdício. Pelo contrário, muitos “resíduos” podem ter uma segunda vida. Por exemplo, cascas de batata, maçã ou cenoura podem ser usadas para fazer batatas fritas saborosas, e talos de morango podem ser adicionados ao chá. artigos cozidos ou ovos, podem ser usados ​​para regar flores.

Tente entender com antecedência como aproveitar ao máximo todos os produtos, mesmo que à primeira vista pareça desperdício de comida.

Prepare alimentos em grandes quantidades

Preparar grandes porções, antes de mais nada, ajuda a economizar tempo na cozinha – os alimentos podem ser divididos em recipientes a vácuo, guardados na geladeira e depois consumidos por vários dias. Em segundo lugar, ajuda a conservar os alimentos, porque quando colocamos na geladeira restos de temperos, cebolas picadas ou uma lata aberta de leite fresco até a próxima experiência culinária, muitas vezes nos esquecemos deles. E os produtos vão para o lixo.

Coma pequenas porções

Cada um de nós “cria” entre 158 e 298 kg de desperdício de alimentos por ano – o suficiente para encher uma despensa de tamanho médio do chão ao teto. Para reduzir esse desperdício, sirva pequenas quantidades de comida ou use pratos pequenos nas refeições. Se estiver cheio, você sempre pode colocar mais comida. Essa abordagem o ajudará a evitar comer demais e reduzir o desperdício.

Leve para casa uma porção não consumida do restaurante








5 por cento de todo o desperdício alimentar provém de restaurantes, cafés e outros estabelecimentos de restauração. Isso acontece por conta dos visitantes que não terminam os pratos pedidos. Pedir às pessoas que embalem as sobras para levar embora é uma abordagem inteligente e uma forma responsável de comer.

Compartilhe junk food








Junte-se a organizações e movimentos de partilha de alimentos, partilhe o seu excesso de comida com quem precisa. Procure nas redes sociais locais onde você possa oferecer ajuda ou compre refeições perecíveis em restaurantes com desconto.

Composte sempre que possível








Por exemplo, você pode fazer uma fossa de compostagem em seu quintal e transformar restos de comida em fertilizante. Nem tudo será reciclado, mas muitos resíduos serão reciclados – cascas de banana, talos de repolho e outros resíduos vegetais.

Seguir estas regras simples ajudará você a economizar uma quantia significativa no orçamento familiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *