7 alimentos cujo líquido não devemos jogar fora

16 de janeiro de 2024, 15h07

24 horas


9324

Muitas vezes, antes de usar um produto, descartamos seu líquido, seja fervido ou enlatado. Aqui estão 7 casos em que talvez não.

Os enlatados feijão, grão de bico e outras leguminosas são comercializados em suco, que pode substituir a clara do ovo, principalmente para pessoas alérgicas.

Esse líquido se chama aquafaba e é um excelente produto na cozinha vegana. Pode ser utilizado em produtos de panificação como aglutinante e, para engrossar antes de usar, deve ser fervido em fogo baixo por cerca de 30 minutos.

A salmoura do frasco com picles é ótimo para dar sabor a saladas em vez de adicionar vinagre e sal. O líquido também contém outros ingredientes que o tornam bom para dar sabor a peixes, vinagretes e até queijo tofu.

A marinada de azeitonas ou tomates secos também é muito adequado para reaproveitar – temperar saladas, ensopados, pratos fritos, até mesmo para assar pão de massa fermentada caseiro.
A água do fervido milho também não é aconselhável despejá-lo no ralo. Possui alto teor de vitaminas e proteínas vegetais e, portanto, é útil para regar plantas de jardim e de interior. Pode desempenhar o papel de fertilizante líquido para vegetais.

A água de a batata doce é rico em amido e também pode ser usado para engrossar diversas massas – para pães, pães, biscoitos. A água em que são fervidos também é rica em vitaminas e minerais vegetais. É uma excelente base para depois, com um pouco de tempero, preparar uma sopa de legumes em vez de caldos instantâneos. O líquido do fervido massa também atua com sucesso como fertilizante líquido para plantas em casa e no jardim porque é rico em amido. E isso o torna um bom auxiliar quando você precisa engrossar sopas, molhos, marinadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *